Carregando...

5 recheios de pizza caseira para apresentar às crianças

Porque nem só de calabresa, farinha branca e queijo gorduroso precisa ser feita a tão amada pizza. Aprenda essas receitas caseiras!
Recheios de pizza iStock
  • Publicado em: 15.10.2018

Aquele cachorro quente, aquela pizza que toda criança gosta ou até mesmo o hambúrguer podem ser opções saudáveis no cardápio infantil.

Tradicionalmente, essas comidas encantam crianças (e adultos), e segundo Camila Verdeja, criadora do Gourmet Jr., ainda é possível deixá-las nutritivas com truque simples: trocar ingredientes pobres em nutrientes por outros com maior valor nutricional. Pensando nisso, indicaremos recheios de pizza caseiros e saudáveis.

A dica dela é preparar a massa da pizza junto com as crianças – tornando o momento divertido e aumentando o interesse do pequeno pelo momento da refeição – e trocar, por exemplo, a farinha de trigo branca pela integral.

“Farinha integral ajuda o intestino do seu filho a funcionar melhor e traz mais energia para brincar”, diz Camila.

“Se o tempo estiver curto, você pode substituir a massa por fatias de pão de fôrma integral”

Na hora da preparação do molho de tomate a escolha é por fazer seu molho caseiro com tomates frescos ou tomate pelado, ao invés de usar molho pronto. O tomate ajuda a fortalecer os ossos e aumenta a resistência do sistema imunológico. “Para incrementar esse molho, umas pitadinhas de orégano. Essa erva é cheia de vitaminas e um ótimo anti-inflamatório natural”, diz Camila.

Ingredientes para o preparo da pizza

Inspirado no livro “Pizzas”, de Craig W. Priebe e Dianne Jacob

• 3/4 xíc. (chá) de água morna;
• 1 pacote de fermento biológico seco;
• 1/2 col. (chá) de açúcar;
• 1 1/2 xíc. (chá) de farinha branqueada naturalmente (pode ser farinha branca tradicional);
• 1/4 xíc. (chá) de farinha de trigo integral;
• 1 col. (chá) de sal marinho;
• 2 col. (sopa) de fubá, de preferência branco, mais um pouco para polvilhar a fôrma;
• 2 col. (sopa) de azeite extravirgem, mais 1/4 de colher (chá) para a tigela;

Modo de preparo da massa

1. Coloque a água morna numa tigela pequena ou num copo medidor. (Se a água estiver quente demais, o fermento cozinha; se muito fria o fermento não cresce). Acrescente o fermento e o açúcar e misture até dissolver bem e ficar com uma cor bege uniforme. Deixe repousar por 5 minutos, até a água começar a fermentar, formando uma fina película de bolhas na superfície, indicando que está ativa.
2. Sovar com as mãos: Meça as farinhas e o sal numa tigela grande. Adicione a água fermentada e o azeite. Misture bem, mexendo com uma colher resistente. Polvilhe ligeiramente uma superfície limpa e seca. Faça uma bola na massa, coloque sobre o balcão e pressione para baixo com a palma da mão. Dobre a massa e pressione novamente. Continue a abrir e pressionar a massa por uns 8 minutos, até que fique homogênea. (Você sentirá a consistência diferente, mais macia e elástica). Adicione apenas um pouco de farinha para evitar que a massa grude.
3. Ponha o restante do azeite (1/4 col. de chá) numa tigela média. A massa estará grudenta, portanto enfarinhe as mãos antes de colocá-la na tigela. Vire-a diversas vezes até ficar envolta em azeite, para evitar que se forme uma crosta enquanto a massa cresce.
4. Cubra com filme de PVC e deixe num local com temperatura de 20 a 25ºC, sem correntes de ar frio, por 2 horas, até que quase dobre de tamanho.
5. Mantenha em repouso na geladeira de véspera ou por uma hora, para firmar. Já que a massa é ligeiramente grudenta, refrigerá-la ajuda a agregar sabor e textura. A massa pode ser guardada na geladeira por até três dias.
6. Esta receita é suficiente para duas bases de 30 cm de diâmentro. Abra a massa e asse no forno, a 200ºC, por uns 12 minutos.
7. Grelhe as massas em uma churrasqueira a gás, por 5 minutos de cada lado antes de colocar o molho e a cobertura.

Sugestões de recheios saudáveis

  • Abobrinha

Corte em fatias finas, no sentido do comprimento, e grelhe na frigideira com um fio de azeite. Coloque as fatias de abobrinha por cima da massa e, sobre elas, bolinhas cortadas ao meio de muçarela de búfala ou fatias da muçarela tradicional.

  • Brócolis

Dê uma leve fervida para depois refogar com um pouquinho de alho no azeite. Cubra a massa da pizza com molho de tomate, depois coloque os brócolis picados e, por cima, o queijo que seu filhote mais gostar: vale muçarela tradicional, de búfala, queijo tipo cottage ou até um parmesão ralado.

  • Espinafre

Lave as folhas, refogue na frigideira quente com manteiga e coloque por cima da massa de pizza. Cubra com molho de tomate e ricota.

Escarola: lave as folhas, corte-as ao meio com as mãos, refogue com azeite e manteiga e uma cebola picadinha. Cubra a massa com molho de tomate, a escarola e fatias de muçarela.

  • Alcachofra

Depois de cozinhar e retirar as pétalas e os “espinhos”, pique e refogue o coração da alcachofra com azeite e alho em uma frigideira. Cubra a massa da pizza com molho de tomate, coloque a alcachofra picadinha e bolinhas de muçarela por cima.

  • Couve

Pique a verdura bem fininha e refogue na manteiga com alho. Cubra o disco de pizza com molho de tomate, fatias da muçarela de sua preferência e coloque a couve por cima.

Leia também:

Gostoso e funcional: pizza de aveia para fazer na frigideira

Resumo

Nosso parceiro de gastronomia saudável Gourmet Jr. listou 5 dicas de recheios de pizza saudáveis para se jogar nesse prato tão amado sem culpa.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail ou WhatsApp