Dá o play: 23 podcasts infantis para a alegria das crianças

Lista contém podcasts dedicados às crianças com contação de histórias, curiosidades e protagonismo infantil
iStock/arte Lunetas
  • Publicado em: 09.04.2020
  • Atualização: 15.07.2022
da Redação

Devido à pandemia de coronavírus, a internet acabou se tornando uma ferramenta imprescindível para trabalhar, manter contato com outras pessoas e também para o consumo de cultura, educação e entretenimento – estima-se que 57% dos brasileiros começaram a ouvir podcasts na pandemia, segundo o Ibope. Anteriormente, o Lunetas publicou uma lista de podcasts sobre diversas temáticas da infância voltadas para adultos, abordando temas como parentalidade, educação e alimentação, mas como ficam os pequenos nesta cruzada? Por isso, reunimos 23 podcasts infantis, com histórias e curiosidades para diverti-las.

Repensando o entretenimento on-line

Inúmeros músicos promovendo shows, artistas criando festivais de teatro infantil pela web, editoras abrindo seus catálogos de livros, contadores de histórias fazendo lives para entreter os pequenos e plataformas disponibilizando gratuitamente filmes inspiradores apareceram durante o período de quarentena, para ajudar a viver o período de maneira mais leve. Com a vacinação fazendo as coisas voltarem aos eixos, muitas das atividades retomaram ao presencial, mas o hábito de ouvir podcasts ficou para muita gente.

Quando o assunto é infância, já existem muitos podcasters brasileiros que se dedicam exclusivamente a criar conteúdo para pais e cuidadores: afinal, há muito a se abordar sobre gestação, parto, maternidades e paternidades, infância, e por aí vai. Mas o universo dos podcasts infantis ganha cada vez mais força quando pensamos em conteúdos voltados diretamente às crianças, mostrando uma possibilidade de divertimento que reduz o uso de telas e estimula a imaginação e criatividade dos pequenos.

Confira a lista com 23 podcasts infantis

  • Histórias de ninar para garotas rebeldes

Inspirado na obra homônima das escritoras italianas Elena Favilli e Francesca Cavalo, o podcast, criado por Ju Wallauer, responsável também pelo Mamilos, traz 11 histórias de mulheres incríveis do passado e do presente. Já participaram a cantora Daniela Mercury, a apresentadora Sarah Oliveira, a youtuber Jout Jout, a cineasta Estela Renner, a apresentadora Astrid Fontenelle para contar a vida de mulheres fortes: a cantora Maria Callas, a cientista Margaret Hamilton, a pirata Grace O’Malley, a artista Frida Kahlo e a espiã norte-americana Virginia Hall. Um podcast para a família ouvir junto e valorizar mulheres que fazem parte da nossa história.

  • Calunguinha

Criado por Lucas Moura e Stela Nesrine, o podcast “Calunguinha – O cantador de histórias” traz em cada episódio uma personalidade negra do Brasil e do mundo, que participa da contação de história e inspira contos de ninar. O podcast faz parte de uma iniciativa global que selecionou 20 ideias de podcasts inovadores feitos por pessoas negras e indígenas.

  • Pirimbim

Pirimbim” convida as crianças a habitarem o mundo por meio da escuta e da imaginação. Com aventuras de aproximadamente 10 minutos cada, o podcast incentiva o pequeno ouvinte a entrar em contato com a natureza, ver os bichos falando, flores cantando e muito mais. O podcast pode ser ouvido na página oficial do programa.

  • E se… podcast

É só começar a escutar aquelas perguntas inusitadas nas vozes da Luiza e do Bruno que você pode se pegar sorrindo sozinho enquanto ouve o podcast. A ideia surgiu quando Bruno precisava fazer um trabalho de aula utilizando qualquer tipo de mídia e seu pai, Samuel Leite, jornalista e publicitário, sugeriu criar um podcast. Foi desse piloto que nasceu o “E se… podcast?”, em que o trio mais convidados discutem grandes temas da vida. Entre os vários “e se” que nos fazem pensar com o olhar e a curiosidade únicas das crianças, perguntas como “e se pudéssemos voar?”, “e se os dinossauros não tivessem sido extintos?, “e se não existissem regras?”.

  • Ideia de criança

No mesmo contexto, Thiago Queiroz, criador do “Paizinho, vírgula”, lançou o podcast junto com seus filhos Dante e Gael, para entender como as crianças pensam o mundo. No primeiro episódio, lançado no início da quarentena, eles falam sobre o novo coronavírus, cuidados e ciclo de transmissão da doença.

  • Conta pra mim?

Com o estilo de contação de histórias (ou storytelling), Thiago Queiroz e a atriz e contadora de histórias Fafá Conta criaram o podcast “Conta para mim?”, no qual interpretam histórias lindas para crianças, com direito a efeitos sonoros, música e um clima que nos ajuda a imaginar e se transportar a outros lugares a cada palavra.

  • Podventura

Seguindo também o estilo storytelling, o podcast foi criado pelo pai e publicitário Fernando Rodrigues. Dividido em 13 episódios, ele conta a história de uma família de porquinhos, os Três Irmãos em Perigo num Mundo Cruel, que deve ser transformada em livro.

  • Hora da historinha com CoComelon

Em um mundo cheio de tristeza, nem tudo precisa fazer chorar: em “CoComelon”, 42 histórias clássicas trazem lições positivas e educativas para crianças e pais. Rimas e efeitos sonoros fazem o “efeito CoComelon”, que preza pela ludicidade e inovação na maneira de narrar e encantar.

  • Coisa de criança

Como funciona o cérebro? Como nascem os vulcões? Por que sentimos tédio? Feito para crianças ávidas em descobrir o mundo que as cerca, “Coisa de criança” oferece respostas curiosas para perguntas curiosas, explicando tudo o que ninguém quer explicar em três temporadas de programa.

  • Historinhas para dormir bem

Amor, amizade e empatia: os três temas norteiam as narrativas de “Historinhas para dormir bem”, podcast nascido no início da pandemia. Renzo Querzoli, um vovô ex-publicitário de 68 anos, conta histórias do universo lúdico da “Casa dos vovôs”, transformando diversos bichos em protagonistas de aventuras.

  • Palavra Cantada em histórias

Seja com um rato que prefere mil vezes um beijo brilhante da lua ou com um Brasil Pindorama antes de Pedro Álvares Cabral, o Palavra Cantada sempre tem alguma história para contar. Que tal conhecer algumas em formato de podcast? Fábulas, narrativas tradicionais ou baseadas no repertório da dupla compõem o repertório do programa.

  • SciKids

Crianças curiosas em descobrir como o mundo funciona são as protagonistas de “SciKids”: elas perguntam, os cientistas respondem. Como fala o ditado popular: “‘porque sim’ não é resposta!”

  • Imagina só

Seja “Cachinhos dourados e os três ursos” ou uma narrativa original escrita com carinho e cuidado, o pessoal do “Imagina só” traz diversos contos para aguçar a criatividade dos pequenos.

  • Era uma vez um podcast

No carro, antes de dormir, escovando os dentes ou chegando da escola, toda hora é hora de ouvir uma boa história! Contos de fadas, fábulas e histórias originais integram o repertório de “Era uma vez um podcast”, um espaço onde a imaginação não precisa ter limites.

  • Fafá conta

Tem contos clássicos como “Chapeuzinho vermelho” e “João e Maria”, tem contos indígenas como “Txopai e Itôhã” do povo pataxó, tem cordel sobre o orixá Ogum e também tem causos de natal, ano novo, páscoa ou carnaval. Não importa a ocasião, a Fafá sempre tem uma boa história para contar! Das mais famosas às anônimas, toda história ganha espaço neste podcast.

  • Deixa que eu conto

Ouvir histórias, brincar, aprender e se divertir: essa é a premissa do “Deixa que eu conto”, podcast do Unicef voltado às crianças em idade pré-escolar e em processo de alfabetização.

  • A incrível nave sonora

Para estimular a criatividade dos pequenos com um mix de experiências sonoras e arte, “A incrível nave sonora” leva os ouvintes para uma escuta guiada que passa por diversos ambientes: cidades, florestas, fundo do mar, caverna e até mesmo para dentro de um vulcão! Tudo narrado pelo Comandante da Nave, interpretado por Ricardo Fábio (o intérprete de ‘Pocoyo’).

  • Contos da capivara

Uma loja fantástica de sucata, uma cientista que vira árvore e uma menina que se sente parte da natureza são algumas das histórias do podcast “Contos da capivara”, que ensina sobre sustentabilidade e meio ambiente de forma lúdica para os pequenos. Todos os episódios contam com a narração da capivara Clara, que traz dicas para crianças, pais e responsáveis levarem uma vida mais sustentável.

  • Programa maritaca

Contação de histórias, música, brincadeiras e dicas de livros: o Programa maritaca existe para as crianças ouvirem, imaginarem e brincarem, por meio de cores, animais, contos populares e tudo o que for possível de ser transmitido por meio do som.

  • Vem ouvir essa história

“Vem ouvir essa história” é um podcast que convida as crianças a viajarem para bem longe com a imaginação: aventuras, contos rítmicos, poesia e figuras históricas são algumas das possibilidades que o podcast oferece para os pequenos. Ache um lugarzinho confortável, se acomode e feche os olhos, se quiser, que a história vai começar!

  • Mana Banana histórias infantis

“Interação humana por meio da arte, dos livros, das histórias”: este é o Mana Banana, podcast de contação de histórias que nasceu no começo da pandemia, criado por Janaína Luana. A arquiteta, que sempre contou histórias para os filhos, viu no podcast uma possibilidade da vida fazer sentido em períodos rodeados de tristeza.

  • Livros que amamos

Muita contação de histórias embala o “Livros que amamos”, podcast produzido, em português, por Denise Gomes, que está morando na Austrália com seus dois filhos. Aqui, o intercâmbio e a diversidade cultural das histórias encantam os pequenos!

  • O mundo mágico das histórias

Bianca, Carolina e convidados leem histórias dos mais diversos livros infantis que existem pelo mundo. Efeitos sonoros fazem cada aventura ficar ainda mais divertida e curiosa.

Resumo

Uma lista de 23 podcasts para serem ouvidos por crianças. Contação de histórias, curiosidades e o protagonismo das crianças são algumas das possibilidades nesse vasto universo dos podcasts infantis.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail

Últimos posts