Xô, coronavírus: dicas e atividades para a quarentena

Primeiro, prevenção; segundo, #partiubrincar. O Lunetas separou uma série de dicas e atividades para reorganizar a agenda em casa durante a quarentena, confira
Xô, coronavírus: dicas e atividades para a quarentena istock/arte Lunetas
  • Publicado em: 17.03.2020
  • Atualização: 24.03.2020
da Redação

A pandemia de coronavírus pede responsabilidade coletiva. Mesmo que a criançada esteja fora do grupo de risco, já sabemos que elas são veículos de transmissão e podem ser contaminadas, podendo afetar as populações mais frágeis, incluindo os próprios avós. Por isso, o fechamento das escolas tem sido uma das medidas para evitar aglomerações e barrar a cadeia de contágios.

Vale lembrar que o isolamento domiciliar que órgãos como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde estão indicando é para todos, não apenas para casos de suspeita de contaminação. Pessoas infectadas pelo novo vírus devem redobrar os cuidados e seguir procedimentos com regras específicas.

Vamos tentar passar essa mensagem às crianças, aproveitando a oportunidade para construir um diálogo sincero e construtivo sobre humanidade. Lembrá-los que não é tempo de férias, mas de respirar, cumprir medidas de prevenção e exercer a cultura do cuidado.

Pensando nisso, o Lunetas separou uma série de dicas e atividades para reorganizar a agenda durante esse período. Especialmente para as famílias que estão trabalhando dentro de casa e precisam olhar as crianças ao mesmo tempo. Já lavaram as mãos e garantiram a limpeza necessária? Então, se prepara que lá vem programação para a quarentena!

#1 Brincar sozinho pode fazer bem à saúde

Bom, se a nossa meta é fugir das aglomerações para evitar o contágio, seria imprudente chamar toda a vizinhança para fazer gincanas no quintal de casa durante esse período. A boa notícia é que brincar sozinho é uma ação natural da criança, que pode influenciar o desenvolvimento infantil e as habilidades socioemocionais. Nosso parceiro Tempojunto fala sobre esse tema e dá muitas outras dicas na playlist “Tempojunto em casa – COVID-19“.

Durante a semana, vale a pena conferir o Guia Tempojunto em Casa, com conteúdos pelo Instagram e pelo YouTube, além de posts diários com informações para pais e mães seguirem este momento com tranquilidade e aproveitando o tempo da melhor forma possível com os filhos:

#2 Comer bem para fortalecer a imunidade

Agora é a hora de dar ao organismo tudo aquilo que ele precisa para se manter saudável e disposto, trabalhando para afastar a gripe. Cada família tem uma dieta alimentar que deve ser respeitada e adaptada conforme as atividades do cotidiano e suas próprias escolhas. Mas não custa nada evitar junk food nesse período de esforços coletivos, substituindo o cardápio por uma alimentação mais saudável. Se a criatividade não bater na porta, tudo bem, aqui vão três seleções que podem ajudar a inovar o cardápio do dia a dia, sem tomar muito tempo. Vamos experimentar?

Raiou o dia: 9 receitas fáceis para inovar no café da manhã

Cozinha vapt-vupt: receitas de uma panela só para ganhar tempo

Junk food #sqn: 10 substituições saudáveis para o seu cardápio

#3 Higienizar brinquedos e evitar a disseminação do coronavírus

O Ministério da Saúde já advertiu e nós vamos ficar atentos às recomendações: os casos de coronavírus podem dobrar a cada três dias se não forem adotadas medidas de prevenção. É por isso que mesmo com tanto trabalho e informação para dar conta, o ideal é fazer um esforço a mais nesse período e manter a limpeza da casa em dia, assim como a higienização dos brinquedos das crianças, ação que pode ser realizada pelos próprios pais e responsáveis.

#4 Ler em voz alta para as crianças

Depois dessas três dicas superimportantes, agora é hora de mergulhar no universo da literatura para afogar de uma vez por todas o pânico. Todo mundo sabe que, por aqui, a leitura é território de encantamento e a gente nunca cansa de dar dicas e mais dicas de livros. Para a quarentena não seria diferente. Se sabemos que a leitura em voz alta é essencial para a formação do corpo e para a saúde cognitiva, por que não aproveitar o momento para colocar em dia aquelas páginas que estão faz algum tempo fechadas em cima da mesa de cabeceira? Pode ser uma oportunidade para uma boa conversa sobre temas importantes.

15 listas de livros infantis para falar sobre o que é importante

#5 Brincar de alfabeto

A brincadeira é um fim e não um meio. A criança precisa brincar livre e saber organizar o próprio tempo, exercendo aquele desejo de ação mais genuína. Então, uma dica é não cobrar demais o desempenho da criança por meio das brincadeiras. Mas também é verdade que o lazer pode envolver a busca por conhecimento ou habilidades específicas, mesmo que o grande objetivo ainda seja usar a imaginação, criar e se divertir:

A-E-I-O-U: 5 ideias de brincadeiras para aprender a ler

#6 Assistir canais do YouTube livres de publicidade

A gente sabe bem que, com as crianças em casa, é preciso muitas vezes recorrer às telinhas para mantê-las entretidas, enquanto os adultos dão conta das outras responsabilidades do cotidiano. O problema é que os pequenos ficam sujeitos a conteúdos ruins e cheios de publicidade velada. Mas os problemas acabaram, porque o Lunetas separou 14 canais livres de publicidade infantil para um entretenimento sem crise: música, literatura, culinária, desenho, contação de histórias em Libras e muito mais. Uma boa oportunidade de ampliar o repertório das crianças, com um caráter educativo.

Dá o play! 14 canais infantis no YouTube livres de publicidade

#7 Liberar a sessão de cinema

Não dá pra ir ao cinema, mas liberar uma sessão em casa só com os seus pequenos pode, né? Aqui vai muitas (muitas mesmo!) dicas de filmes para assistir. Depois do filme, que tal desenhar aquilo que mais gostou? Fiquem atentos à faixa etária e se divirtam!

Sessão cinema: 100 filmes para assistir com os filhos em casa

#8 Transformar objetos de casa em experiências divertidas

É verdade, tudo pode virar brinquedo. O que define um objeto como brinquedo é a interação que a criança (e o adulto) tem com ele. Aproveite esse momento para deixar as crianças explorarem o universo de casa.

10 objetos de casa que podem virar brinquedos incríveis

#9 Organizar uma caça ao tesouro

Se acabou a sessão filme e precisa inovar na programação da semana, então é hora de explorar a mente com o suspense, mas fora das telinhas. A caça ao tesouro nada mais é do que combinar com as crianças que elas vão precisar encontrar alguma coisa em casa e, para isso, devem decifrar pistas. Olha que legal!

Decifrando pistas: como organizar uma caça ao tesouro

#10 Construir brinquedos de garrafa pet

Que tal estimular as crianças a fabricar seus próprios brinquedos e, de quebra, estimular consciência e respeito ao meio ambiente? Usar as garrafas pet como instrumentos de brincadeira, por exemplo, pode ser uma maneira divertida de destacar a importância da redução de resíduos.

Criatividade: saiba como fazer 10 brinquedos de garrafa pet

#11 Aproveitar com criatividade as caixas de  papelão

Reutilizar caixas de papelão também é uma forma sustentável de fabricar brinquedos e, ainda, estimular a autonomia e a criatividade dos pequenos.

25 brincadeiras com caixa de papelão para soltar a imaginação

#12 Curtir o escuro com lanternas

Escuro não precisa ser sinônimo de medo, né? Pode ser um meio para despertar todos os sentidos da criança, da visão à locomoção. Entenda como luz, sombra e escuro podem se tornar uma boa brincadeira!

Férias em casa: 6 brincadeiras com lanterna superdivertidas

#13 Cuidar das plantinhas

O assunto coronavírus tira adultos e crianças da zona de conforto e pode levantar muitas questões sobre o modo de vida que se leva na atualidade. As atitudes humanas relacionadas à natureza é uma dessas questões. Se sentir que é hora de conversar com os pequenos sobre o assunto, aqui vão três ideias para envolvê-los nessa temática de forma leve e divertida. Já que estamos fugindo da rotina, aqui vão sugestões para fugir mais um pouco.

Plantando em casa com as crianças; confira três dicas

#14 Fechar o dia com atividades que acalmam os pequenos

O dia foi cheio? Sinceramente, tá na hora de relaxar e dormir. Se tem criança agitada por aí, por aqui temos dez opções de brincadeiras e atividades para acalmar a mente e o corpo.

Sono tranquilo: 10 atividades para acalmar antes de dormir

 

 

Resumo

Vale lembrar que o isolamento domiciliar que os principais órgãos de saúde estão sugerindo não é sinônimo de férias. Vamos tentar passar essa mensagem às crianças de forma divertida, mas com as devidas recomendações em dia. Aqui vão nossas dicas e atividades!
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail ou WhatsApp