Livros on-line e gratuitos para as crianças na quarentena

A literatura pode ser uma boa aliada para atravessar tempos difíceis. Conheça sites e editoras que disponibilizam acesso gratuito a livros infantis
Livros on-line e gratuitos para as crianças na quarentena iStock/arte Lunetas
  • Publicado em: 24.03.2020
  • Atualização: 26.03.2020
da Redação

De repente, é preciso se resguardar em casa por conta da pandemia do novo coronavírus. As aulas escolares foram suspensas e as crianças ganharam mais tempo livre, embora não sejam recomendadas atividades nas ruas, nem o contato com os colegas.

Como possibilidade de entretenimento entre quatro paredes, está a leitura. Além do livro ser uma boa companhia, as palavras têm esse poder secreto de nos conectar e oferecer algum conforto. São capazes, inclusive, de ajudar a organizar sentimentos que essa situação atípica de isolamento social pode ter despertado nas crianças. 

Afinal, “há mundos submersos que só o silêncio da poesia penetra”, revelou a escritora Conceição Evaristo.

Contadoras de histórias passaram a realizar sessões de leitura diária em seus canais como forma de estar perto das crianças e distraí-las um pouquinho. Mas, para quem prefere uma relação mais íntima só com os livros ou quer propor uma leitura em conjunto entre pais e filhos, alguns sites e editoras disponibilizaram obras para serem baixadas gratuitamente. Vem ver!

Domínio Público

São cerca de 250 livros infantis em PDF com acesso livre e gratuito na biblioteca digital. O principal objetivo da plataforma é promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada. 

Bamboleio

A biblioteca digital de literatura infantil, com livros cuidadosamente escolhidos para a infância, disponibilizou seu acervo gratuitamente por 45 dias. Além de uma curadoria especializada, os livros estão divididos por temas e há material de apoio para o adulto, com dicas de leitura e de atividades para fazer a partir dos livros.

Espaço de Leitura

A plataforma combina aprendizagem e recursos digitais que podem ser explorados durante a leitura dos contos, além de um material de apoio para o adulto ampliar os contextos de interação com a criança. É possível ler sozinho ou acompanhado; ler e ouvir uma história contada por alguém querido ou escutando a própria voz; ou ainda assistir à leitura em vídeo narrada por um leitor mais experiente.

Storyline Online

Este projeto compila livros infantis em inglês, sobretudo clássicos da literatura dos Estados Unidos, narrados por vozes famosas, como a da apresentadora Oprah Winfrey ou do ator Rami Malek, por exemplo. O acesso é pelo YouTube, e há a possibilidade de incluir legendas em português.

Amazon

Depois de a multinacional anunciar que passaria a priorizar a entrega de produtos básicos em vez de livros físicos, a solução é explorar a seção de eBooks na versão brasileira do site, inclusive algumas opções infantis gratuitas para Kindle.

Kidsbook – Itaú Criança

Sem precisar preencher qualquer cadastro, a plataforma on-line do banco reúne atualmente 13 livros infantis para serem lidos no celular ou no computador. Muitas das histórias são de escritores contemporâneos brasileiros, como Conceição Evaristo, Luis Fernando Verissimo, Antonio Prata, Marcelo Rubens Paiva e Adriana Carranca.

Auti Books

A editora traz uma seleção de clássicos da literatura infantil, como “Chapeuzinho Vermelho”, “Pinóquio” e “O Patinho Feio”. Os audiobooks são produzidos e gravados em estúdios profissionais, com foco na experiência do ouvinte, na interpretação de cada texto e no resgate da sensação acolhedora de se escutar uma história.

Brinque-Book

Com a iniciativa Ler e Ouvir, o grupo integra conteúdos digitais aos livros impressos por meio de novas tecnologias. Os títulos são narrados por contadores de histórias e ganham efeitos sonoros. Podem ser acessados por smartphone, tablet, computador ou podcast.

Companhia das Letras

Entre os dez e-books disponibilizados gratuitamente pelo grupo, estão os títulos “Reinações de Narizinho”, de Monteiro Lobato, e “Viagem ao centro da Terra”, de Júlio Verne. As versões digitais podem ser lidas no celular, tablet, computador ou e-readers. O download está liberado até 6 de abril.

Editora L&PM

Além de oferecer todos os livros digitais do catálogo com 30% de desconto, a editora inaugurou a promoção de um eBook grátis por dia. Entre os títulos disponíveis, destacamos os infantojuvenis “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll, e “Viagem ao Centro da Terra”, de Júlio Verne.

Leia também:

Xô, coronavírus: dicas e atividades para a quarentena

 

 

Resumo

Além do livro ser uma boa companhia, as palavras podem oferecer algum conforto diante do isolamento domiciliar recomendado durante a pandemia do novo coronavírus. Pensando nisso, sites e editoras disponibilizaram livros on-line e gratuitos para ler com os pequenos.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail ou WhatsApp