10 objetos de casa que podem virar brinquedos incríveis

Vamos conhecer alguns exemplos de objetos de casa que viram brinquedos incríveis?
Tempojunto
  • Publicado em: 11.11.2016

O brincar pode ser mais simples e fácil que você imagina. Basta um pouco de criatividade e saber enxergar o mundo com  os olhos das crianças. Tudo pode virar brinquedo. O que define um objeto como brinquedo é a interação que a criança (e o adulto) tem com ele. Tem muito brinquedo que a gente compra que não representam desafios para a criança porque a brincadeira já vem pronta e a criança não precisa fazer muita coisa além de apertar um botão e observar.

Veja as dicas

1. Pregador de roupa



Tem tanta, mas tanta coisa que dá para fazer com pregador de roupa. Confira aqui 10 brincadeiras com pregador de roupa, sendo quatro atividades de aprendizagem e seis atividades de artes.

Avião de pregador e palito de picolé.

2. Potes plásticos



Os potes também são incríveis. Especialmente para crianças pequenas. .Certamente você tem potes de plástico, tipo tupperware, na cozinha, não tem? Veja aqui como brincar com potes da cozinha.

Materiais não estruturados, como rolos de papel higiênico, papel e pregadores de roupa podem render atividades ótimas.

3 – Sofá

Você pode usar o colchão da cama, mais almofadas que sejam de espuma firme. Rolinhos nas laterais ajudam a demarcar o espaço e a proteger. Usando a criatividade dá para fazer até obstáculos. O importante é colocar tudo sobre um tapete fixo, para que as peças não escorreguem durante a atividade. Veja aqui o passo a passo.

Com almofadas dentro da barraca, o desafio, além de pular, é rolar cambalhota para dentro da barraca.

4 – Espelho

A proposta é brincar  no espelho e acompanhar a descoberta da sua imagem e das possibilidades que o corpo da criança por proporcionar. Em geral, por volta de dois anos as crianças descobrem de forma mais racional que elas podem esticar, encolher, contorcer, girar cada parte do corpo e é nesta fase também que elas começam a nomear “cabeça”, “braço”, “pescoço” e assim por diante. Estimular isso em frente ao espelho é incrível e muito divertido para as crianças.

As descobertas ao brincar com o espelho

5 – Lanterna

O escuro traz muitos desafios para a criança: apurar a visão, locomoção, noção espacial são alguns deles. Com a lanterna damos às crianças a possibilidade de resolver as situações que o escuro apresenta de uma forma diferente que simplesmente acender as luzes. Confira aqui seis brincadeiras com lanterna para animar qualquer situação.

Brincadeiras com lanterna.

6. Utensílios de cozinha

Os utensílios da cozinha podem tanto ser itens de um cesto dos tesouros para crianças pequenas, como usa materiais para fazer uma arte de carimbo diferente

Amassador de batatas vira carimbo.

7. Lençol

Cabana de lençol é um clássico. Mas tem mais! Neste post você aprende brincadeiras ao ar livre com lençol, bolas e peixinhos e também aprende como fazer brincadeiras muito bacanas usando um lençol. Como a ideia de jogar a bexiga para cima, e não deixar cair.

Não deixe a bexiga cair!

 

8. Creme de barbear

Se o papai não se incomodar em emprestar, com o creme de barbear é possível fazer atividades sensoriais bem interessantes. Confira as ideias aqui.

9. Estante de livros

Nesta brincadeira, a estante foi o palco do Jogo dos Sete Erros Humano. É só mudar alguns objetos de lugar e pedir para a criança adivinhar que objetos foram esses.

Jogo dos Sete Erros Humano.

10. O que você tiver em casa

Isso mesmo: o que você tiver em casa. Dá para fazer, por exemplo, um jogo da memória em que os participantes da brincadeira escolhem um cômodo da casa e se reúnem lá. Todos ficam por alguns minutos olhando os objetos do lugar. Depois, uma pessoa é escolhida para ser vendada. Outra pessoa escolhe um objeto daquele cômodo e coloca na mão da pessoa com a venda, para que esta possa descobrir, apenas pelo tato, que objeto tem em suas mãos.

Descubra qual é o objeto.

 

Resumo

Tudo pode virar brinquedo. O que define um objeto como brinquedo é a interação que a criança (e o adulto) tem com ele. Confira as dicas do nosso parceiro Tempojunto!
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail