Parlendas: textos curtos e rimados que divertem gerações
- Publicado em: 28.07.2020
Você pode não conhecer pelo nome parlendas, mas certamente sabe reproduzir alguma versão se alguém puxar o ritmo de
Hoje é domingo, pede cachimbo, o cachimbo é de barro…
Crianças por gerações a fio se divertem com essas palavras arranjadas em pequenas construções tão fáceis de guardar que acabam sendo memorizadas e passadas de boca em boca através do tempo. Parlendas são pequenos textos com temática infantil considerados literatura oral, por essa capacidade de transmissão e seu potencial de contagiar todos à sua volta, e uma verdadeira expressão da cultura popular brasileira.
Então, para recuperar e fazer circular essas parlendas nas brincadeiras de hoje, o Laboratório de Educação promove leituras em seu canal Toda Criança, viabilizando o contato das crianças com esses textos criativos e cheios de rimas e ritmos, uma maneira de brincar com as palavras.
Neste vídeo, a leitura é do livro “Parlendas para brincar” (Panda Books), de Josca Ailine Baroukh e Lucila Silva de Almeida, com ilustrações de Camila Sampaio.
Conhecemos nas seções desta obra que há parlendas de vários tipos. Elas foram organizadas como parlendas para brincar com a memória; para brincar de escolher; para brincar de dizer ou trava-línguas; para brincar com quadrinhas, que são poemas de quatro versos; para brincar com os números; e o estilo tangolomango, uma parlenda de muitos versos que conta uma história.
Resumo
Ir para o início
Explore nossos temas
Mesma Família
Últimos posts