Imagem de um homem com terno preto deitado em uma mesa segurando seus óculos Reprodução "The inventor"
  • Publicado em: 04.11.2019

No mundo de hoje, as crianças certamente ouvem muito as palavras “criatividade” e “inovação”. Junto dessas duas, caminha a invenção. Frutos de processos baseados em tentativa e erro, as invenções são criadas para fazer algo distinto e solucionar problemas.  A criatividade é a capacidade de expressar-se por meio de diferentes linguagens e de criar soluções novas para os problemas identificados nos diferentes cenários e realidades.

A palavra criança é do verbo latim creare (criar), que também provém da raiz credere (crer).

É comum associar a figura do inventor a alguém excêntrico, que vê o mundo de maneira diferente, sempre pensando em como inventar algo que deixe o mundo mais colorido ou funcionando melhor. Em outras palavras, é alguém que vive “inventando moda”, parece muito com as crianças, não?

Trazendo momentos de fracasso, de inspiração, de criatividade e de muito trabalho, nosso parceiro Toda Criança Pode Aprender listou animações que ressaltam os inventores e suas criações.

Animações para inspirar a criatividade das crianças

  • “Grandes Planos”  (Grosse Pläne)

De Irmgard Walthert, o filme aborda um menino inventor se inspira na aptidão de seu irmão mais novo para melhorar sua nova máquina, mas de um jeito inesperado.

  • “Claire”

Dentro de um castelo, uma inventora se inspira na natureza ao seu redor para agradar o rei, já cansado de seus fracassos. A animação é de Alix Arrault, Jules Durand, Arina Korczynski, Margo Roquelaure, Ines Scheiber.

  • “O inventor” (The inventor)

A história, de Alexandre Toufaili, retrata um inventor que só quer resolver um problema do dia a dia, sem ligar para grandes ofertas financeiras — mas também inventa uma solução para que estas parem de lhe importunar.

Leia mais

Por que curiosidade e imaginação são os melhores brinquedos?

Resumo

Nosso parceiro Toda Criança Pode Aprender fez uma seleção de curtas-metragens que ressaltam os inventores e suas criações. Para assistir com as crianças em casa ou na escola.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail

Últimos posts