Músicas com conteúdo socioemocional para a primeira infância

Série de vídeos está disponível no canal do Blockos no YouTube com músicas originais interpretadas por famosos
Divulgação/arte Lunetas
  • Publicado em: 21.08.2020
da Redação

A série de vídeos musicais para a primeira infância Blockos aborda temas relevantes focados na educação socioemocional, promovendo trocas de qualidade entre as crianças e a família ou em sala de aula. Com apoio do ProAC, a primeira temporada traz músicas originais com a participação dos cantores Zeca Baleiro, Fernanda Abreu, Céu, Sérgio Loroza e Marcelo Pretto, do Barbatuques. Cada um no seu ritmo, mas sempre um jeito divertido de envolver as crianças enquanto aprendem. 

Formada por cinco episódios, a série animada completa está disponível, gratuitamente, no canal do Blockos no YouTube, com tradução em Libras (dá para acessar também a versão dos vídeos sem Libras aqui). Olha a apresentação que legal!

Acompanhe a seguir uma breve descrição sobre os vídeos musicais Blockos e chame os pequenos para dar o play um por um!

Brincar de Pular, com Sérgio Loroza

Para desenvolver habilidades motoras, vamos pular imitando os animais, que pulam cada um do seu jeito, com o máximo respeito às diferenças – o canguru que pula com o filhote no colinho, o elefante que quando pula balança o mundo inteiro e, de galho em galho, pula o macaco. Tem até a minhoca que não consegue pular, mas pula para dentro do buraco! Qual animal você vai imitar?

Birra, com Zeca Baleiro

Para brincar, precisa deixar a birra pra lá. Então, cantamos: “Xô, pirraça. Xô, pirraça. Você não tem graça. Tô de boa, tô de bem. Nem vem que não tem”. Você já se decidiu? A birra vai ficar ou já partiu? Isso mesmo, sabendo lidar com as frustrações sobra mais tempo para se divertir.

Pomar, com Céu

No pomar, observamos que a jabuticabeira jabuticabou e o abacateiro ainda não abacatou, mas a pitangueira começou a pitangar. Cada fruta tem a sua temporada, precisa saber esperar. Afinal, “tudo tem seu tempo de desabrochar e de acabar”. E agora, qual semente você vai plantar?

Cada um tem seu jeito, com Fernanda Abreu

As formas geométricas que estão em todos os lugares nos mostram que “cada um tem seu jeito, cada um tem seu lado”. Tudo se encaixa, basta a gente respeitar o espaço das diferenças. Que formas consegue enxergar aí à sua volta?

Truque do Batuque, com Marcelo Pretto

Vamos explorar os sons que o corpo faz, como um grande instrumento? Nessa banda, todo barulho é bem-vindo! Mãos, dedos, pé, boca e até o nariz – descubra a musicalidade de cada parte, é o seu truque para o batuque!

Depois de assistir aos vídeos musicais Blockos e seus episódios direcionados ao desenvolvimento socioemocional de crianças durante os primeiros anos de vida, dá para explorar brincadeiras e exercícios complementares sugeridas por profissionais das áreas de educação, artes e saúde. O “Livro de Atividades Blockos” pode ser acessado gratuitamente aqui.

Resumo

A turminha Blockos recebe as vozes de cantores como Zeca Baleiro e Céu para fazer a festa e ensinar às crianças habilidades socioemocionais com muita música e diversão!
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail