Carregando...

Pão de queijo sem queijo? Conheça o ‘pão de beijo’ e se apaixone!

Também chamada de "pão de beijo", essa receita não tem glúten nem lactose, e é zero conservantes. Aprenda a fazer!
Pão de queijo vegano sem lactose e sem glúten iStock
  • Publicado em: 07.11.2018
da Redação

Vale afirmar sem medo de errar que o pão de queijo é uma das comidas mais queridas do povo brasileiro. Não é à toa que tanta gente sente falta dele quando passa um tempo morando fora do país. Esse pão 100% brasileiro possui versões veganas de dar água na boca, e que não deixam nada a dever para o original.

A apresentadora Bela Gil ensina a fazer um pão de queijo vegano, sem lactose, sem glúten e sem conservantes.  Publicada originalmente no site da culinarista, a receita leva mandioquinha ou batata baroa no lugar do queijo, dando um sabor mais suave, mais igualmente gosto e crocante.

Também conhecido popularmente como “pão de beijo” ou “pão de quê” – dependendo da região do país – ele é uma opção mais saudável para o café da manhã das crianças, e também para os celíacos que precisam eliminar o glúten da dieta.

Outra dica para incrementar essa receita é adicionar grãos como linhaça ou gergelim, ou pitadas de especiarias como cardamomo e cúrcuma, tornando o pão de beijo mais funcional e digestivo.

Aprenda a fazer

Ingredientes

  • 200g de polvilho azedo;
  • 300g de polvillho doce;
  • 150ml de azeite de oliva;
  • 500g de mandioquinha (cozida e espremida);
  • 1/3 de xícara de água
  • 1 colher de chá de sal marinho
  • 1 colher de sopa de orégano, alecrim, manjericão ou açafrão da terra (para ficar mais amarelo).

Modo de preparo:

Misture o polvilho doce, o azedo, sal, ervas e óleo em uma tigela grande. Acrescente o purê de mandioquinha e, aos poucos, vá adicionando a água. Misture a massa até ficar homogênea. Faça os pães do tamanho e formato que desejar.

Depois, pré-aqueça o forno (10 minutos) a 180 C. Sem untar a forma, coloque os pães em uma assadeira e deixe no forno por 20 a 25 minutos, dependendo do forno. Se necessário, após estes 20 minutos, aumente um pouco o forno (por volta dos 205 C) para dourar um pouco, por cerca de 15 minutos.

Rendimento: 36 pães
Tempo de preparo: 50 minutos

Conheça mais receitas simples:

Raiou o dia: 9 receitas fáceis para inovar no café da manhã

Resumo

Precisando de inspiração para o café da manhã ou lanchinho da tarde? Conheça essa versão de pão de queijo vegano de mandioquinha. Saudável, a receita é sem glúten, sem lactose e sem conservantes.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail ou WhatsApp