A-E-I-O-U: 5 ideias de brincadeiras para aprender a ler

Formar as primeiras palavras é um marco da vida de uma crianças. Se esse momento viver no meio de uma brincadeira, fica mais divertido
Brincadeiras para aprender a ler Reprodução Tempojunto
  • Publicado em: 13.04.2016
  • Atualização: 22.05.2018
da Redação

Sabendo sempre que a brincadeira é um fim, e não um meio, e que mesmo quando as atividades usam e trabalham algum conhecimento ou habilidade específicos, o grande objetivo ainda deve ser usar a imaginação, criar e se divertir, confira algumas dicas de brincadeiras do Tempojunto que envolvem palavras, letras e sílabas para fazer com os pequenos em diferentes idades:

Brinquedo para formar as primeiras palavras

É um brinquedo super simples e criativo, feito com um rolo de papel Alumínio vazio, papel sulfite, figuras (o Tempojunto disponibiliza um arquivo em PDF com sugestões), caneta e tesouras. Olha só como fazer:

Quebra-cabeça de palavras, imagens e letras

Nesse jogo, a ideia é que a criança encaixe trios de peças, unindo as palavras, desenhos e as primeiras letras correspondentes.

Reprodução Tempojunto

Quebra-cabeça é uma brincadeira super estimulante para aprender palavras e associar às imagens.

Jogo da memória

Só que nesse jogo, você usa pares com desenhos e os nomes correspondentes. Basta imprimir diversas figuras e suas respectivas primeiras sílabas em cartões, misturar, e pedir que o pequeno as organize, formando os pares corretos.

Criar uma história em quadrinhos com as crianças

Essa brincadeira é para crianças um pouco maiores. E para fazer, basta dar à elas uma folha em branco, lápis e lançar o desafio. Para facilitar sua vida, a Patricia Marinho, do Tempojunto, criou algumas templates com elementos para baixar, basta imprimir.

Alfabeto Ilustrado

Um carinhoso jogo com fotos das pessoas da família e letras 🙂

Resumo

Nosso parceiro Tempojunto lista algumas brincadeiras para a criança se familiar com o alfabeto. Mas atenção: a brincadeira é um fim, e não um meio. Cuidado para não cobrar desempenho das crianças durante esses momentos de lazer.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail