Carregando...

10 livros para crianças em fase de alfabetização

Aprender a ler e escrever é um marco no desenvolvimento das crianças. E a literatura pode ser uma aliada nesse processo
10 livros para crianças em fase de alfabetização
  • Publicado em: 09.02.2017
  • Atualização: 15.05.2018

E quando menos percebemos, o bebê cresceu e está na fase da alfabetização. Livros infantis para crianças em fase de alfabetização podem ser um excelente material para ajudar as crianças a florescerem como grandes leitores.

Existem alguns gêneros que possuem uma composição que favorece a descoberta das relações entre as letras e os sons, permitindo que as crianças possam compreender, mais facilmente, como se organiza a nossa escrita.

  • Abecedários: assim que começam a reconhecer as letras e seus nomes, as crianças que estão aprendendo a ler e a escrever costumam relacionar palavras e textos conhecidos aos sons que começam a descobrir. Por isso,  bons abecedários – que exploram a forma e também a sonoridade das letras – facilitam o seu reconhecimento e, quando bem explorados, tornam a leitura uma deliciosa brincadeira.
  • Contos de fadas: tão antigas quanto o próprio tempo, essas histórias fazem parte da cultura ocidental, sendo transmitidas de geração em geração desde as sociedades primitivas. Elas constituem um acervo a ser preservado e oferecido aos pequenos leitores para ampliar seu repertório, alimentando seu mundo simbólico.
  • Contos de acumulação: perfeitas para serem lidas em voz alta, essas histórias possuem um enredo que se repete, com novos personagens que surgem a todo momento sempre dispostos a resolver um problema. Como são fáceis de memorizar, logo os pequenos percebem os elementos que se repetem no texto e antecipam o que vai acontecer a cada página, participando ativamente da leitura.
  • Contos de repetição: de novo! De novo! Com enredos em que predomina a repetição de palavras e expressões, esses livros contém histórias fáceis de memorizar, tornando as crianças capazes de “ler ” os textos, mesmo quando ainda não sabem ler convencionalmente.
  • Cantigas e parlendas: com musicalidade e ritmos marcantes, esses textos chamam a atenção para a sonoridade das palavras – aspecto essencial para crianças em fase de alfabetização. Além disso, esses textos fazem parte do patrimônio cultural da infância e permitem uma aproximação entre pais e filhos que poderão relembrar e compartilhar suas brincadeiras.
  • Poemas: as crianças, segundo Drummond, são poetas por natureza. E quando começam a pensar sobre as palavras, seus sons e significados, brincam e jogam – a todo momento – com os textos que lêem e recitam. Por isso, para aqueles que estão começando a descobrir os mistérios da leitura e da escrita, livros de poemas são fundamentais.

Pensando em trazer ainda mais magia para essa etapa tão importante da vida, A Taba preparou uma lista com 30 livros infantis para crianças em fase de alfabetização, confira alguns títulos dessa seleção.

1. “Uma letra puxa a outra”, de José Paulo Paes
Uma cartilha moderna em que cada letra do alfabeto ganha uma quadrinha, composta com recursos de rima e ritmo que ajudam a memorização. A letra s, por exemplo, é assim: “O sapo saltou na sopa/ de um sujeito que, sem mais papo, / deu-lhe um sopapo e gritou: – Opa!/ Não tomo sopa de sapo!“. As ilustrações seguem de perto o texto.
2. “Alfabarte”, de Anne Guéry e Olivier Dussutour
A de arte, B de belo, C de criatividade. Este é um livro para quem gosta de procurar detalhes escondidos nas ilustrações — e para quem é apreciador de arte. Em cada uma das 26 obras de mestres da pintura ocidental apresentadas aqui, o leitor deverá encontrar uma letra do alfabeto. Se alguma delas estiver muito camuflada, é possível conferir a resposta no final do livro, onde também há informações sobre a vida desses pintores. Além de apreciar os quadros, as crianças vão fazer muitas outras descobertas que só a arte pode proporcionar.
3. “Abecedário de bichos brasileiros”, de Geraldo Valerio
Depois de Abecedário de aves brasileiras, Geraldo Valério confirma seu virtuosismo na arte das colagens retratando animais de várias famílias da fauna brasileira. Acompanham as ilustrações algumas informações básicas sobre cada espécime, elaboradas pelo biólogo Humberto Conzo Junior.
4. “Salada, Saladinha. Parlendas”, de Maria José Nóbrega
Salada, saladinha já vem temperadinha com sal, pimenta e parlendas de primeiríssima qualidade. Barra-manteiga, corre cutia, Esconde bem, que já te vi. Quem quer entrar na brincadeira, abra este livro aqui.
5. “Bão-Ba-La-Lão e outras parlendas”, de Silvio Romero
Este livro reúne parlendas recolhidas por Sílvio Romero no final do século XIX. São versos bem-humorados que proporcionam um contato com o lirismo de nossa cultura popular.
6. “Menino Drummond”, de Carlos Drummond de Andrade
A infância, assim como a memória, o amor e a família, sempre fez parte dos versos de Carlos Drummond de Andrade. Sensíveis, engraçados e irônicos, os poemas reunidos neste livro – selecionados com cuidado e ilustrados com delicadeza por Angela-Lago – mostram as diferentes faces do grande autor mineiro. São versos em que Drummond relembra seus tempos de menino e recorda as descobertas da infância.
7. “Brasil for Children 30 Canções Brasileiras Para Brincar e Dançar”, de Francisco Marques e Larissa Ribeiro
Este livro reúne trinta canções brasileiras – tradicionais, adaptadas e criadas. Este “baú do tesouro” guarda trinta pedrinhas de brilhantes, trinta canções que fazem parte da infância dos nossos avós, músicas que vieram de outros países e foram temperadas com os ritmos do Brasil, cantigas que nossos filhos transformaram em brincadeiras, canções de ninar que nossas mães cantavam, melodias que proporcionam o encontro de muitas gerações.
8. “Quem quer brincar comigo?”, de Tino Freitas e Ivan Zigg
É engraçado imaginar como “a casa da menina toda tarde se agiganta e ninguém mais se espanta com tanta visita esquisita”: o patinho Todi, o gato Salgado, o porquinho Rosado, a vaca Pintada e até… pasmem – o lobo Furacão! Ao desdobrar as páginas, o leitor se enche de curiosidade e embarca na fantasia, vivenciando a melodia das palavras e a beleza das imagens.
9. “Bichos de cá”, de Edson Penha e Xavier Bartaburu
Os bichos da fauna brasileira apresentados de uma forma inédita: música, informação e belas ilustrações mostram a beleza da nossa fauna, encantando crianças e adultos.
10. “Poemas para brincar”, de José Paulo Paes
As palavras se renovam e se apresentam como um novo convite à brincadeira a cada instante. Essa é a magia de Poemas para Brincar, do grande poeta José Paulo Paes.

Resumo

Os pequenos cresceram e chegou a hora de começar a alfabetização. Confira uma lista de livros para crianças em fase de alfabetização. A seleção dos títulos é do nosso parceiro A Taba.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail ou WhatsApp