Não são chocolates caros que fazem o feriado de páscoa acontecer

Ressignificar a data indo além do apelo comercial é o que faz a páscoa permanecer entre as boas memórias da infância
iStock/Arte Lunetas
  • Publicado em: 14.04.2022
da Redação

Rever os parentes, celebrar a vida e fortalecer os vínculos afetivos são algumas das possibilidades que o feriado de páscoa traz. Apesar do incentivo  ao consumo de chocolates, é importante ressignificar a data e focar no que importa: passar um período feliz com quem amamos, construindo memórias afetuosas e que permaneçam no imaginário da criança – ao contrário de brindes, que logo ficarão esquecidos no fundo de alguma gaveta. 

A Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) alerta responsáveis a terem cuidado com brindes de ovos de páscoa de mercado (como bonecos, pulseiras ou carros), monitorando o consumo das crianças para que não aconteçam acidentes. Segundo o Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac), em 2021 foram relatados 60 acidentes no setor, 15% deles com produtos infantis, e 7% diretamente com brinquedos.

Vanessa Anacleto, co-fundadora do Milc (Movimento Infância Livre de Consumismo) escreveu sobre a alegria de criança não precisar de nota fiscal, desincentivando o consumo de ovos industrializados de um personagem infantil licenciado. Segundo ela, “o que importa para a criança é a vivência e não um brinde sem graça, criado para acabar numa gaveta ou caixa empoeirada repleta de tralhas iguais”, diz. 

“A memória da Páscoa, cheia de significado, nos acompanha por anos”

A Páscoa não precisa ser mais um feriado do consumo: com alguns materiais e muita criatividade, o Lunetas separou ideias de atividades para curtir o período: 

  • Pintar ovos de páscoa

Pintar ovos é uma atividade comum na região sul, mas o Brasil todo pode participar desse evento. Tire a tinta guache do armário e comece a brincadeira: podem ser ovos de isopor, de materiais recicláveis ou até mesmo de galinha. Dependendo do material utilizado, é possível rechear os ovos, com amendoim ou outros petiscos.

Após as pinturas, é possível realizar uma caça ao tesouro, escondendo eles no jardim, atrás do sofá ou em mais lugares acessíveis às crianças. Pegadinhas dos coelhos feitas com adesivos prontos ou talco têm o mesmo efeito de fazer de conta que o coelho acabou de passar por ali.

  • Fazer receitinhas em casa

As crianças querem colocar a mão na massa? Elas podem ser os chefs do dia fazendo com os responsáveis receitinhas de sobremesas simples e gostosas, como paçoca caseira, diversos tipos de danoninho caseiro (tem o de inhame e tem ideias da Bela Gil), bolinho de banana ou uma torta de limão. Se as crianças animarem, também é possível fazer ovos de chocolate em casa, que são mais baratos, criativos e divertidos do que os comprados no mercado.

Leia mais

Infância sem plástico: vamos brincar com elementos da natureza?

 

Resumo

A páscoa não precisa ser um período de consumo: passar bons momentos em família e criar memórias afetuosas é o que faz a data acontecer.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail

Últimos posts