15 ideias de brincadeiras para fazer com elementos da natureza

Almanaque compila sugestões de como as crianças podem se conectar à natureza de forma divertida e transformá-la em brincadeira
iStock/arte Lunetas
  • Publicado em: 09.02.2022
da Redação

Em um almanaque cheiinho de ideias, a artista Estéfi Machado convida a perceber a infinidade de possibilidades de criar brincadeiras com elementos que a natureza nos oferece diariamente. “Um convite para que vocês também possam ir para o lado de fora para se conectarem com o lado de dentro”, escreve na abertura do material.

Diante das emergências climáticas que estamos enfrentando – e que serão herdadas pelas crianças de hoje -, a proposta de reconexão com a natureza por meio do brincar assume um caráter de urgência. Afinal, as crianças só poderão defender aquilo que amam.

“Quando a criança brinca, ela não aprende conceitos, ela aprende a perceber o que há de vivo dentro das coisas.” – Renata Meireles

Então, selecionamos algumas ideias da artista para que você e os pequenos possam ter bons momentos junto à natureza. O material com 30 propostas de brincadeiras está disponível para baixar gratuitamente.

Para reproduzir essas ideias, é bom ter à mão:
– tesoura/estilete
– cola/fita crepe
– papel e papelão
Os elementos naturais – galhos, folhas, flores, cascas e sementes – você vai encontrar com as crianças em meio à natureza (talvez seja essa a melhor parte da brincadeira!).

Acompanhe 15 ideias para transformar elementos da natureza em brincadeira:

Clique na seta ao lado para ver a foto de cada brincadeira e se inspirar com estas ideias!

Leia mais

Emergência climática e as infâncias: por um futuro no presente

Resumo

Um inspirador almanaque reúne ideias criativas e fáceis de executar para transformar elementos da natureza em brincadeiras junto com as crianças.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail