8 livros para as crianças mergulharem no universo das baleias

O Lunetas selecionou livros que informam, emocionam e divertem sobre os maiores mamíferos do mundo

Da redação Publicado em 22.08.2022
Uma baleia cinza está dentro de uma banheira branca. O banheiro tem azulejo amarelo e piso azul. A imagem é capa do livro Baleia na banheira e ilustra uma lista de livros sobre baleias.
OUVIR

Resumo

As baleias fascinam o ser humano há séculos e a literatura reflete esse interesse pelo maior mamífero do mundo. Além do clássico Moby Dick, o Lunetas preparou uma lista de livros para as crianças mergulharem no universo das baleias.

“As baleias me fascinam. Talvez por causa do tamanho imenso, da maneira de deslizar agilmente sobre a água, do canto, da inteligência. Elas são majestosas”. A paixão da escritora India Desjardins pelas baleias começou na infância, quando ela as observava no litoral do Canadá. Também apaixonada por baleias na ficção, a advogada Woo Young-woo, da série coreana “Uma advogada extraordinária”, que está no espectro autista, tem grandes ideias para solucionar os casos de seus clientes quando um desses animais aparece em cena.

Para mergulhar no universo desses mamíferos marinhos, que podem atingir 35 metros de comprimento e 190 toneladas, o Lunetas selecionou 8 livros sobre baleias para apresentar às crianças. Do clássico “Moby Dick” ao ilustrado “Se você quiser ver uma baleia”, a lista é um convite para conhecer, aprender e se emocionar com esses gigantes animais, cuja população está diminuindo drasticamente, a ponto de algumas espécies estarem ameaçadas de extinção.

Livros sobre baleias para crianças:

  “As baleias e nós”, India Desjardins e Nathalie Dion (Grua) Apaixonada por esses animais, a autora criou esta obra para compartilhar o que aprendeu sobre baleias e também prestar uma homenagem, antes que elas desapareçam. Com belas ilustrações, o livro traz informações sobre as espécies, seus hábitos, comportamentos, e até lendas e histórias.

“A marcha das baleias”, Nick Bland (Brinque-Book) Imagine entrar no metrô e dar de cara com uma baleia? Essa e outras situações inusitadas acontecem quando as baleias decidem se mudar para a cidade. Quando a presença dos enormes animais começou a incomodar os humanos, eles saíram em protesto. Coube à menina Frida entender as razões que motivaram as baleias a ocupar a cidade. Em um texto rimado, gostoso de ler em voz alta, e referências que dialogam com crianças e adultos, o livro aborda a ação do homem na natureza.

“Amos e Bóris”, Wiliam Steig (Companhia das Letrinhas) O que pode a improvável amizade entre uma baleia e um ratinho? Bóris acaba salvando a vida de Amos e eles se tornam amigos, admirando suas diferenças e descobrindo como é viver no mar e na terra. Essa amizade pode seguir apesar das diferenças e da distância? Um livro escrito em 1971, pelo mesmo autor de “Shrek!”, de 1990, adaptado para os cinemas.

“Baleia na banheira”, Susanne Straber (Companhia das Letrinhas) Quem não gosta de tomar um banho relaxante? Esse era o plano da baleia, que foi por água abaixo quando outros animais quiseram dividir a banheira com ela por diversos motivos. Esse conto acumulativo cheio de onomatopeias é diversão garantida para as crianças pequenas e os adultos vão entender bem os pedidos que a baleia recebe.

“Comum”, Selma Maria e Nina Anderson (Sesi-SP) “Ela só guarda o que é necessário. Tudo o que não é dela, ela devolve.” Assim é a baleia Comum, a protagonista deste livro. Com um divertido jogo de palavras — um dos brinquedos preferidos da autora, Selma Maria — descobrimos coisas bem incomuns que, para esta baleia, são corriqueiras, como viajar o tempo todo sem sair de dentro da própria casa e, mesmo sendo gigante, gostar de um bichinho quase invisível para se alimentar. A baleia-comum é o segundo maior animal existente e está entre as espécies ameaçadas de extinção.

“Leo e a baleia”, Benji Davies (Paz e Terra) Leo é um menino que vive na beira da praia e tem seus dias preenchidos pela solidão. Depois de uma tempestade, encontra um filhote de baleia encalhado e decide resgatá-lo, sem que seu pai saiba. A partir da improvável amizade entre um menino e uma baleia, o que de fato é resgatado é a cumplicidade entre pai e filho.

“Moby Dick”, Herman Melville (SM) Escrito em 1851, conta a história de um homem obsessivo que busca se vingar da baleia que lhe arrancou uma perna. Moby Dick pode ser a baleia mais “famosa” da literatura, fascinando leitores há mais de um século. Nesta versão adaptada a jovens e crianças mais experientes na leitura, condensada em 14 capítulos e com ilustrações que completam a experiência, a linha que conduz a narrativa se mantém e o foco está na batalha pessoal do capitão Ahab contra Moby Dick.

“Se você quiser ver uma baleia”, Julie Fogliano e Erin. E. Stead (Pequena Zahar) Neste livro ilustrado, passeamos por diversas hipóteses sobre o que é necessário para ver uma baleia: “uma poltrona não muito gostosa e de uma coberta não muito quentinha porque olhos com sono não enxergam baleias e baleias não esperam para serem encontradas”. As belíssimas ilustrações em diálogo com o texto são um convite a ver além do que pode estar diante de nós.

“Livro vermelho para crianças”, Otávio Maia e Biry Sarkis (Companhia das Letrinhas) A baleia-azul-antártica é o maior animal do planeta, podendo ter até 35 metros de comprimento e 190 toneladas. Está criticamente ameaçada de extinção. Ela faz parte da “lista vermelha” que avalia o nível de risco de extinção de diversas espécies. Neste livro informativo, conhecemos mais de 30 animais em perigo, informações sobre a lista vermelha e sobre preservação em uma linguagem bem acessível às crianças.

Leia mais

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS