Decifrando pistas: como organizar uma caça ao tesouro

Tem coisa mais lúdica e estimulante do que brincar de detetive? Nosso parceiro Tempojunto ensina a montar um circuito de caça ao tesouro dentro de casa
Decifrando pistas: como organizar uma caça ao tesouro
  • Publicado em: 30.06.2017
  • Atualização: 23.07.2018

A caça ao tesouro nada mais é do que combinar com as crianças que elas vão precisar encontrar alguma coisa em casa (o tesouro) e, para isso, vão precisar decifrar pistas.

“Vou confessar que dá um trabalhinho fazer essas pistas todas (eu levo uns 45 minutos), mas o resultado compensa, especialmente se você quiser surpreender crianças de sete anos ou mais como uma atividade que é totalmente fora da sua rotina”, comenta Patricia Marinho, do nosso parceiro Tempojunto.

A graça está na elaboração das pistas que podem ser mais fáceis ou difíceis conforme a idade das crianças. Confira as dicas da Patricia Marinho!

  • 1. Caça-palavras 

Para a pista 1, eu escolhi onde estaria a pista seguinte. O escolhido foi o telefone. Aí eu fiz um caça-palavras em que primeiro coloque as letras que formam a palavra telefone e depois enchi os outros espaços com as letras que formam a palavra AMAR e escrevi o seguinte verso:

Corte as letras
da palavra AMAR
e monte uma palavra
com o que sobrar

Tempojunto

Primeira pista: caça palavras.

  • 2. Letras do telefone

Quando a Carol e os primos chegaram no telefone, encontram um papel com a seguinte sequência de números: 87622367. Eu tive que explicar que as teclas do telefone possuem letras e números e eles tinham que decifrar a pista buscando as letras correspondentes aos números no teclado. A resposta era “TROCADOR”.

  • 3. Decifre as palavras

Se o lugar do esconderijo for composto de mais de uma palavra, você pode fazer como eu fiz na pista três. Coloquei um sinônimo das palavras que eles precisavam decifrar e dei a dica mostrando, com os quadradinhos, quantas letras as palavras possuem.

  • 4. Charadas

Você pode fazer charadas. Por exemplo, nesse meu jogo, a pista para congelador era “O Frio nunca vai me incomodar”. Para a televisão “Eu sempre faço companhia quando você está sozinho”. Note que eu estava brincando com crianças de oito a 13 anos e por isso as pistas precisavam ser difíceis.

Tempojunto

Como fazer uma Caça ao Tesouro para divertir as crianças.

Leia também:

A brincadeira se faz com a vida, e não com produtos comprados

‘Brincadeira traz alegria, e alegria cura’, defende educador

Resumo

A caça ao tesouro nada mais é do que combinar com as crianças que elas vão precisar encontrar alguma coisa em casa e para isso vão precisar decifrar pistas.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail