A força da poesia de Conceição Evaristo em um zine para crianças

Quando criança, Conceição fingia que estava dormindo, mas ficava ouvindo as conversas dos adultos e colecionando palavras
Menina negra lendo um livro sorrindo.
  • Publicado em: 24.05.2017
da Redação

“Escrever este Zine Camundongo foi como um sonho. Passei dias lendo os livros de poesia, contos e romances da Conceição Evaristo! Sem falar nas cartas, fotografias e cadernos que ela me mostrou. Foi uma viagem tão apaixonante que, por mim, eu ficava viajando a vida toda!”

É assim que o Bartolomeu, mais conhecido como Bartô apresenta o zine criado para apresentar a obra de Conceição Evaristo para crianças.

O Bartô foi criado pelo Itau Cultural para aproximar as crianças da programação da instituição. “Eu gosto de descobrir o mundo e compartilhar minhas descobertas com vocês”, diz ele.

Nascida em 1946 em uma favela da zona sul de Belo Horizonte (MG), a poetisa e romancista Conceição Evaristo, 7 foi criada em meio a uma família de mulheres negras que trabalhava como cozinheiras, faxineiras e empregadas domésticas.

Em entrevistas, Evaristo costuma dizer que não cresceu rodeada de livros, mas sim de palavras. “Cresci ouvindo histórias sobre a escravidão. A memória oral foi muito cultivada.” Essas experiências, que depois foram transferidas à sua escrita, é o que batizou de “escrevivência”.

Ocupação Evaristo

Até o dia 18 de junho, o Itaú Cultural é sede da 34ª Mostra Ocupação, que desta vez, organiza uma exposição em homenagem a uma das maiores literárias brasileiras contemporâneas, a escritora mineira Conceição Araújo. A ação reúne manuscritos, fotos, correspondências, objetos pessoais e conteúdos audiovisuais sobre uma das vozes mais importantes da literatura nacional.

Quando criança, Conceição fingia que estava dormindo, mas ficava ouvindo as conversas dos adultos e colecionando palavras!

Resumo

O Zine foi criado pelo Bartô, personagem do Itau Cultural criado para aproximar as crianças da programação da instituição.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail