Carregando...

Escutar ensina: conheça 15 podcasts sobre infância para seguir já

Parentalidade, educação, amamentação, desafios e desabafos sobre educar uma criança para ouvir onde você estiver
podcasts Istock
  • Publicado em: 20.05.2019
da Redação

O consumo, produção e disseminação de podcasts está em crescimento no Brasil. Mas, apesar de ser um produto com mais de dez anos de existência, ele ainda é uma novidade para muita gente que está se familiarizando com essa plataforma.

O aparente paradoxo é comum a quase toda novidade, e os dados confirmam: uma pesquisa do Ibope aponta que 40% dos brasileiros com acesso a internet – o que equivale a 50 milhões dos 120 milhões de usuários – já ouviram podcast, enquanto 19% são ouvintes regulares e 32% ainda não conhecem a mídia.

Podcast e gênero – Os homens representam 45% daqueles que já ouviram podcast ao menos uma vez.  Entre as mulheres, esse percentual cai para 36%. Em meio aos jovens, o podcast já foi ouvido por 47%. No grupo dos mais velhos, 30%. Entre os que menos ouvem podcasts estão mulheres e internautas com mais de 55 anos. (Fonte: Meio & Mensagem).

Por onde começar?

Uma busca rápida por um assunto de interesse nas plataformas que hospedam podcasts – como Spotify e Soundcloud – traz centenas de resultados. A oferta é grande e crescente, mas e a qualidade?

Pensando nisso, o Lunetas preparou uma lista de podcasts que abordam nossos temas: infâncias, famílias, vínculos afetivos, amamentação, alimentação, parentalidade, educação. Alguns são recém-criados e outros já estão há algum tempo no ar, e dialogam de forma bem-humorada, delicada e cuidada sobre assuntos fundamentais para pais, mães e educadores.

Para ouvir no ônibus, no metrô, no carro e em casa, tudo o que você precisa saber para promover o desenvolvimento integral de uma criança. Dá o play!

  • 1. Tricô de pais

Paternidade, masculinidade, filhos e vida. Este é o mote do Tricô de pais, conduzido por Thiago Queiroz – o Paizinho, vírgula, Victor Ourives e Thiago Berto.  Os últimos episódios do programa foram BLW e introdução alimentar, e babywearing.

  • 2. Fala aí, professor

Um programa criado para dar voz aos professores brasileiros e compartilhar desafios e angústias enfrentados na rotina escolar, conduzido por Leandro, editor da revista Nova Escola.

  • 3. Podcast é a mãe

Toda semana, as mães e jornalistas Juliana Tiraboschi, Bárbara dos Anjos Lima e Andrezza Duarte promovem um bate-papo sincero entre mulheres sobre maternidade real.

  • 4. Mãezonas da porra

Um podcast sobre maternidade e feminismo, por Martha Lopes e Marcella Chartier. Assuntos como igualdade de gênero na criação dos filhos, romantização da maternidade e culpabilização estão na pauta do programa.

  • 5. AfroPai

AfroPai é um podcast sobre paternidade negra. “Queremos romper com as estruturas. Queremos falar das nossas crias, das nossas experiências, das nossas angústias e medos e, principalmente, da nossa negritude”.

  • 6. Conexão Feminista

Bate-papos feministas entre duas amigas e eventuais convidadas. Dente as pautas, estão maternidade, licença parental, tecnologia, política e LGBTfobia.

  • 7. Maria vai com as outras

Um programa da rádio Piauí sobre mulher e mercado de trabalho, apresentado pela jornalista Branca Vianna. Padrões de beleza, autoestima, divisão sexual do trabalho e empreendedorismo feminino são alguns dos assuntos.

  • 8. Rede Nacional Primeira Infância

O Roda Educativa é um programa da RNPI (Rede Nacional Primeira Infância), criado para propor um canal aberto de diálogo sobre as infâncias brasileiras.

  • 9. Timirim, o podcast

O programa foi criado por duas mulheres lactantes para compartilhar experiências sobre gravidez, parto e primeiros passos no universo da maternidade.

  • 10. Maternitretas

Idealização da maternidade, educação, igualdade e conflitos emocionais de ser mãe nestes tempos são alguns dos assuntos discutidos no Maternitretas.

  • 11. Entre Fraldas 

O Entre Fraldas é um podcast semanal, feito por dois pais, para compartilhar informações, opiniões e experiências sobre a criação de filhos, sobretudo de bebês. Os temas são diversos, como papéis de gênero em desenhos animados, brincadeiras de zero a dois anos, como lidar com as birras, entre outros.

  • 12. Sinuca de Bicos

“Um podcast que mete o bico na maternidade real”, assim se define o programa, que aborda temas diversos sobre a criação de filhos, com empatia, humor e diversidade.

  • 13.  Balaio de pais

Uma conversa franca de homens para homens sobre as dores e delícias de ser pai, criando um espaço seguro para discutir sobre erros e acertos da paternidade.

  • 14. Tamo Junto

Uma conversa sobre as alegrias e durezas da vida com filhos e em casal. Através de perguntas enviadas por e-mail, Anne e Thiago dividem suas experiências, porque estamos todos juntos, no mesmo barco.

  • 15. GNH Podcast 

Podcast do Gerando Novas Histórias para falar sobre maternidade baseada em vivências reais, com informação e bom humor.

Resumo

Reunimos 15 podcasts sobre infância para você que é mãe, pai, professor ou interessado em aprender sobre o universo da criança. Para ouvir no carro, em casa ou na rua, e lembrar que informação acalma, acolhe e ensina.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail ou WhatsApp