Xô, tristeza! 6 músicas para fazer as crianças sorrirem

Por meio da música e da dança, é possível ajudar os pequenos a lidarem melhor com os sentimentos em dias difíceis

Da redação Publicado em 04.01.2024
menino branco com camisa cinza usa fone de ouvidos e parece cantar uma música.
OUVIR

Resumo

A música é capaz de oferecer uma forma única de comunicação, permitindo que os pequenos se expressem além das palavras. Ela também pode ajudar na liberação de sentimentos negativos. Por isso, o Lunetas traz seis dicas de músicas, especialmente para os dias difíceis.

Desde a gestação, o som do coração é um tambor que anuncia sensações: do líquido amniótico se movendo como um mar à voz dos pais que entoam cantigas ancestrais. Assim, as músicas oferecem uma forma única de comunicação, permitindo que os pequenos expressem suas emoções de uma maneira que vai além das palavras.

Por isso, dançar ao ritmo de uma melodia animada ou cantar uma canção favorita pode ajudar na liberação emocional. Sobretudo, se as crianças se conectarem verdadeiramente com a energia do momento. Desse modo, o Lunetas preparou uma lista de músicas poderosas para dar aquela forcinha amiga durante os dias mais difíceis. Bora sorrir?

1. “Canção da primavera” (Crianceiras)

Com uma melodia suave e divertida, a “Canção da primavera” é uma das faixas que compõe o projeto “Crianceiras”. São 10 poemas de Manoel de Barros musicados pelo cantor e compositor Márcio de Camilo para o público infantil. Suas canções despertam a sensação de viver um dia de primavera, recheado de flores coloridas, temperatura amena e pés descalços na grama.

2. “Nossa tribo está em festa” (Palavra Cantada)

Ainda sobre as estações do ano, o verão também é um momento que inspira alegria. Sabendo disso, o grupo Palavra Cantada trouxe na música “Nossa tribo está em festa” a sensação de viver um dia ensolarado, junto das pessoas amadas. Tudo isso com direito a um mergulho no mar e picolé para refrescar.

3. “Pitanga” (Isadora Canto)

Beijo de esquimó como os da vovó, cheiro de jasmim, girassóis no jardim e banho de chuva. Certamente, estes elementos causam sensação de acolhimento só de pensar, né? É assim que a música “Pitanga”, de Isadora Canto, inspira e saúda as brincadeiras, como se todo dia fosse sexta-feira. Uma das faixas do projeto “Acalanto”, álbum que propõe uma vivência única e profunda. Trata-se de uma conversa por meio da música, que fortalece o vínculo entre mãe, pai e bebê, antes e depois do nascimento.

4. “A tristeza vai passar” (Mundo Bita)

Existem dias que são mais cinzas do que outros. Por isso, com a proposta de criar uma atmosfera de acolhimento, o Mundo Bita criou a música “A tristeza vai passar”. Antes de mais nada, para lembrar os pequenos de que qualquer situação pode melhorar após um abraço de verdade.

5. “Tum pá” (Badulaque + Barbatuques)

Em ritmo animado, em tom de tutorial, os grupos Badulaque e Barbatuques fizeram a música “Tum pá” para ensinar as crianças a tirarem som de seus próprios corpos. Ambos os grupos são especialistas em criar músicas a partir de percussão corporal, bugigangas eletrônicas, sapateado etc. Sem dúvida, uma forma de aguçar os sentidos, descobrir possibilidades com o corpo e se divertir.

6. “Pão de queijo” (Bolofofos)

Um batidão que empolga, com uma letra fácil e deliciosa. Quem resiste a um pão de queijo – e ao funk? Os “Bolofofos” fazem parte de um projeto musical criado em 2014 por Eduardo San Marino. A ideia surgiu quando o compositor teve seu segundo filho e estava procurando conteúdos infantis. Sucesso entre as crianças, as músicas são para arrastar o sofá, dançar, pular e cantar alto.

Leia mais

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS