Folia na literatura: 13 livros sobre carnaval para crianças

Dos blocos de rua a sambistas icônicos que embalam marchinhas, a literatura envolve os pequenos nas múltiplas faces dos carnavais ao redor do país

Da redação Publicado em 17.02.2023
Livros de carnaval: na capa, Os Ibejis e o Carnaval. Uma criança negra sorri entre texturas coloridas.
OUVIR

Resumo

Nesta seleção de 13 livros de carnaval, as crianças podem ter um primeiro contato com o carnaval de outros lugares do Brasil sem sair de casa!

Chega fevereiro, e, com ele, vem a maior festa popular do Brasil, o carnaval! Se a época faz brilhar os olhos das crianças com glitter, confete e fantasias, a literatura pode trazer outra perspectiva da folia. Para quem não vai ocupar as ruas ou quer um descanso entre um bloquinho e outro, o Lunetas selecionou 13 livros de carnaval para apresentar histórias carnavalescas para as crianças.

“Quando chegar fevereiro, eu quero ser carnaval!” – Johnny Hooker

Com narrativas que passam pela trajetória de sambistas, pelo cotidiano de escolas de samba ou pela procura da fantasia perfeita para celebrar o período, a literatura lembra que nem todo carnaval é igual – nem todo folião. Afinal, há quem faça folia na rua, há quem prefere curtir em casa e também tem quem se equilibra entre as duas opções. Vem com a gente conhecer outros carnavais ao redor do país por meio da literatura!

Livros sobre carnaval para crianças

Image
“Fevereiro”, Carol Fernandes (Editora Caixote)

A casa e a rua, em “Fevereiro”, são aconchego e encontro com a ancestralidade. Com uma homenagem ao artista Gilberto Gil, o livro anuncia os preparativos para o “Filhos de Gandhy”, um dos blocos mais importantes da Bahia, além de convidar o leitor a se encantar com os tons de azul e branco que a Bahia ganha em fevereiro, começando ainda na Festa de Iemanjá, a partir do olhar da criança.

Image
“Histórias encantadas de pequenos sambistas”, Cristiano Gouveia e Tatiana Móes (FTD Educação)

Os sambistas Cartola (Angenor de Oliveira), Clementina de Jesus, Adoniran Barbosa (João Rubinato) e Francisca “Chiquinha” Gonzaga têm suas obras mescladas com poesia. Músicas essenciais de suas trajetórias sustentam contos para informar e divertir os pequenos.

Image
“Ô abre alas”, Duda Oliva (Saíra Editorial)

Como é a vida em uma cidade onde pessoas pequenas não podem cantar, dançar, usar roupas coloridas ou até mesmo abrir as janelas de casa? Embalado pelos versos de Chiquinha Gonzaga, o livro conta como a música, a dança e o riso são capazes de aquecer até mesmo o coração mais gelado. Cores e personagens excêntricos se unem para falar da importância da união, do respeito, da liberdade e da folia.

Image
“Carnaval”, Carla Gullo, Rita Gullo, Camillo Vannuchi e Thiago Lopes (Moderna)

Esse guia informativo sobre a maior festa do Brasil, “Carnaval” mostra o porquê do Brasil ter se tornado o país do carnaval, explica o surgimento de figuras como o Rei Momo, dos trios elétricos e das máscaras e fantasias usadas pelos foliões.

Image
“Aula de carnaval”, Ricardo Azevedo (Ática)

Em poemas, quadrinhos e adivinhas, conhecemos o que seria uma “visão de mundo carnavalesca”, pautada em alegria, coletividade, igualdade e renovação. O carnaval não é igual em todo canto do Brasil, e é exatamente a diversidade de festejos que faz a festa ser extraordinária.

Image
“O bloco”, Marcello Araújo (Panda Books)

Instrumentos musicais utilizados nas marchinhas carnavalescas, como surdo, agogô, pandeiro e tamborim, orientam o aprendizado das crianças que estão em período de alfabetização numérica.

Image
“O carnaval dos bichos aloprados”, Januária Cristina Alves e Joana Lira (Nova Fronteira)

Com muitas cores, os bichos do carnaval de Recife e Olinda convidam o leitor a brincar de esconde-esconde e a conhecer mais sobre as culturas de carnaval que compõem Pernambuco.

Image
“O rapto do galo”, Fabiana Karla e Rosinha Campos (Rocco)

E se o Galo da Madrugada, símbolo do carnaval de Pernambuco, sumisse na véspera do carnaval? Enquanto o galo não é encontrado, a festa é suspensa e todo mundo se junta para procurá-lo, passando por diversos lugares do estado representados em cordéis, xilografias e retalhos de chita.

Image
“Sonho de carnaval”, Pedro Bandeira (Moderna)

O sonho de Marinha é desfilar como porta-estandarte de sua escola de samba, dançando para o público com a mais linda fantasia e sendo aplaudida. Como ela realizará esse sonho?

Image
“Chiquinha Gonzaga (Coleção Crianças Famosas)”, Edinha Diniz e Angelo Bonito (Callis)

Somos apresentados à infância de Chiquinha Gonzaga, mulher responsável pela primeira marchinha de carnaval do país. Como a paixão da pequena Francisca pela música a levaria a ocupar um dos lugares de maior destaque na música popular do país?

Image
“A escola do cachorro sambista”, Felipe Ferreira e Mariana Massarani (Ática)

Sambista, um simpático cachorro que mora na quadra da Escola de Samba Unidos do Batuque, convida os leitores a conhecerem de perto o processo de definir o tema do samba-enredo até o dia de mostrá-lo na avenida. O texto mescla as informações oferecidas por Sambista a personalidades marcantes do carnaval brasileiro.

Image
“Os Ibejis e o carnaval”, Helena Theodoro e Luciana Justiniani Hees (Pallas)

Neinho e Lalá, netos da autora, ganham neste livro explicações sobre o carnaval e de como os orixás se relacionam com os festejos. A edição também traz um glossário explicando termos da festa para ninguém ficar perdido.

Image
“É com essa que eu vou”, Lucia Fidalgo e Ivan Zigg (Larousse)

Cansada de usar a fantasia que sua mãe escolhe todos os anos, uma menina decide criar a sua própria fantasia de carnaval após ver um anúncio de jornal. Qual será a escolha do grande dia? O livro também aborda a história do carnaval e da marchinha que inspirou esta narrativa.

* As descrições sobre cada livro foram elaboradas a partir de material disponibilizado pelas próprias editoras

Leia mais

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS