Astronomia divertida: 10 brincadeiras para quem ama o espaço

O céu não é o limite nesta lista de brincadeiras com ideias para as crianças explorarem estrelas, planetas e galáxias

Da redação Publicado em 30.10.2020
Astronomia para crianças: foto de um menino na praia à noite. Ele brinca com um abajur e ao redor há estrelas e luas desenhadas.
OUVIR

Resumo

O Lunetas criou esta lista com 10 brincadeiras para crianças que amam o universo sideral e os corpos celestes, utilizando muitos materiais que temos em casa.

CEstrelas, por definição científica, são corpos celestes capazes de gerar luz própria. Durante o dia, elas se escondem no céu, deixando o astro-rei sol brilhar e aquecer a vida terrestre, mas, ao anoitecer, cintilam na imensidão escura. Às vezes, podem ser confundidas com planetas possíveis de serem vistos a olho nu, como Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Partilham o céu com a lua que, quando alinhada ou desalinhada ao sol e sua potência gravitacional, modifica o nível das marés. Envoltas em crenças variadas ou gerando múltiplas curiosidades, o céu e as estrelas são capazes de fascinar os pequenos de todo o globo. Pensando nelas, o Lunetas traz 10 brincadeiras sobre astronomia para crianças.

Brincadeiras de astronomia para crianças

  • 1. Foguete de papelão

Bobinas variadas de papelão (papel higiênico, toalha, alumínio, plástico filme, entre outros) são o corpo do foguete. As asas podem ser feitas com papéis coloridos mais rígidos ou papelão. Papéis de tons avermelhados simulam o fogo da combustão. Com cola e fitas adesivas o foguete ganha forma, e pode ainda ser adornado com tintas ou fitas coloridas. A criatividade é a aliada número 1 no processo de criação desse singelo foguetinho.

Image

Divulgação/Tempojunto

Com materiais simples e geralmente disponíveis em casa, a criança pode montar um foguete

  • 2. Foguete de canudo

Decore papéis a gosto e enrole em um canudinho de plástico ou papel. Feche uma das extremidades com fita adesiva e deixe a outra ponta com o canudinho exposto. Simples e rápido, agora, é só soprar e ver o foguete voar rumo a paredes e teto de casa.

O visual é similar a uma língua de sogra, com a diferença do papel utilizado. Neste foguete, dá para usar papel de seda, sulfite e cartolina – os dois últimos demandam mais fôlego para assoprar. Crepom não é recomendado por amassar facilmente e soltar tinta.

Image

Divulgação/Tempojunto

Canudos também podem ser utilizados para montar pequenos foguetes, de diferentes cores e formatos

  • 3. Caixa sensorial

Restos de papéis coloridos, papel alumínio, enfeites de Natal usados e objetos variados podem simular estrelas, foguetes, planetas e o que mais a imaginação mandar quando o assunto é espaço. A base para nossa própria via láctea pode ser feita com areia, papelão pintado, tecidos escuros gastos ou o que mais tiver em casa. 

Image

Divulgação/Instagram/@mygirlsmake

Uma “caixa estelar” é ideal para explorar os sentidos e a imaginação das crianças

  • 4. Abajur de constelação

Para este brinquedo, você vai precisar:

  • Luminária de led (pequena e a base de pilha)
  • Pote de vidro vazio com tampa (com espaço suficiente para a luminária)
  • Alumínio rígido (encontrado em embalagens de alimentos)
  • Caneta
  • Furador em formato de estrela

Faça furos pequenos no alumínio com o auxílio de uma caneta. Constelações podem ser desenhadas com lápis ou caneta cinza em marcações mais fiéis a seus formatos em vez de dispor os furos de maneira aleatória. Com um furador em forma de estrela, a luminária pode ficar ainda mais lúdica. Coloque a luminária de led dentro do pote e disponha o alumínio ao seu redor. Em ambientes escuros, acenda a luminária e veja a magia das estrelas acontecer.

Image

Reprodução/Pinterest/Design Mom

O abajur de led é simples de montar e estimula a criatividade do pequeno com estrelas e constelações

  • 5. Estrela que abre sozinha

Quebre cinco palitos de dente e faça cinco pontas com duas metades de palito cada. Com auxílio de um conta-gotas, pingue uma gota de água no centro da estrela. A madeira incha ao absorver a água, fazendo com que ela se abra. Dica do Manual do Mundo!

  • 6. Geleca caseira de galáxia

Com cola de isopor, amaciante, água, guache ou corantes alimentícios, temos a geleca mais fácil do mundo. Glitter biodegradável dá um visual galáctico que é satisfação garantida para os pequenos.

  • 7. Luneta

Quando a noite chega limpa e sem nuvens no céu, até mesmo as cidades grandes como São Paulo são capazes de agraciar os olhos com estrelas. Com uma bobina de papelão maior, como a de papel alumínio ou de plástico filme, temos uma luneta caseira que pode fazer a alegria dos pequenos! Tintas, canetinhas e fitas coloridas ajudam na tarefa de deixar a luneta mais atrativa. Que tal tentar achar Marte, um ponto avermelhado em meio às várias estrelas cintilantes no céu? Veja mais detalhes deste brincando na dica do Tempojunto

Image

Divulgação/Tempojunto

Um rolo de papelão é o material necessário para construir uma luneta para ver as estrelas do céu

  • 8. Origami de estrela infinita

Usando oito quadrados de papel colorset (com tamanho sugerido de 10×10), esse origami de estrela pode ser feito não só pelas crianças, mas pela família toda. O origami permite o desenvolvimento de múltiplas habilidades dos pequenos, como a coordenação motora, a concentração e a criatividade.

  • 9. Sol e Lua

Com um giz, desenhe um sol e uma lua no chão, em lados distintos. Oriente as crianças a saltarem ora para o lado do sol, ora para o lado da lua, conforme o comando desejado. A brincadeira é recomendada para crianças de três a seis anos, onde a noção de espaço, movimentação e tempo de reação são algumas das possibilidades de desenvolvimento.

  • 10. Cortina estrelada

A cortina estrelada é uma excelente opção para brincar dentro de casa. Utilize um furador em formato de estrelas em uma cortina blackout (corta luz) preta e pronto! Um céu de estrelas saúda os pequenos presentes no ambiente enquanto houver sol batendo na cortina.

Image

Reprodução/Pinterest/Ana Medeiros

A cortina estrelada cria um espaço mais lúdico e incentiva o amor pela astronomia desde bebê

Leia mais

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS