Clássicos da literatura infantil ganham versão inclusiva
- Publicado em: 27.11.2020
Para facilitar o acesso aos grandes clássicos da literatura infantil e juvenil e para que todos os alunos de uma mesma classe possam ler a mesma história, a “Coleção Clássicos ao Meu Alcance” apresenta cinco livros em versões facilitadas para estudantes com dificuldade de aprendizado ou com algum tipo de deficiência cognitiva, como autismo e síndrome de Down.
Livros como “Peter Pan”, “Alice no país das maravilhas” e “O pequeno príncipe” foram adaptados a partir das seguintes ações: simplificação do texto, dando preferência a frases mais curtas; escolhas de vocabulário e sintaxe mais simples, com sujeito, verbo e predicado em ordem direta; evitaram-se as orações subordinadas, pronomes relativos e oblíquos; os personagens relevantes são apresentados visualmente e descritos e seus nomes são repetidos para favorecer a compreensão da cena.
Outro importante destaque são os facilitadores cognitivos, que ajudam na compreensão do texto ao apresentar, logo no início do livro, o mais importante da história a ser lida. Um glossário com a explicação do sentido de palavras e de modos de dizer abstratos ou metafóricos, além de atividades e passatempos de diversos tipos reforçam a compreensão da história. O aluno pode acompanhar ainda a leitura de cada capítulo com a narração em áudio na versão acessível por QR Code.
Conheça a coleção Clássicos ao Meu Alcance:
Leia mais
Livros em formatos acessíveis e inclusivos para todas as crianças
Resumo
Ir para o início
Explore nossos temas
Mesma Família
Últimos posts
A adaptação das obras foi feita por Carlo Scataglini, professor especialista e formador de métodos de recuperação e apoio, de acordo com o método desenvolvido pela Edições Erickson, um centro de pesquisa e editora especializada em educação inclusiva da Itália, e a coleção de clássicos da literatura infantil é agora lançada no Brasil em parceria com a FTD Educação.