Carregando...

10 brincadeiras sensoriais para crianças maiores de 2 anos

Brincar de cheirar, apertar, observar, tocar, sentir, ouvir e explorar o mundo com os cinco sentidos
10 brincadeiras sensoriais para crianças maiores de 2 anos
  • Publicado em: 16.03.2016
  • Atualização: 23.08.2018

Brincar é muito importante para o desenvolvimento infantil, desde pequenos, os bebês já brincam, e a brincadeira estará presente em suas vidas durante toda a infância. Fizemos uma matéria com 10 brincadeiras sensoriais para bebês de 12 a 18 meses, e o sucesso foi tanto que resolvemos repetir a dose. Dessa vez, a lista dá dicas de brincadeiras para crianças um pouco maiores, a partir dos dois anos.

Vocês sabem o que é uma brincadeira sensorial? Muito se fala da potência das atividades sensoriais na primeira infância. Mas, afinal, o que é isso? Trata-se de uma atividade lúdica na qual a criança, além de se divertir, também está estimulando seus diferentes sentidos: paladar, olfato, tato, visão e audição.

Confira as dicas do Massacuca:

1. Água e esponjas

foto: Massacuca
Massacuca

Brincar com água é um jeito superdivertido de estimular os sentidos.

Cortamos uma esponja de banho em pequenos cubos e colocamos os pedacinhos em uma bacia com um pouco de água. Deixamos ao lado outra bacia vazia e entregamos para Alice um pegador de gelo. A ideia era transferir as esponjas de uma bacia para a outra.

Outra maneira divertida de brincar é transferir toda a água de uma bacia para a outra usando apenas esponjas. Use esponjas grandes e peça para a criança encher de água e espremer na outra bacia até a primeira ficar seca.

2. Jogo dos pares no arroz

Massacuca

Um jeito simples de brincar com elementos da casa, e ainda por cima dar um destino para aqueles alimentos vencidos.

Você vai precisar de uma bacia, arroz (não precisa necessariamente ser colorido) e alguns objetos para a criança buscar no arroz. Forre o chão com uma toalha, fica mais fácil recolher a bagunça depois. A dica é criar o seu próprio jogo de encontrar os iguais usando objetos da casa. Duas colheres, dois blocos de montar, duas bolinhas… qualquer par serve!

3. Brincando com pedaços de papel

Massacuca

Sabe aquela história de que o adulto gasta dinheiro com presentes e as crianças gostam mesmo é da embalagem? Pois é! E os papéis podem ser ótimos brinquedos sensoriais.

A brincadeira é bem simples, basta juntar papéis velhos e picar. Pode parecer simples, mas as crianças adoram. Para continuar, uma sugestão é propor aos pequenos fazer uma colagem com os papeis. É possível criar desenhos ou até mesmo forrar objetos com sobras de papéis.

4. Galhos e lãs

Massacuca

Trazendo elementos da natureza para a brincadeira.

Usando lãs coloridas e gravetos, é possível criar lindos arranjos, basta enrolar a lã nos gravetos. A atividade é gostosa demais e simples de fazer, e o resultado final fica lindo.

5. Brincando com tampas

Massacuca

Tampinhas são brinquedos sustentáveis e fáceis de encontrar.

Tampinhas são muito lúdicas. Criam desenhos, empilham, encaixam, transformam-se em chapéu, em instrumentos musicais, bandeja, copo, roda e em tantas outras coisas que a imaginação pedir. Para brincar, basta juntar diversas com tamanhos diferentes e deixar a criançada usar a imaginação.

6. Cortina sensorial

Massacuca

Além de um brinquedo potente, as cortinas sensoriais formam enfeites lindos.

Essa brincadeira requer espaço e mãos, é uma brincadeira coletiva. A ideia é usar garrafas sensoriais diferentes e diversas para montar uma enorme cortina. Para fazer, basta usar a criatividade, soltar a imaginação e usar um pouquinho de tudo para montar as garrafas.

7. Caixa sensorial: jardim de gelatina

Massacuca

Mais um jeito interessante de utilizar alimentos que não estão mais aptos para consumo.

Essa brincadeira é um sucesso com crianças pequenas também. Faça uma enorme travessa de gelatina, e jogue pedacinhos de frutas e legumes feitos com cortadores de biscoito. Estrelas de pêra, corações de cenoura, luas de maçã, flores de beterraba e muitos outros formatos para deixar a brincadeira mais atraente. A ideia é que as crianças usem as mãozinhas e talheres também para explorar a caixa e todas as suas formas e sabores.

8. Pintando com os pés

Massacuca

Tinta e pés de crianças podem ser os melhores amigos da brincadeira e da imaginação.

Essa brincadeira faz sujeira! O ideal é escolher espaços ao ar livre. Com papel bolha, você pode fazer uma ‘botinha’ para os pequenos, assim não suja os pés. Use um pedaço e papel grande, estenda no chão, e tintas de diferentes cores para as crianças brincarem de pintar com os pés. Ah, pode ser que no meio da brincadeira as botinhas sejam deixadas totalmente de lado. E tudo bem.

9. Carimbos naturais

Massacuca

A criatividade corre solta quando o assunto é carimbar.

Essa é uma ideia simples e cheia de criatividade. Usando cortadores de biscoito, você transforma algumas batatas, cenoura, pimentão e erva-doce em carimbos naturais. Use tinta de diferentes cores para as crianças poderem usar a criatividade e criar lindos desenhos. Não precisa ficar perfeito, afinal o grande charme dos carimbos naturais é explorar suas formas e texturas. Basta cortar pedaços que fiquem confortáveis para as crianças segurarem e pronto!

10. Massinha com purpurina: fábrica de cupcakes

Massacuca

Brincar de massinha é pura diversão.

Usando massinha colorida, dá para brincar de cozinhar, fazer cupcakes, por exemplo. Com outros materiais, é possível enfeitar os cupcakes. Essa é uma brincadeira que as crianças adoram por ser puramente criativa e eles poerem criar o que quiserem.

A brincadeira se faz com a vida, e não com produtos comprados

 

 

Resumo

Uma brincadeira sensorial é uma atividade lúdica na qual a criança, além de se divertir, também está estimulando seus diferentes sentidos. Conheça essas dicas do nosso parceiro Massacuca.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail ou WhatsApp