5 passos para fazer um carnaval em casa com as crianças

Máscaras, fantasias e comidinhas gostosas estão entre as sugestões para celebrar a data com as crianças
iStock/Arte Lunetas
  • Publicado em: 23.02.2022
da Redação

“Minha carne é de carnaval, o meu coração é igual.” Se assim como os Novos Baianos você também é um grande entusiasta do carnaval, celebrar a maior festa popular brasileira com as crianças pela segunda vez dentro de casa é uma missão a ser cumprida (afinal, até agora, 19 capitais cancelaram o carnaval neste ano). Para te ajudar, o Lunetas selecionou cinco passos para produzir seu próprio carnaval em casa, com sugestões de atividades, receitas e brincadeiras para os dias de folia.

1. Produção de máscaras

O uso de máscaras é uma prática milenar: seja em bailes de máscara ou complementando fantasias de carnaval, se mascarar permite o uso da imaginação e da percepção criativa de cada criança. Materiais como EVA, cartolina ou tecidos podem ser utilizados. Se faltarem ideias, o Lunetas te ajuda com sugestões de máscaras de feltro, que podem ser confeccionadas com retalhos de tecidos. Como a atividade precisa de tesoura, é essencial que um adulto acompanhe a criança na produção das máscaras.

2. Criar suas próprias fantasias

Empolgou nas máscaras e quer produzir o restante do figurino? Criar suas próprias fantasias não precisa ser um monstro de sete cabeças. Basta um pouco de criatividade. Restos de tecido podem fazer um tapa-olho de pirata; lençóis gastos viram capas de super-heróis; um arquinho, EVA e cola quente podem se transformar em orelhas de gato, em sóis, luas… O céu é o limite e existem diversas possibilidades de criação nas pequenas coisas do nosso cotidiano.

3. Playlists temáticas de carnaval

Música para o carnaval tem um pré-requisito simples: o importante é não ficar parado! Seja com música pop, com pagodão baiano ou com marchinhas, chame as crianças para montarem uma playlist conjunta e se surpreenda com as escolhas dos pequenos para garantir a diversão.

4. Preparar o local

Seja no quintal, na sala ou no jardim, o importante é ter espaço para pular, brincar e cantar. Para a decoração, máscaras, serpentinas e confetes são muito bem-vindos – também é uma oportunidade para reutilizar papéis que poderiam ir direto para a reciclagem. Para os mais empolgados, tem também um passo a passo de como fazer um lança confete no vídeo a seguir.

5. Organize as atividades e comidas

Desfile de fantasias, dança das cadeiras e pinturas no rosto são atividades sugeridas para as crianças brincarem nesse carnaval em casa. Depois da bagunça, muita hidratação e comidas gostosas para repor as energias: bolinho de banana, torta de limão, barrinha de cereal, brownie de tapioca, pizzas e vitaminas são algumas das receitas aqui no Lunetas para ajudar na missão.

Leia mais

Animação infantil explica por que o Carnaval sumiu

Resumo

Celebrar o carnaval em casa não precisa ser uma tarefa difícil: o Lunetas te ajuda!
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail

Últimos posts