Retrospectiva 2020: os 20 assuntos que mais impactaram a infância

Retrospectiva 2020: os 20 assuntos que mais impactaram a infância

Um vírus colocou o mundo inteiro em suspensão e transformou nossas experiências – individuais e coletivas -, nos desafiando a uma reinvenção. 2020 exigiu da gente coragem, e não poupou sequer as crianças.

Em meio ao noticiário pouco favorável a vivências plenas, o Lunetas se dedicou a acompanhar as crianças em suas histórias atravessadas por essa pandemia, com reflexos das aulas remotas ao risco da evasão escolar, ampliando as desigualdades já tão abissais em nosso território. Acompanhou também as crianças indígenas afetadas pela falta de demarcação de terras; as crianças negras vítimas do racismo estrutural; as crianças do Amapá que ficaram no escuro; as crianças que usaram a tecnologia para aprender e se conectar, mas também foram vítimas de assédio e bullying; e ainda as crianças com deficiência que estão lutando por uma educação inclusiva.

Apesar das adversidades, nossas crianças mantiveram essa potência do sonho viva e nos inspiraram ao compartilharem com a gente seus sentimentos e suas expectativas para a construção de um futuro possível, mais justo, diverso e acolhedor.

Para apresentar um apanhado dos acontecimentos que mais impactaram as múltiplas infâncias brasileiras, dividimos com vocês as principais notícias do ano na Retrospectiva 2020 do Lunetas.

Tenha Lunetas no seu e-mail