A luz acabou, e agora? 5 brincadeiras para fazer no escuro

Quando as luzes apagam, se acende um universo de possibilidades divertidas e cheias de imaginação para a sua criança explorar
iStock/arte Lunetas
  • Publicado em: 29.11.2021
da Redação

Imagine a seguinte cena: é final de semana e as crianças mal veem a hora de sair para encontrar os amigos e desvendar o mundo por meio de brincadeiras divertidas. De repente, lá fora, a água começa a cair e frustrar todos os planos. Dentro de casa, os equipamentos tecnológicos, como tablet e celular, se tornam a grande salvação, quando, como em um passe de mágica, a energia acaba e todo mundo fica no escuro! Nesse momento, só resta uma opção: acender a luz da imaginação.

Brincar no escuro pode ser uma aventura! Além de ajudar na coordenação motora e estimular a criança em diversos outros aspectos, como melhorar a visão, locomoção e noção espacial, o “breu” também auxilia no desenvolvimento da criatividade. Projeções, elementos que brilham no escuro, lanternas… as possibilidades a explorar são muitas! Por isso, resolvemos trazer uma lista de brincadeiras para fazer no escuro junto das crianças. Dá uma olhada:

Brincadeiras no escuro para fazer com as crianças!

  • 1  Teatro de sombras


Essa é uma atividade já conhecida por muitos, mas com duas formas diferentes de brincar: utilizando apenas uma lanterna e criando projeções das próprias mãos ou do corpo, ou investindo em um cenário mais elaborado.

Para isso, você vai precisar de uma caixa de papelão com o fundo recortado. No espaço vazado, fixe uma folha de papel de seda branco. Em uma folha preta, desenhe silhuetas de personagens, prendendo-as em palitinhos de dente ou churrasco para manuseá-las. Acenda a lanterna sobre o palco, crie uma história divertida e voilá.

  • 2  Criando céus


Essa ideia é para quem é apaixonado pelos astros. Já pensou ter um universo particular só para si? Pois no escuro é possível!

Pegue um papel preto cheio de furinhos, cole na lâmpada da lanterna e transforme uma parede lisa em um superuniverso. Nessa brincadeira, que tal sugerir que as crianças criem diversas formas para sinalizar como seriam os seus mundos? Um coração? Um triângulo? Um círculo?

Essa também é uma boa hora para iniciar uma conversa inspiradora, como por exemplo: “se você fosse dono de um planeta, o que não poderia faltar nele?”. Uma forma lúdica de convidar e estimular as crianças a pensarem no que acreditam ser bom para o mundo. 

  • 3  Caça ao tesouro

Esconda um tesouro pela casa e dê dicas para que as crianças consigam encontrá-lo. Se quiser incrementar a brincadeira, você pode criar um mapa do tesouro com pontos estratégicos, onde as pistas estão escondidas, e entregá-lo para as crianças desvendarem o mistério.

  • 4  Boliche no escuro


Sabe aquelas pulseiras neons que recebemos em festas de casamento ou aniversários? É só separar algumas delas, colocá-las dentro de copos transparentes e depois empilhá-los como se fossem uma torre. Depois, providencie uma bola de meia e tente derrubar os copos. Quem conseguir acertar mais copos, vence. 

  • 5  O cenário perfeito para uma leitura


Nada mais aconchegante do que um escurinho para ouvir uma boa história, não é mesmo? Nesse momento, deixe a criança escolher o livro que ela mais gosta. A diversão fica por conta da leitura acontecer com o auxílio de uma lanterna. Aproveite a oportunidade para também brincar de inventar histórias e pedir a ajuda das crianças para continuarem explorando a imaginação.

Leia mais

Brincadeiras para fazer em casa e divertir as crianças

Resumo

Se faltar luz, não entre em pânico. Tem uma porção de brincadeiras para fazer no escuro junto das crianças. Basta acender a imaginação!
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail

Últimos posts