Aprenda 6 brincadeiras com lanterna superdivertidas

No escuro com uma lanterna, as crianças apreendem os detalhes das coisas e se entregam à imaginação. Se não tiver lanterna, vale usar a do celular
iStock
  • Publicado em: 17.07.2015

Quando falamos de estímulos, logo pensamos em coordenação motora. Mas estimular uma criança pode ser muito mais rico, e possui muitos outros aspectos. Um deles é a criatividade e a solução de problemas. E é disso que se trata a brincadeira de hoje, elaborada pelo nosso parceiro Tempojunto.

O escuro traz muitos desafios para a criança: apurar a visão, locomoção e noção espacial são alguns deles. Com a lanterna, damos às crianças a possibilidade de resolver as situações que o escuro apresenta de uma forma diferente e muito mais estimulante do que simplesmente acender as luzes.

Ok, chega de teoria. Vamos ser sinceros: quem não gosta de brincadeiras com lanterna? Pode ser fascinante até mesmo para os adultos. Tem toda a atmosfera de aventura, de descoberta e de fantasia que uma simples lanterna traz para qualquer atividade. Confira a lista de brincadeiras que a Patricia Camargo indica para essa semana.

1. Brincando com lanternas e bebês

Desde pequenos os bebês podem brincar com a luz da lanterna. “Eu já fiz com a Gabi e foi muito legal. Optei por não deixar o quarto totalmente na escuridão para não assustá-la, e ela ficou muito curiosa com a luz e seus efeitos na parede”, conta Patricia Camargo.

2. Esconde-esconde e detetive com lanternas

Você esconde um brinquedo na sala e a criança procura o objeto com a lanterna. Em seguida, brincaram de esconde-esconde com a lanterna. A brincadeira já é conhecida. Mas a gente se esconde em um lugar mais fácil, para que a criança use a lanterna para nos encontrar, por exemplo, sentados quietinhos no sofá?.

3. Luzes coloridas com celofane

Você vai precisar de papel celofane colorido, além da lanterna. Podem ser pedaços pequenos mesmo. Coloque o celofane na frente da luz da lanterna e projete primeiro na parede (já dá para brincar de reconhecer a cor) e, em seguida, nos objetos da casa. Deixem a criança observar e contar para você como as coisas ficam diferentes quando mudam de cor. Olha só como fica interessante o resultado:

4. Teatro de sombras

Você pode fazer as silhuetas a partir de desenhos de qualquer personagem conhecido das crianças. Procure na internet a figura do personagem para imprimir. Imprima e coloque sobre uma cartolina ou papel cartão preto. Em seguida, desenhe com lápis somente o contorno do desenho escolhido. Daí é só recortar o papel preto para ter seu boneco de teatro de sombras. Se quiser, cole um palito de sorvete no boneco para servir de suporte.

Outra sugestão, caso você não queira fazer todo o palco do teatro, é usar um lençol pendurado com um fio. Você fica por trás do lençol e projeta as figuras nele com a lanterna. Elas ficam gigantes e o teatro ganha dimensões incríveis!

5. Caça ao tesouro

Divida as crianças em pares e entregue um mapa e uma lanterna para cada criança do par. Depois, apagou as luzes da casa, deixando só a penumbra da varanda e dos banheiros.

6. Criar o clima para uma leitura

Eu apago as luzes do quarto e ligo uma lanterna iluminando as páginas do livro. Em geral, escolho uma história de suspense.

 

Resumo

Brincar no escuro cria uma atmosfera de mistério e descoberta que é muito rica para a diversão das crianças. Por isso, brincadeiras com lanterna são salva-vidas quando a intenção é brincar dentro de casa.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail