Brincadeiras para fazer em casa e divertir as crianças

Vídeos recuperam ideias simples e mostram como brincar depende de poucos recursos e muita imaginação
iStock/arte Lunetas
  • Publicado em: 14.07.2020

O Massacuca criou uma série de vídeos em que recupera 11 brincadeiras bem simples que podem ter sido esquecidas ao longo do tempo. Enquanto o mundo lá fora está estranho, as atividades foram pensadas para brincar dentro de casa durante o isolamento. Elas privilegiam a criatividade de cada criança e não requerem materiais muito elaborados. Que tal acompanhar essas ideias e separar as brincadeiras mais divertidas para colocar em prática com os pequenos?

1. Brincar de poção mágica
Vamos procurar ingredientes para preparar uma poção mágica? Pode ser aquele tempero esquecido na gaveta, folhas e flores secas, um pouco de pó de café ou qualquer ingrediente que encontrar. Quando sua poção estiver pronta, considere distribuir magias para muitas outras crianças e adultos!

 

2. Brincar de desenhar na janela
Basta alguns pedacinhos de papel celofane e um pouco de água. Molhadas, as formas grudam no vidro e viram desenhos, compondo um mural em movimento que transforma os cenários cotidianos. Quem sabe esses desenhos possam expressar um pouquinho do que acontece dentro da sua casa para quem passa pela janela lá fora?

 

3. Brincar de pedra, papel e tesoura
Pedra, papel e tesoura é um jogo divertido que só precisa das mãos para acontecer e dá para brincar em qualquer cantinho da casa. A regra é simples: pedra quebra tesoura, tesoura corta papel e papel embrulha pedra.

 

4. Brincar de construir cabanas
Tem dias que a gente precisa de aconchego, de um cantinho para relaxar. O cantinho pode virar castelo mágico, nave espacial ou caverna. Afinal, na nossa imaginação, nossa casa pode ser o universo todinho. Montar cabanas é uma atividade cheia de acolhimento e afeto. Arraste as cadeiras, use lençóis, almofadas, os enfeites de natal, as decorações de aniversários passados. Cada casa tem seus tesouros, seus objetos especiais.

 

5. Brincar de construir cidades
Dá para trazer um pouquinho de lá de fora para dentro da nossa casa! Você vai precisar só de fita crepe colada no chão e muita imaginação. Assim nasce uma cidade no meio da sala, onde transitam brinquedos, objetos da casa e pessoas. Até os livros entram no faz de conta, virando túneis e garagens.

 

6. Brincar de pular pegadas
Hora de se movimentar! Para criar circuitos, corte grandes patas de monstro feitas com papelão e espalhe pela sala, colando com pedacinhos de fita crepe no chão e nos bancos. A brincadeira é seguir as pegadas sem cair ou pisar no chão. Vale fazer com almofadas, só com a fita crepe colada no chão, com pedaços coloridos de papel. Depois mude tudo de lugar e proponha um novo desafio!

 

7. Brincar de empilhar
Empilhar é brincadeira bem antiga e até hoje diverte desde gente bem pequena até gente grande! Copos, latas, potinhos, tudo serve para empilhar. O desafio é deixar bem alto, mas gostoso mesmo é derrubar para então recomeçar.

 

8. Brincar de jogo da velha
E se a gente transformar o tradicional jogo da velha em algo bem grande? Encontre um cantinho na casa e crie seu tabuleiro com fita crepe no chão e use pratinhos de papel como peças. Divertido, né? Pode ser menor, para jogar com pedrinhas, ou até bem maior! A única regra é reinventar!

 

 

9. Brincar de congelar objetos
Usando a imaginação podemos viajar para lugares distantes e gelados, onde grandes pedras de gelo escondem tesouros. Coloque objetos em uma bacia com água e deixe no congelador por algumas horas. Retire a grande pedra de gelo e convide as crianças para resgatarem os objetos congelados com a ajuda de alguns utensílios e um pouco de água morna. Funciona muito bem brincar durante a hora do banho também!

 

10. Brincar com as mãos
Mãozinhas e dedos em movimento também viram brincadeira. Invente um jogo de imitar, fazendo gestos com as mãos para que as crianças copiem. É preciso ficar atento e ser rápido! Para os mais velhos, crie uma sequência e vá acrescentando movimentos a cada rodada, o desafio é copiar a sequência completa sem deixar escapar nada.

 

 

11. Brincar de derruba fila
Blocos de madeira transformam-se em diferentes brincadeiras. Colocados em fila formam desenhos e caminhos, onde a diversão está em experimentar as muitas possibilidades. Será que todas as peças caem quando empurramos a primeira? Será que uma fila consegue derrubar uma torre inteira? Experimente!

 

Leia mais

Brincadeiras revelam como crianças estão lidando com a pandemia

Famílias na quarentena, vocês não precisam dar conta de tudo

 

Resumo

Uma série de vídeos recupera brincadeiras simples que vão garantir a diversão dos pequenos mesmo dentro de casa. Só dar o play!
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail