Carregando...

Meu amigo dino: 17 livros para crianças que amam dinossauros

Tem abecedário, dicionário poético, guia de curiosidades, informativo histórico, histórias de amor entre dinos, livro de pano para bebês, pop-up e muito mais
Livros infantis sobre dinossauros
  • Publicado em: 06.07.2018
  • Atualização: 11.07.2018

Aqui no Lunetas, sempre desconfiamos da verdades absolutas e das receitas prontas, mas parece haver uma exceção à regra: dinossauros! Arriscamos dizer que, sim, é uma unanimidade. Tanto é que existem até pesquisas comprovando que a curva de aprendizado sobre eles se dá na infância, e mais tarde na vida adulta, quando se tem filhos. Assim, fica difícil contestar:

Finalmente um gráfico que representa a família brasileira ❤🦖 Agora confere essas dicas de brincadeiras pra fazer a alegria da criançada apaixonada por dinos: http://bit.ly/lunetas-brincadeiras-dinossauros

Posted by Portal Lunetas on Wednesday, July 4, 2018

Brincadeiras à parte, os amigos dinos são uma verdadeira febre entre meninas e meninos. Eles estão nas brincadeiras, nos desenhos, nos filmes, nas músicas e, claro, nos livros. Para a sorte das mães, pais e cuidadores, há dezenas deles, cada um com uma proposta diferente de aproximar ainda mais as crianças do mundo dos dinossauros.

Nessa lista que montamos especialmente para os nossos leitores que têm crianças apaixonadas por dinossauros em casa ou na escola, há livros informativos, de ficção, humor, pop-up, para bebês, abecedário e até um dicionário poético para aprender mais sobre esses seres pré-históricos. Nas resenhas abaixo, de autoria das respectivas editoras, você fica sabendo tudo sobre cada uma das obras, e pode acessar o link de compra para incrementar a biblioteca dos pequenos.

“ABCDinos” (Peirópolis), de Celina Bodenmüller, Luiz E. Anelli e Graziella Mattar 

Este abecedário poético, concebido por um paleontólogo entusiasmado, uma escritora estreante e uma ilustradora convicta, traz 26 poemas e uma pílula informativa sobre dinossauros que habitaram diversas partes do planeta. No final do livro há um mapa que indica os locais onde seus fósseis foram encontrados. Essa valiosa herança, deixada há milhões de anos, conta-nos hoje como eram os dinossauros, onde e como viviam, o que comiam e muito mais.

Onde comprar?

 

Peirópolis

“ABCDinos”

“Dinossauros opostos”, de Stephanie Hinton (Brinque-Book)

Este livro estimula a imaginação infantil, aguça a criatividade, a descoberta e é uma ótima forma interativa de introduzir conceitos novos no aprendizado das crianças! Em Dinossauros opostos, os antônimos são introduzidos ao universo infantil por meio de divertidos personagens pré-históricos.

Onde comprar?

 

“Meu amigo Dinossauro”, de Ruth Rocha e Alberto Llinares (Melhoramentos)

Divertido e cativante, este livro conta a história do dinossauro Joaquim, que um dia apareceu no jardim de Miguel e passou a fazer parte da família. Educado e inteligente, Joaquim brincava com as crianças, ajudava nos afazeres domésticos. Gradualmente passou a ensinar um pouco de ciências: de onde vem o petróleo? Como ele se forma? E por que é tão importante na nossa vida?

Onde comprar?

 

“Minicuriosos descobrem os dinossauros”, de Clarice Uba (Editora Lume)

Neste livro, as crianças vão descobrir que o tiranossauro era um super caçador, mas tinha os braços pequeninhos. Que o estegossauro tinha um rabo cheio de espinhos, mas não era nada esperto. Que nem todo dino era gigante, e muitas outras informações curiosas. Com um texto leve e bem humorado, de leitura simples e informações interessantes e atualizadas, Mini curiosos descobrem os dinossauros trabalha o olhar inquisidor dos pequenos, mostrando o quanto o mundo de antigamente era surpreendente e não tão diferente assim do nosso.

Onde comprar?

 

“Dinos do Brasil”, Luiz Eduardo Anelli e Felipe Alves Elias 

Quando pensamos em dinossauros, nossa imaginação voa longe, para um passado remoto, quando gigantes cheios de dentes com garras perigosas circulavam aos montes pela Terra. Sim, há mais de 200 milhões de anos eles viviam espalhados por todos os cantos do planeta, mas nem todos eram tão monstruosos quanto imaginamos. Assim como os répteis de hoje, eles podiam ser muito diferentes uns dos outros. Neste livro você vai saber como os paleontólogos descobriram as formas e os tamanhos dos 23 dinossauros brasileiros e conhecer as histórias que estão por trás dos seus nomes e fósseis. Agora, o mais intrigante de tudo é saber que eles ainda andam por aí. Dá pra acreditar?

Onde comprar? 

Peirópolis

Ilustração interna do livro “Dinos do Brasil”.

“O guia completo dos dinossauros do Brasil”, de Luiz Anelli

De autoria de Luiz Eduardo Anelli, professor do Instituto de Geociências da USP, curador da exposição Dinos na Oca, e ilustrado por Felipe Alves Elias, ambos paleontólogos, O guia completo dos dinossauros do Brasil é o primeiro livro que reúne informações sobre os nossos “dinos”. São mais de vinte espécies estabelecidas a partir dos achados fósseis, desconhecidas da população leiga e até mesmo da comunidade científica, e apresentadas pelo autor de forma contextualizada: o livro traz comparações entre as descobertas no Brasil e na Argentina, país que já conta mais de cem “dinos”. Ao tratar os fósseis como “máquinas do tempo”, capazes de oferecer chaves de entendimento para as dinâmicas dos ciclos da vida e estabelecer a conexão entre os dinossauros e seus descendentes contemporâneos, as aves.

Onde comprar?

 

“Dinossauros e outros monstros – Uma viagem à pré-história do Brasil”, de Luiz Eduardo Anelli e Julio Lacerda

Um belo e inédito livro sobre a pré-história brasileira que oferece uma viagem segura e instigante pelo tempo e descreve, com rigor científico e a clareza e graça de uma narrativa bem construída, os principais episódios da evolução da Terra e das criaturas que sucumbiram a eles. Ao nos conduzir, como em uma máquina do tempo, pela admirável pré-história do Brasil, em tempos e regiões repletas de criaturas curiosas e extravagantes, o paleontólogo Luiz Eduardo Anelli nos proporciona a sensação de sobreviver a terríveis extinções em massa, cruzar rios e mares continentais, desertos e penínsulas vulcânicas, incríveis pantanais, e compreender definitivamente que estudar o passado nos permite entender o presente e imaginar o futuro.

Onde comprar?

 

“Dinossauros: o cotidiano dos dinos como você nunca viu”, de Luiz Anelli (Panda Books)

Os dinossauros habitaram o nosso planeta 230 milhões de anos atrás. Muito tempo, não é mesmo? Mas você sabia que eles não eram tão malvados? Os dinos, como os bichos de hoje, brincavam, subiam nas árvores, nadavam e alguns eram bem desengonçados. Você vai conhecer as regiões em que eles viviam, como era o relacionamento entre os filhotes e seus pais, por que eles têm nomes esquisitos e até como o xixi e o cocô deles ajudam os cientistas a descobrirem mais sobre a vida desses animais incríveis. E não pense que os dinossauros foram extintos. Pode ter um dentro da geladeira da sua casa!

Onde comprar?

 

“Dino e Saura”, de Fernando Vilela (Brinque Book)

Há milhões de anos, na região onde hoje é o Brasil, dois pequenos dinossauros começaram uma amizade improvável“. Certa manhã, o ovo de uma fêmea Oxalaia foi parar no ninho de outra da mesma espécie. Tudo poderia ter passado despercebido se não fosse um pequeno detalhe: os ovos tinham cores diferentes. O filhote vermelho, ao nascer, não é muito bem recebido pelos demais membros da nova família, todos azuis. Só consegue fazer amizade com uma pequena dinossaura do grupo. Sofrendo com tanta incompreensão, Dino resolve ir embora e Saura decide se unir a ele. Juntos, empreendem uma viagem que os leva aos Oxalaias vermelhos, com quem Dino se identifica. Mas o que será de Saura, que se torna diferente agora?

Onde comprar?

Fernando Vilela

“Dino e Saura”, de Fernando Vilela.

 

“Na casa do Leo – Os dinossauros”, de Philip Ardagh (Companhia das Letrinhas)

Este volume da coleção Na Casa do Leo trata do adorado tema dos dinossauros. Ao visitar essa casa incomum, o leitor vai descobrir, por exemplo, qual é o maior dinossauro de todos os tempos; que alguns dinossauros tinham penas, mas não podiam voar; e o que provocou a extinção desses animais.

Onde comprar?

 

“O aniversário do dinossauro”, de Índigo e Elma (Dedo de Prosa)

Arthur faz um ano de idade. Ao olhar as fotografias da sua festa de aniversário ele relembra a ocasião e tenta investigar o que realmente aconteceu. Por meio de comentários sensíveis e perspicazes esse pequeno narrador faz um relato de sua estreia no mundo. A primeira edição do livro “O aniversário do dinossauro”, ilustrado por Elma, Coleção de Aniversários 1, foi selecionada pelo programa PNBE 2014 e pela Fundação Itaú Social 2013.

Onde comprar?

 

“O futuro do Horácio”, de Mauricio de Sousa e Weberson Santiago (Companhia das Letrinhas)

Depois de ajudar um velho dinossauro vidente, Horácio tem seu futuro revelado por ele em uma caverna mágica, e as perspectivas não são muito animadoras: Horácio — e toda a sua espécie — será extinto no futuro! O pequeno tiranossauro fica todo tristonho, mas, quando vê um grupo de seres diferente e bem importante em perigo, não pensa duas vezes antes de agir.

Onde comprar?

 

“Mamãe, por que os dinossauros não vão à escola?”, de Quentein Gréban (Berlendis & Vertecchia)

Quentin faz uso da ironia e do humor nos textos e nas ilustrações do livro, que traz em suas páginas um diálogo entre mãe e filha permeado com os questionamentos da pequena sobre a vida diferente vivida pelos animais. O sentido de cada resposta da mãe se completa com os desenhos sempre surpreendentes e coloridos, preenchendo a página seguinte e carregados de humor do artista. Na contracapa do livro, o autor responde aos curiosos a pergunta que dá título à obra: “Mamãe, por que os dinossauros não vão à escola?”

Onde comprar?

Berlendis & Vertecchia

“Mamãe, por que os dinossauros não vão à escola?” foi o livro selecionado para os leitores iniciantes do Clube de Leitores do nosso parceiro A Taba no mês de setembro de 2017.

 

“Dinossauros do Brasil”, de Luisa Massarani (Editora Cortez)

Você já imaginou um dinossauro pescoçudo de oito metros de comprimento passeando pelas ruas de Uberaba, no triângulo mineiro? Ou, um feroz caçador com seis toneladas e o simpático nome de picnonemossauro caminhando pelo pantanal mato grossense? Essas e outras surpresas (às vezes assustadoras!) sobre os dinossauros nos são apresentadas neste livro, capaz de ampliar ainda mais o encanto natural que sentimos pelo mundo dos dinossauros, com o grande diferencial de tratar na vida desses “bichanos” no território brasileiro.

Onde comprar?

 

“Dinossauros: mais de 500 coisas para encontrar” (Ciranda Cultural)

O tricerátopo Dom e o braquiossauro Téo vão fazer uma incrível viagem para conhecer lugares diferentes, como praias, montanhas geladas e até uma floresta encantada. Aventure-se também procurando e encontrando coisas incríveis com os divertidos Dom e Téo!

Onde comprar?

 

“Bebê dinossauro”, Coleção Meu Livro de Pano (Edições Urborne)

Este é um encantador livro de pano, feito especialmente para os bebês, apresentando o tema do bebê dinossauro. Traz ilustrações em cores vivas e um texto simples para os pequenos praticarem junto com você. Este livro de pano é ideal para iniciar a biblioteca dos pequeninos.

Onde comprar?

 

“Cocô de dinossauro”, de Diane Fox (WMF Martins Fontes)

Cocô não é novidade. Todo o mundo faz, até os dinossauros! E um dia eles resolveram descobrir quem fazia o maior cocô de todos. Este livro conta a história divertida dessa disputa. Levantando as abinhas das ilustrações, você vai ficar sabendo qual foi o resultado da polêmica!

Onde comprar?

“Almanaque dos dinossauros”, de Luiz Eduardo Anelli e Celina Bodenmuller (Moderna)

Dinossauros existiram aos milhões e, dos bilhões de ossos que deixaram, somente uma pequena fração ficou guardada nas rochas. Entretanto, quantas coisas interessantes e incríveis eles nos ensinaram! Muitos outros esqueletos ainda serão descobertos por aí e qualquer pessoa que goste de aventura e de estudar pode ser um caçador de fósseis. Que tal começar por este almanaque?

Onde comprar?

Resumo

Crianças apaixonadas por dinossauros, eis uma realidade que os pais e cuidadores têm que lidar vez ou outra. Para nutrir esse amor, o Lunetas montou uma lista de livros sobre os amigos dinos para incrementar a biblioteca dos pequenos.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail ou WhatsApp