Plataformas de vídeo são as favoritas das crianças, diz relatório

Animações com músicas para bebês e contação de história lideram o ranking dos conteúdos mais acessados entre as crianças

Da redação Publicado em 12.04.2023
Uma mulher de cabelos brancos e óculos interage com uma menina enquanto veem um conteúdo pela tela de um tablet
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Resumo

Cada vez mais conectadas nas plataformas de vídeo, pesquisa mostra quais os conteúdos mais acessados pelas crianças.

Cada vez mais conectadas, a maior parte das crianças que acessa a internet consome principalmente conteúdos audiovisuais em plataformas de vídeo como YouTube e TikTok. Os canais mais acessados são aqueles destinados ao entretenimento infantil, como contação de histórias, músicas em animação e vídeos de crianças para crianças.

De acordo com o relatório Jaé, que levantou essas informações, com o aumento da criação de conteúdo para crianças, aumenta também o tempo de exposição a telas e a preocupação dos responsáveis em relação à presença das crianças no mundo digital. No Brasil, 39% dos pais se mostraram “muito preocupados” com o acesso de seus filhos na internet em comparação aos 11% dos responsáveis do Reino Unido.

No país, 95% do público de nove a 17 anos acessa a internet todos os dias. A média do tempo de tela também aumentou nos últimos anos, chegando a tomar quase 5 horas diárias das crianças de 10 a 12 anos. Os aplicativos mais utilizados são os que possuem conteúdos em vídeo. Segundo o relatório, as crianças acessam o TikTok por 91 minutos a cada dia. Já o YouTube é utilizado por 67% das crianças.

A expectativa, segundo dados do aplicativo de controle parental na internet Qustodio, é que as principais redes sociais lancem versões kids com limitações de conteúdo por faixa etária, como já existe com o YouTube Kids e Messenger Kids.

Segundo o relatório, essa demanda parte do crescimento de acessos que o efeito da pandemia de covid-19 causou, quando muitas crianças e adolescentes precisaram ficar confinados em suas casas e, consequentemente, dedicando mais tempo à internet, em tablets e smartphones. Nesse período, Instagram e TikTok foram as redes sociais que mais ganharam novos usuários. O YouTube também gerou milhares de acessos nos canais dedicados às crianças. Em comum, as três plataformas hospedam conteúdos audiovisuais.

Principais conteúdos acessados por crianças

O relatório Jaé apurou que, dos 10 maiores canais do YouTube no Brasil, cinco são de conteúdo infantil. Juntos, eles somam mais de 96 bilhões de visualizações. Os canais internacionais com conteúdos em português direcionados à primeira infância com músicas e brincadeiras para bebês são os mais acessados na plataforma com marcas que ultrapassam 7 bilhões de visualizações.

O conteúdo feito por crianças que mostram o cotidiano, brincadeiras, desafios e histórias engraçadas com os familiares ficam em segundo lugar entre os mais acessados. Logo depois, as animações em 2D de contos infantis como “Três porquinhos”, “Chapeuzinho vermelho” e “Patinho feio” são canais de grandes visualizações. Em seguida, há vídeos animados sobre lendas brasileiras e conteúdo educativo feito por educadores para alunos e pares.

A conclusão do relatório indica que esses dados precisam ser analisados para pensar possibilidades de ter uma internet responsável quanto à criação de conteúdo para crianças. Segundo o texto, os vídeos devem ser instrumentos de divulgação de informações interessantes e educativas para que as crianças acessem “conteúdos interessantes, que permitam pensar de forma crítica, produzir conteúdos de forma criativa, refletir sobre questões importantes e não apenas reproduzir conteúdos”.

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