Carimbos naturais com legumes e vegetais: faça você mesmo

Que tal aproveitar os legumes e vegetais que já não estão em bom estado para cozinhar para criar carimbos naturais com as crianças? Saiba como fazer

Massacuca Publicado em 24.10.2016
Carimbos naturais com legumes e talos de verduras.

Resumo

Nosso parceiro especialista em brincadeiras Massacuca ensina a fazer carimbos naturais em casa, utilizando legumes e vegetais que já não estão mais aptos para o consumo.

Carimbos podem ser uma brincadeira superdivertida para fazer com as crianças. Além de incentivar a imaginação livre, eles estimulam a coordenação motora e ajudam a apreender as cores e formas.

Uma dica superdiferente e cheia de criatividade é fazer carimbos com legumes e vegetais. Isso mesmo, legumes e vegetais. A brincadeira dos “carimbos naturais” é uma criação do site Massacuca.

Para evitar o desperdício de alimentos, fica a dica: prefira alimentos que não poderão mais ser utilizados para cozinhar.

Para fazer, você vai precisar de:

  • Cortadores de legumes ou facas;
  • Tintas;
  • Legumes e/ou vegetais de sua preferência – dá para fazer com batata, cenoura, pimentão, erva-doce e muitos outros;
  • Moldes de biscoito.
Image

Massacuca

Criatividade é tudo na hora de fazer os moldes nos formatos mais diferentes.

Modo de fazer

  • Batatas cruas são perfeitas para fazer carimbos pois são firmes e fáceis de cortar. A maneira mais simples de criar desenhos é usando cortadores de biscoito como molde. Basta partir a batata ao meio, pressionar o cortador para dentro e cortar os excessos ao redor da forma. Não tem cortadores em casa?
  • Use apenas uma faca e a imaginação. Não precisa ficar perfeito, afinal, o grande charme dos carimbos naturais é explorar suas formas e texturas. Basta cortar pedaços que fiquem confortáveis para as crianças segurarem e pronto.

Dicas do Massacuca

  • Muita gente acredita – e nós também! – que brincar com os alimentos fortalece a relação dos pequenos com a comida, ajudando a estabelecer uma alimentação mais saudável. Legumes e verduras deixam de ser aquela coisa estranha que aparece pronta no prato e viram objetos de curiosidade e exploração.
  • Ao preparar os carimbos, chame a criança para observar as texturas, as diferenças entre a casca e a polpa, mostre as sementes, as folhas. Faça o mesmo na próxima vez que for cozinhar e provavelmente aquela abobrinha assustadora se transformará em algo interessante e saboroso.
  • É uma ótima atividade para fazer usando aquele alimento que já não está tão bacana para comer.
  • Durante a atividade, é possível lavar os carimbos para usar diferentes cores. Só não esqueça de secar com papel toalha novamente.
Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS