10 brincadeiras sensoriais para crianças maiores de 2 anos

Brincar de cheirar, apertar, observar, tocar, sentir, ouvir e explorar o mundo com os cinco sentidos

Massacuca Publicado em 16.03.2016 Atualizado em 12.04.2023
Brincadeiras sensoriais acima dos 2 anos: foto preto e branca de duas meninas, que brincam com massinha em uma mesa.
OUVIR

Resumo

Uma brincadeira sensorial é uma atividade lúdica na qual a criança, além de se divertir, também está estimulando seus diferentes sentidos. Conheça essas dicas do nosso parceiro Massacuca!

Brincar é muito importante para o desenvolvimento infantil. Desde pequenos, os bebês já brincam, e a brincadeira estará presente em suas vidas durante toda a infância. Fizemos uma matéria com 10 brincadeiras sensoriais para bebês de 12 a 18 meses, e o sucesso foi tanto que resolvemos repetir a dose. Desta vez, o Massacuca dá dicas de brincadeiras sensoriais para crianças um pouco maiores, a partir dos 2 anos.

Vocês sabem o que é uma brincadeira sensorial?

Muito se fala da potência das atividades sensoriais na primeira infância. Mas, afinal, o que é isso? Trata-se de uma atividade lúdica na qual a criança, além de se divertir, também está estimulando seus diferentes sentidos: paladar, olfato, tato, visão e audição.

Brincadeiras sensoriais para crianças acima de 2 anos

  • 1. Água e esponjas

Cortamos uma esponja de banho em pequenos cubos e colocamos os pedacinhos em uma bacia com um pouco de água. Deixamos ao lado outra bacia vazia e entregamos para Alice um pegador de gelo. A ideia era transferir as esponjas de uma bacia para a outra.

Outra maneira divertida de brincar é transferir toda a água de uma bacia para a outra usando apenas esponjas. Use esponjas grandes e peça para a criança encher de água e espremer na outra bacia até a primeira ficar seca.

Image

Massacuca

Brincar com a água é um jeito para estimular os sentidos enquanto diverte a criança

  • 2. Jogo dos pares no arroz

Você vai precisar de uma bacia, arroz e alguns objetos para a criança buscar no arroz. Forre o chão com uma toalha, porque fica mais fácil recolher a bagunça depois. Nessa brincadeira, a dica é criar o seu próprio jogo de encontrar os iguais usando objetos da casa. Para isso, pode usar utensílios como duas colheres, dois blocos de montar, duas bolinhas… qualquer par serve!

  • 3. Brincando com pedaços de papel

A brincadeira é bem simples, basta juntar papéis velhos e picar. Mesmo assim, as crianças adoram. Para continuar a entreter os pequenos, uma sugestão é propor fazer uma colagem com os papeis. É possível criar desenhos ou até mesmo forrar objetos com sobras de papéis.

  • 4. Galhos e lãs

Ao usar lãs coloridas e gravetos, é possível criar lindos arranjos, basta enrolar a lã nos gravetos. Essa atividade é gostosa demais e simples de fazer. E o resultado final fica lindo!

  • 5. Brincando com tampas

Tampinhas são muito lúdicas e podem ser aliadas nas brincadeiras sensoriais para crianças. Criam desenhos, empilham, encaixam. Transformam-se em chapéu, em instrumentos musicais, bandeja, copo, roda e em tantas outras coisas que a imaginação pedir. Para brincar, basta juntar diversas tampinhas com tamanhos diferentes e deixar a criançada usar a imaginação.

  • 6. Cortina sensorial

Essa brincadeira requer espaço e muitas mãos, porque é construída de maneira coletiva. A ideia é usar garrafas sensoriais diferentes e diversas para montar uma enorme cortina. Para fazer, basta usar a criatividade, soltar a imaginação e usar um pouquinho de tudo para montar as garrafas.

Image

Massacuca

Além de um brinquedo potente, as cortinas sensoriais formam enfeites lindos

  • 7. Caixa sensorial: jardim de gelatina

Essa brincadeira é um sucesso com crianças pequenas. Para isso, faça uma enorme travessa de gelatina e jogue pedacinhos de frutas e legumes feitos com cortadores de biscoito. Estrelas de pêra, corações de cenoura, luas de maçã, flores de beterraba e muitos outros formatos para deixar a brincadeira ainda mais atraente. A ideia é que as crianças usem as mãozinhas e talheres para explorar a caixa e todas as suas formas e sabores.

  • 8. Pintando com os pés

O ideal é escolher espaços ao ar livre, porque essa atividade faz sujeita. Com papel bolha, você pode fazer uma “botinha” para os pequenos, assim não suja os pés. Use um pedaço e papel grande, estenda no chão, e tintas de diferentes cores para as crianças brincarem de pintar com os pés. Ah, pode ser que no meio da brincadeira as botinhas sejam deixadas totalmente de lado. E tudo bem!

  • 9. Carimbos naturais

Essa é uma ideia simples e cheia de criatividade. Usando cortadores de biscoito, você transforma algumas batatas, cenoura, pimentão e erva-doce em carimbos naturais. Use tinta de diferentes cores para as crianças poderem usar a criatividade e criar lindos desenhos. Não precisa ficar perfeito, afinal o grande charme dos carimbos naturais é explorar suas formas e texturas. Basta cortar pedaços que fiquem confortáveis para as crianças segurarem e pronto!

  • 10. Massinha com purpurina: fábrica de cupcakes

Com massinha colorida, dá para brincar de cozinhar e montar cupcakes, por exemplo. A partir de outros materiais, é possível enfeitar esses pequenos bolinhos. É uma brincadeira que as crianças adoram por ser puramente criativa. Por meio desses materiais, elas podem criar o que quiser.

Image

Massacuca

A brincadeira com massinha é uma das preferidas das crianças, ideal para desenvolver coordenação e imaginação

Leia mais

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS