Brincadeiras com origami: 10 dobras para fazer com os pequenos

Com rico significado cultural, os origamis são uma excelente opção para brincadeiras com as crianças, tanto em casa quanto no ambiente escolar
iStock/Arte Lunetas
  • Publicado em: 23.07.2021
da Redação

Da junção do verbo “ori” (dobrar, 折り) com o substantivo “kami” (papel, 紙), surge a palavra “origami”, com um significado mais do que literal: “dobrar papel”. Com origem incerta, onde há versões do seu surgimento tanto na China quanto no Japão, o ato de fazer origamis se popularizou conforme o preço do papel foi diminuindo e se tornando mais acessível para todos: hoje, brincadeiras com origami chegaram para ficar! Geralmente feitos com folhas quadradas de papel, sem tesoura ou cola, os origamis encantam pela técnica e precisão empregadas em sua produção. Sendo uma arte secular, os origamis transitam entre objetos de decoração, auxiliares em estudos de matemática ou símbolos sagrados, quando falamos sobre o popular tsuru (grou).

Além dos ricos significados culturais que os origamis apresentam, dobrá-los e produzi-los auxilia na coordenação motora dos pequenos, além de estimular a criatividade, paciência e memorização.

O Lunetas selecionou dez dobras de origamis para brincar com os pequenos: o material sugerido são várias folhas de papel dobradura ou sulfite, canetas coloridas para decorar as dobras e muita criatividade.

Sugestões de brincadeiras com origami

  • Tsuru: a história de Sadako Sasaki

O grou-da-manchúria (ou grou-japonês), ave na qual os tsurus têm suas dobras inspiradas, é conhecido como símbolo de longevidade, sorte e saúde no Japão. Lendas dizem que a ave pode viver até mil anos, o que inspira uma famosa crença popular: se uma pessoa dobrar mil tsurus, ela terá direito a um desejo, tanto que é uma prática comum a dobra de tsurus em hospitais para auxiliar na recuperação dos enfermos.

Apesar de ser uma lenda antiga, os tsurus também se tornaram símbolo de esperança e paz devido à uma garotinha japonesa de nome Sadako Sasaki: ela foi uma das vítimas da bomba atômica lançada em Hiroshima, em 1945, quando tinha apenas dois anos de idade. Apesar de ter sobrevivido, diversas sequelas se manifestaram durante sua curta vida, tendo falecido com apenas 12 anos devido à leucemia ocasionada pela radiação.

Antes de Sadako falecer, Chizuko, sua melhor amiga, lhe contou sobre a lenda dos tsurus para fortalecer o desejo de melhora da menina. Sadako começou a dobrar, mas partiu deste mundo em outubro de 1955, antes de concluir sua tarefa.

Com participação da cantora Tsubasa Imamura, o primeiro origami da lista é o tsuru.

  • Coração

A dobra de coração tem uma execução simples e é indicada para iniciantes. É uma ótima opção para decorar e presentear em datas comemorativas.

  • Caixa

Com diversas opções de tamanho, o origami de caixa tem uma execução simples e se destaca pela multiplicidade de funções que pode ter: de cenários ou personagens para brincadeiras à armazenagem, as caixas são divertidas e plurais.

  • Cachorro

Outra dobra voltada para iniciantes, onde a riqueza mora nos detalhes após a execução: canetinhas coloridas, giz de cera ou lápis de cor podem ser os maiores aliados dos pequenos quando o assunto é decorar!

  • Gato

Ensinado pela artista Carla Fernanda, o origami de gato é uma fofura: a criatividade é sua maior aliada no pós-produção, onde a personalização de cada origami é única e gera diversos resultados.

  • Raposa

Quem ensina a fazer um belo origami com formato de raposa é o professor Marcelo Prestes, que produziu este conteúdo para sua turma do 5º ano. É uma dobra que exige mais paciência e demora 10 minutos para ser concluída..

  • Sapo

O origami de sapo é uma excelente opção para brincadeiras em grupo, já que a técnica utilizada em sua dobra permite que ele salte!

  • Catavento

O catavento é uma dobra simples e que encanta pela beleza geométrica em cada haste. O tutorial é de Isa Klein, com diversas possibilidades visuais por causa de seu formato.

  • Galinha

Utilizando papel espelho e dobras simples, é possível criar galinhas e galos que encantam pela fofura e diversidade de cores. Aqui, as dobras ganham até nomes!

  • Coelho

O origami de coelho pode ter várias funcionalidades em um só: de decoração para páscoa à protagonista de brincadeiras, não tem tempo ruim para essa dobra!

Leia mais

Tudo é brinquedo: 7 materiais para reciclar com as crianças

Resumo

Ricos de significado cultural, brincadeiras com origamis são uma ótima forma de divertir, aprender e aumentar a coordenação motora das crianças.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail

Últimos posts