Hora da história: 15 canais de contação de histórias no YouTube

Cordéis, fábulas e contos encabeçam a seleção destes canais com narrativas variadas para os pequenos
iStock/arte Lunetas
  • Publicado em: 16.02.2021
da Redação

Contar histórias é encantar o outro com narrativas que passam pelo imaginário e vão até o ancestral. Narrar acontecimentos tanto fantasiosos quanto reais é uma atividade que atravessa séculos, mantendo viva a cultura de diversos povos enquanto estimula a criatividade e exercita a imaginação de crianças a adultos.  

Para quem aprecia uma boa contação de histórias, o Lunetas selecionou 15 canais no YouTube com contadores diversos, capazes de construir caminhos para as próximas gerações ao trazer o passado para o presente de maneira lúdica, pedagógica e coletiva.

Confira nossa seleção de canais com contação de histórias no YouTube!

Varal de Histórias

O Varal de Histórias é um projeto da atriz Juçara Batichoti. Aos sábados, conta  uma história diferente para os pequenos, enquanto às quartas, compartilha a confecção de recursos para suas narrativas, como bonecos de tecido e cenários recicláveis. Muita cor e criatividade são esbanjadas nos contos da atriz!

Fafá conta histórias

Flávia Scherner é atriz profissional com mais de dez anos de carreira, mas é com o codinome Fafá que ela espalha histórias variadas na telinha de crianças, educadores e pais. Ao ar livre ou dentro de casa, Fafá sempre tem uma história para contar e encantar quem a vê.

Kátia Pecand

Kátia Pecand é educadora há 23 anos. Em seu cantinho no YouTube, traz dicas para professores, atividades de alfabetização e contação de histórias diversas, com múltiplas brincadeiras e usos criativos de objetos para tornar as atividades ainda mais lúdicas.

Carol Levy

Carol Levy é cantora e comunicadora. Ao ver na contação de histórias um ofício que poderia unir as duas ocupações, abraçou o ato de contar narrativas e soma quase 70 mil inscritos no YouTube. Seja na hora de brincar ou de dormir, sempre é hora de ouvir as palavras de Carol Levy.  

Baú da Camilinha

Camila e o marido João formam o projeto “Baú da Camilinha”, contando histórias com brincadeiras, músicas e variados recursos lúdicos para “crianças de 0 a 195 anos”, como dizem. Com fadas do dente banguelas ou lendas indígenas, o Baú da Camilinha tem histórias para todas as idades da infância.

Rúbia Mesquita

Mãe, palestrante e educadora, Rúbia Mesquita diverte os pequenos com histórias, parlendas, confecção de brinquedos, objetos lúdicos e decorações diversas com materiais que temos em casa. O canal de Rúbia é um convite para toda a família se encantar no universo das narrativas infantis. 

Educar com histórias

O canal criado pela educadora e psicóloga Ana Flávia Basso traz dicas e reflexões para pais e educadores sobre o poder das narrativas e a arte de contar histórias. Além disso, oferece vários vídeos com histórias incríveis para as crianças, contadas de diferentes formas: com gestos para encantar os bebês, com desenhos para encher de cores e formas e até com dobraduras, olha só!

Leiturinha

O Leiturinha tem como objetivo formar leitores já na primeira infância, incentivando a leitura como uma atividade em família. Com vários livros compondo o acervo do canal, o Leiturinha tem histórias para todos os gostos e crianças.

Marina Bastos

Atriz, locutora e contadora de histórias, Marina Bastos atua há mais de 13 anos no teatro. Além de contar histórias para os pequenos, Marina também auxilia adultos que buscam aprender técnicas de narrativa e storytelling. Seja com cantigas de roda e brincadeiras interativas acompanhando as histórias, a diversão é garantida.

Um canto que conta

Histórias, cordéis e canções, às vezes separados, às vezes unidos! Cris Gouveia embala os pequenos com contação de histórias, sejam fábulas ou contos do folclore, com muita musicalidade para tornar o momento ainda mais especial.

Caçando estórias

Contadora de histórias e pedagoga, Kemla Baptista lidera a iniciativa “Caçando estórias”, com ênfase em levar africanidades para as crianças. De maneira lúdica e criativa, Kemla sugere livros, além de incentivar os pequenos a desbravarem o rico conteúdo da cultura afro-brasileira e a criar sua própria arte a partir dos temas apresentados. 

Camila Genaro

Camila Genaro conta histórias e realiza oficinas para crianças, porém sua trajetória já passou por feiras, festivais e encontros de literatura oral. Antes de criar suas narrativas, Camila é uma escutadora de histórias, refletindo a cultura da sua cidade, Santos (SP), no trabalho desenvolvido.

Hora da Imaginação

O canal nasceu da Despertar, produtora de espetáculos e ações culturais voltados ao público mirim. Com muita dança, contação de histórias e produção de brinquedos recicláveis, o Hora da Imaginação veio para divertir os pequenos com narrativas variadas, algumas com interpretações em Libras.

Penélope Martins

Transitando entre leitura, escrita e narrativa falada, Penélope conta histórias, recita poesia e fala sobre filmes e músicas que gosta no canal “Toda hora tem história”. Os múltiplos caminhos que Penélope percorre torna suas narrativas únicas e imperdíveis.

Bibliotecas de Guarulhos

Diversos contadores de histórias formam o canal “Bibliotecas de Guarulhos”, narrando variados contos de obras disponíveis na Biblioteca Monteiro Lobato, sediada no centro de Guarulhos, região metropolitana de São Paulo. Tem fábulas, irmãos Grimm e o que não falta é entretenimento para os pequenos.

Resumo

O Lunetas fez uma seleção de 14 canais de contação de histórias no YouTube, com cordéis, fábulas e contos variados para entreter os pequenos.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail