Infâncias Plurais: produções culturais para todas as crianças
Publicado em: 24.08.2021Para inspirar artistas e educadores e fomentar suas produções culturais, o Instituto Alana e o Itaú Cultural promoveram, em 2020, a jornada Infâncias Plurais, um ciclo de encontros e criação de novos projetos sobre infância e adolescência.
A jornada proporcionou a troca de saberes sobre culturas da infância por meio de palestras com especialistas de diferentes áreas e de um laboratório de projetos para a produção de peças audiovisuais. A ideia surgiu com a intenção de apoiar o mercado cultural para a infância tão fortemente impactado pela pandemia.
Dos 440 participantes da jornada, 220 entregaram uma produção audiovisual e 50 delas foram selecionadas. Foram contemplados curtas-metragens de todas as regiões do país, revelando uma grande variedade de temas e abordagens. “Ao longo da jornada fui dimensionando a diversidade enorme não só geográfica ou étnica, mas também de práticas, experiências, trajetórias, áreas de interesse e atuação”, conta Luciana Fleischman, uma das tutoras dos laboratórios de criação que acompanhava e auxiliava na construção criativa das produções audiovisuais.
Entrevistamos cada um dos idealizadores dos 50 projetos para saber sobre como foi participar do Infâncias Plurais. Para além dos desafios encontrados para a produção do conteúdo em meio à pandemia, são comuns os relatos sobre os ensinamentos trazidos pela experiência, sua relação com o tema da infância e de que modo a temática pautou o desenvolvimento do trabalho.
Voltados para famílias, educadores, artistas interessados e crianças, os vídeos abordam temas como contação de histórias lúdicas; crianças como protagonistas; a importância do brincar livre; a defesa do meio ambiente; o universo infantil como disparador de histórias; o brincar com elementos da casa; a importância do contato da criança com a natureza; entre outros. Para que seja possível conhecer os trabalhos de maneira mais aprofundada, categorizamos os vídeos por assuntos, como você pode ver abaixo.
Os vídeos – curtos e potentes – buscam, sob diversas perspectivas, ver o mundo a partir dos olhos das crianças, levando em conta suas diferentes realidades.
Acompanhe aqui semanalmente as produções audiovisuais, chame toda a família e divirta-se!