12 ideias de brincadeiras para crianças que amam dinossauros

Marcante no imaginário infantil, esses seres pré-históricos inspiram momentos divertidos em família
iStock/arte Lunetas
  • Publicado em: 15.06.2021
da Redação

“Deinos”, do grego, terrível; e “sauros”, lagarto: os dinossauros, criaturas aparentemente terríveis retratadas em filmes de ficção científica, foram répteis que viveram de aproximadamente 250 a 65 milhões de anos atrás, durante a chamada era Mesozoica (período Triássico, Jurássico e Cretáceo).

Você sabia que existiam dinossauros gigantes, mas também outros muito pequenos, do tamanho de uma galinha? Eles se dividiam em grupos com características variadas, podendo ser herbívoros, omnívoros ou carnívoros. Existem muitas teorias sobre a extinção desses “bichinhos”, mas a mais aceita entre a comunidade científica é a de que eles teriam sido extintos após o impacto de um grande meteoro, que causou mudanças drásticas no clima, afetando todas as formas de vida que existiam no planeta.

Muitos meninos e meninas têm verdadeiro fascínio pelos dinossauros. Então, para dar uma mãozinha para sua criatividade, sugerimos algumas atividades e brincadeiras de dinossauros para fazer as crianças mergulharem no mundo da fantasia na companhia desses seres pré-históricos.

Confira estas ideias com brincadeiras de dinossauros!

  • 1 Chapéu de dinossauro

Fazer essa coroa de espigões é muito mais simples do que parece. Você vai precisar de folhas coloridas de cartolina, tesoura, cola e fita adesiva ou grampeador.

Foto: Badschuim.eu

Um chapéu de dinossauro para as crianças incorporarem o personagem

Como fazer

  • Na cartolina, desenhe uma coluna (faixa do meio com 4 cm de largura) e, ao lado, os espigões;  
  • Recorte o contorno do desenho, dobrando as pontas do espigão para cima;
  • Para a base do chapéu, corte uma tira de 4 cm de uma folha de cartolina ou papel A4 e modele no tamanho da cabeça da criança;
  • Para finalizar, prenda com fita adesiva ou grampeador a coluna inteira de espigões na base do chapéu.
  • 2 Patas de dinossauro

Com chapéu em mãos, por que não dar sequência a essa fantasia e nos preparar para calçar as patas? Você vai precisar de papelão ou cartolina, lápis, tesoura, canetinhas e pincéis de pintura e cola, se quiser adicionar escamas. Lembrando que as patas dos dinossauros tinham diferentes formatos. Portanto, essa pode ser uma boa oportunidade de pesquisa e incentivo à imaginação. Mas vamos nos manter nos moldes mais clássicos.

Foto: Red Ted Art

Patas de dinossauro para usar e brincar

Como fazer

  • Desenhe o contorno dos pés em formato de U e, no topo, três pequenos triângulos próximos um ao outro. Na parte inferior interna, desenhe uma meia lua, orifício por onde os pés irão passar;
  • Corte o molde e decore, pinte ou cole unhas ou escamas por cima dos dedos.
  • 3 História em quadrinhos

As famílias que são ou foram fãs de Horácio, dinossauro que ganhou vida no início dos anos de 1960 pelas mãos do cartunista Maurício de Sousa, podem se animar com essa próxima ideia. Mas ele não é o único personagem famoso das histórias em quadrinhos. Muitos Terópodes, Estegossauros, Anquilossauros e outras espécies já protagonizaram essas revistas adoradas pelas crianças. Nossa proposta é que vocês mesmos possam criar personagens, roteiro e apresentação em templates (vejam alguns modelos) para uma história em quadrinhos, usando apenas lápis e papel. 

  • 4 Dinossauro de rolo de papel higiênico

Como vocês já sabem, somos fãs do craft com papel higiênico. Além de ser uma ótima oportunidade de reciclar material para brincar, seu formato é ideal para a criação de animais de várias formas diferentes.  

  • 5 Dinossauro de garrafa PET

O verbo aqui é reciclar. Mas, claro, por meio do nosso carro-chefe que é o brincar. Esse é um projeto para as famílias que buscam um desafio maior para as tardes de domingo. Para fazer este boneco, é necessário: garrafa PET, papelão, embalagem de pasta de dente, rolo de papel higiênico, jornal, cola, tinta, pincel, tesoura e molde para patas, espigões, cabeça e rabo. O passo a passo ilustrado está disponível para download.

Como fazer

  • Desenhe e recorte no papelão as patas, os espigões, o rabo e a cabeça;
  • Para as pernas, corte as caixas de pasta de dente ao meio e cole nas patas de papelão com fita adesiva;
  • Para a cabeça, corte um lado do rolo de papel higiênico para encaixar na parte superior da garrafa. Do lado oposto, insira uma bolinha amassada de jornal para ajudar no acabamento;
  • Fixe as outras patas, rabo e espigões na garrafa com fita adesiva;
  • Cubra a garrafa com jornal. Para isso, corte pedaços de jornal e use cola para ajudar a fixar os membros;
  • Quando a peça estiver seca, use pincel e tintas coloridas para decorar.
  • 6 Esqueleto de dinossauro

Brincar também é imaginar e aprender. Outra brincadeira de dinossauros é criar um esqueleto muito divertido para incentivar algumas reflexões. Afinal, foi por meio do encontro com ossos muito antigos que a ciência foi capaz de chegar a grandes conclusões sobre características e tempo de vida desses animais. Os dinossauros nadam? Eles voam? Ou será que caminham? 

Com apenas rolos vazios de papel higiênico e papel toalha, sua família pode ir fundo nas pesquisas. Lembre-se de buscar uma imagem de algum tipo de dinossauro para embasar a construção de seu esqueleto. A cabeça do esqueleto fica por conta de vocês também, ela pode ser impressa ou desenhada em papel. 

Foto: Your Modern Family

Vale pesquisar as diferentes formas de dinossauros para criar seu esqueleto de papel higiênico

  • 7 Dinossauros de pratinhos de papel

Assim como acontece com o rolo de papel higiênico e papel toalha, o lixo não parece ser a primeira opção para os pratinhos de papel. Se você foi a algum aniversário ou gostaria de aproveitá-los, veja só essa ideia de brincadeiras de dinossauros! Você vai precisar de pratos de papel, papel colorido, tesoura, cola, tinta (ou canetinha) e prendedores de varal. 

Como fazer

  • Corte o prato de papel ao meio e pinte uma das metades da peça;
  • Pinte os prendedores de varal com tinta ou canetinha (eles podem ser patas, mas também espigões); 
  • Quando o corpo do dinossauro secar, você pode usá-lo como molde para desenhar os espinhos, a cabeça e o rabo no papel. Lembre-se que os formatos são muitos, longos ou curtos. E cole.
Foto: Made to be a momma

Pratinhos de papel são ótimas opções para confeccionar o corpo de seu dino!

  • 8 Fósseis em massa salgada

Para os verdadeiros fãs de dinossauros, uma informação a mais é sempre uma nova porta para a imaginação. Você pode explicar às crianças sobre o trabalho do paleontólogo ou cientista dedicado ao estudos dos fósseis. Em seguida, criar um fóssil com essa receita de massa caseira.

Ingredientes

  •  1 ¼ de xícara de sal
  • 5 xícaras de farinha 
  • 2 copos de água 

Receita suficiente para 10 fósseis

Como fazer

  • Misture a farinha e sal em uma bacia;
  • Adicione água e sove bem a massa. Se estiver pegajoso, adicione mais farinha. Mas lembre-se de que não precisa ficar perfeito como uma receita de bolo;
  • Faça bolinhas com a massa e convide as crianças para abri-las, pressionando os dinossauros em cima do molde, como uma pizza;
  • Coloque os fósseis em uma assadeira e leve ao forno por 45 minutos.
Foto: Pre-Kpages

“Fósseis de dinossauro” para aprender, brincar e comer!

  • 9 Dinossauros congelados

Para famílias que têm dinossauros de brinquedo em casa, é possível explorar esse mundo mágico pela construção de ovos congelados. Basta inserir os bonecos dentro de uma bexiga, tendo o cuidado para não furá-la. O segundo passo é encher a bexiga de água e fechá-la, com a opção de misturar algum tipo de corante ao líquido. Leve ao freezer para passar a noite e, pela manhã, você terá em mãos seu fóssil congelado. Rasgue a bexiga com o auxílio de uma tesoura. 

Foto: Paging Fun Mums

Dinossauros congelados! Parece mágico, não?

Além dos ovos, uma outra opção é usar potes de comida com água. Isso facilita alinhar esqueletos ou peças visualmente, e também são mais fáceis de desenformar depois de congelados.

  • 10 Escavação sensorial

As escavações fazem parte do imaginário em torno dos dinossauros, já que a atividade garantiu acesso aos fósseis, gerando informações sobre a vida do passado na Terra. Nossa dica agora é uma brincadeira sensorial para explorar as heranças da era Mesozoica. Você pode utilizar uma bacia, bandeja ou simplesmente enterrar os dinossauros de brinquedo na terra, em areia ou espuma. Utilize um pincel para ajudar a encontrá-los e observar cuidadosamente seus tamanhos, formas, cores e texturas.

Foto: Busy Toddler

Para qualquer criança brincar de pesquisador e explorar tamanhos, formas, cores e texturas

  • 11 Teatro de sombras

Luz, sombras, formas e movimentos que alimentam o espírito: amamos o teatro de sombras, pois acreditamos que todas as crianças já nascem artistas. Que tal elaborar uma peça sobre esses seres pré-históricos? A brincadeira permite pesquisar as diferentes espécies de dinossauros que existiram para a criação dos moldes em papel e explorar roteiros super criativos. 

Os materiais necessários são: folha, lápis, tesoura, fita adesiva e lanterna (ou celular). É só desenhar os personagens em uma folha e recortá-los, colando cada um dos moldes em um palito, lápis ou caneta. Apague as luzes do ambiente e ligue a lanterna para brincar com as silhuetas na parede. 

Mais do que cortes perfeitos, o importante é o tempo compartilhado em família. Afinal, nenhum material é tão potente quanto as ideias que vão criando vida durante o tempo que se passa brincando. Nossas próprias mãos podem ser recursos riquíssimos para o teatro de sombras. 

Foto: Juntos na casa da ciência

O potencial lúdico do teatro de sombras irá fazer as crianças mergulharem no mundo mágico dos dinossauros

  • 12 Pintura com as mãos

Nossa última sugestão de brincadeiras de  dinossauros é incentivar os projetos artísticos e o uso das mãos! Para isso, as famílias podem usar tintas para criar moldes de dinossauros no papel. Basta mergulhar a palma da mão, o polegar e o dedinho na tinta, que se tornarão o rabo e a cabeça. Depois disso, usar a imaginação para terminar de desenhar olhos, bocas, rabos, espigões, escamas ou asas!

Foto: Gestionando la cultura crítica

Arte, brincadeira e criatividade para pintar dinossauros multicoloridos

Leia mais

Meu amigo dino: 17 livros para crianças que amam dinossauros

Resumo

Que tal explorar a imaginação com esses seres pré-históricos? De reutilização de materiais a "fósseis" congelados e escavações sensoriais: separamos 12 ideias de brincadeiras para crianças que amam os dinossauros. Vem ver!
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail