iStock/arte Lunetas
  • Publicado em: 12.08.2020

Você já percebeu como as crianças são curiosas? Observar formigas levando folhas nas costas, remexer poças de água ou ver a água escorrer pelo ralo são acontecimentos que, apesar de triviais para adultos, são o mundo se apresentando a elas. O Laboratório de Educação convida os pequenos a explorar suas capacidades investigativas e imaginativas, desenvolvendo seus potenciais criativos com algo que todos temos: a sombra! Que tal aproveitar um dia de sol para brincar ou usar uma lanterna para fazer um jogo de sombras nas paredes de casa?

Ideias para brincar com sombras

  • Gestos e movimentos imitando animais, como borboletas e jacarés, são uma ótima pedida!
  • Uma proposta é se movimentar, mostrando como a sombra se mexe junto ao corpo.
  • Desafios envolvendo percepção do espaço são bem vindos: fazer uma sombra de monstro, que pode aumentar e diminuir conforme a movimentação da criança, traz vários resultados conforme a posição do sol ou o método utilizado (como uma lanterna ou flash do celular). 
  • Um teatro de sombras, com peças feitas de papel, tem alto potencial lúdico. 

É importante encorajar a criança a se expressar e investigar, dando espaço para que elas criem suas próprias narrativas imaginárias, com personagens e cenários. 

Leia mais

Aprenda 6 brincadeiras com lanterna superdivertidas

 

Resumo

Às vezes, nem tudo o que é trivial para adultos é para crianças. O Laboratório de Educação trouxe dicas de brincadeiras com sombras, buscando desenvolver o potencial criativo dos pequenos.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail