Ícone do sitePortal Lunetas

Dá o play: 23 podcasts infantis para a alegria das crianças

Imagem em preto e branco, de uma menina aparentando uns 5 anos de idade, com fones de ouvido, e sorrindo. A imagem tem a intervenção de rabiscos amarelos, laranja e branco.

Devido à pandemia de coronavírus, a internet acabou se tornando uma ferramenta imprescindível para trabalhar, manter contato com outras pessoas e também para o consumo de cultura, educação e entretenimento – estima-se que 57% dos brasileiros começaram a ouvir podcasts na pandemia, segundo o Ibope. Anteriormente, o Lunetas publicou uma lista de podcasts sobre diversas temáticas da infância voltadas para adultos, abordando temas como parentalidade, educação e alimentação, mas como ficam os pequenos nesta cruzada? Por isso, reunimos 23 podcasts infantis, com histórias e curiosidades para diverti-las.

Repensando o entretenimento on-line

Inúmeros músicos promovendo shows, artistas criando festivais de teatro infantil pela web, editoras abrindo seus catálogos de livros, contadores de histórias fazendo lives para entreter os pequenos e plataformas disponibilizando gratuitamente filmes inspiradores apareceram durante o período de quarentena, para ajudar a viver o período de maneira mais leve. Com a vacinação fazendo as coisas voltarem aos eixos, muitas das atividades retomaram ao presencial, mas o hábito de ouvir podcasts ficou para muita gente.

Quando o assunto é infância, já existem muitos podcasters brasileiros que se dedicam exclusivamente a criar conteúdo para pais e cuidadores: afinal, há muito a se abordar sobre gestação, parto, maternidades e paternidades, infância, e por aí vai. Mas o universo dos podcasts infantis ganha cada vez mais força quando pensamos em conteúdos voltados diretamente às crianças, mostrando uma possibilidade de divertimento que reduz o uso de telas e estimula a imaginação e criatividade dos pequenos.

Confira a lista com 23 podcasts infantis

Inspirado na obra homônima das escritoras italianas Elena Favilli e Francesca Cavalo, o podcast, criado por Ju Wallauer, responsável também pelo Mamilos, traz 11 histórias de mulheres incríveis do passado e do presente. Já participaram a cantora Daniela Mercury, a apresentadora Sarah Oliveira, a youtuber Jout Jout, a cineasta Estela Renner, a apresentadora Astrid Fontenelle para contar a vida de mulheres fortes: a cantora Maria Callas, a cientista Margaret Hamilton, a pirata Grace O’Malley, a artista Frida Kahlo e a espiã norte-americana Virginia Hall. Um podcast para a família ouvir junto e valorizar mulheres que fazem parte da nossa história.

Criado por Lucas Moura e Stela Nesrine, o podcast “Calunguinha – O cantador de histórias” traz em cada episódio uma personalidade negra do Brasil e do mundo, que participa da contação de história e inspira contos de ninar. O podcast faz parte de uma iniciativa global que selecionou 20 ideias de podcasts inovadores feitos por pessoas negras e indígenas.

Pirimbim” convida as crianças a habitarem o mundo por meio da escuta e da imaginação. Com aventuras de aproximadamente 10 minutos cada, o podcast incentiva o pequeno ouvinte a entrar em contato com a natureza, ver os bichos falando, flores cantando e muito mais. O podcast pode ser ouvido na página oficial do programa.

É só começar a escutar aquelas perguntas inusitadas nas vozes da Luiza e do Bruno que você pode se pegar sorrindo sozinho enquanto ouve o podcast. A ideia surgiu quando Bruno precisava fazer um trabalho de aula utilizando qualquer tipo de mídia e seu pai, Samuel Leite, jornalista e publicitário, sugeriu criar um podcast. Foi desse piloto que nasceu o “E se… podcast?”, em que o trio mais convidados discutem grandes temas da vida. Entre os vários “e se” que nos fazem pensar com o olhar e a curiosidade únicas das crianças, perguntas como “e se pudéssemos voar?”, “e se os dinossauros não tivessem sido extintos?, “e se não existissem regras?”.

No mesmo contexto, Thiago Queiroz, criador do “Paizinho, vírgula”, lançou o podcast junto com seus filhos Dante e Gael, para entender como as crianças pensam o mundo. No primeiro episódio, lançado no início da quarentena, eles falam sobre o novo coronavírus, cuidados e ciclo de transmissão da doença.

Com o estilo de contação de histórias (ou storytelling), Thiago Queiroz e a atriz e contadora de histórias Fafá Conta criaram o podcast “Conta para mim?”, no qual interpretam histórias lindas para crianças, com direito a efeitos sonoros, música e um clima que nos ajuda a imaginar e se transportar a outros lugares a cada palavra.

Seguindo também o estilo storytelling, o podcast foi criado pelo pai e publicitário Fernando Rodrigues. Dividido em 13 episódios, ele conta a história de uma família de porquinhos, os Três Irmãos em Perigo num Mundo Cruel, que deve ser transformada em livro.

Em um mundo cheio de tristeza, nem tudo precisa fazer chorar: em “CoComelon”, 42 histórias clássicas trazem lições positivas e educativas para crianças e pais. Rimas e efeitos sonoros fazem o “efeito CoComelon”, que preza pela ludicidade e inovação na maneira de narrar e encantar.

Como funciona o cérebro? Como nascem os vulcões? Por que sentimos tédio? Feito para crianças ávidas em descobrir o mundo que as cerca, “Coisa de criança” oferece respostas curiosas para perguntas curiosas, explicando tudo o que ninguém quer explicar em três temporadas de programa.

Amor, amizade e empatia: os três temas norteiam as narrativas de “Historinhas para dormir bem”, podcast nascido no início da pandemia. Renzo Querzoli, um vovô ex-publicitário de 68 anos, conta histórias do universo lúdico da “Casa dos vovôs”, transformando diversos bichos em protagonistas de aventuras.

Seja com um rato que prefere mil vezes um beijo brilhante da lua ou com um Brasil Pindorama antes de Pedro Álvares Cabral, o Palavra Cantada sempre tem alguma história para contar. Que tal conhecer algumas em formato de podcast? Fábulas, narrativas tradicionais ou baseadas no repertório da dupla compõem o repertório do programa.

Crianças curiosas em descobrir como o mundo funciona são as protagonistas de “SciKids”: elas perguntam, os cientistas respondem. Como fala o ditado popular: “‘porque sim’ não é resposta!”

Seja “Cachinhos dourados e os três ursos” ou uma narrativa original escrita com carinho e cuidado, o pessoal do “Imagina só” traz diversos contos para aguçar a criatividade dos pequenos.

No carro, antes de dormir, escovando os dentes ou chegando da escola, toda hora é hora de ouvir uma boa história! Contos de fadas, fábulas e histórias originais integram o repertório de “Era uma vez um podcast”, um espaço onde a imaginação não precisa ter limites.

Tem contos clássicos como “Chapeuzinho vermelho” e “João e Maria”, tem contos indígenas como “Txopai e Itôhã” do povo pataxó, tem cordel sobre o orixá Ogum e também tem causos de natal, ano novo, páscoa ou carnaval. Não importa a ocasião, a Fafá sempre tem uma boa história para contar! Das mais famosas às anônimas, toda história ganha espaço neste podcast.

Ouvir histórias, brincar, aprender e se divertir: essa é a premissa do “Deixa que eu conto”, podcast do Unicef voltado às crianças em idade pré-escolar e em processo de alfabetização.

Para estimular a criatividade dos pequenos com um mix de experiências sonoras e arte, “A incrível nave sonora” leva os ouvintes para uma escuta guiada que passa por diversos ambientes: cidades, florestas, fundo do mar, caverna e até mesmo para dentro de um vulcão! Tudo narrado pelo Comandante da Nave, interpretado por Ricardo Fábio (o intérprete de ‘Pocoyo’).

Uma loja fantástica de sucata, uma cientista que vira árvore e uma menina que se sente parte da natureza são algumas das histórias do podcast “Contos da capivara”, que ensina sobre sustentabilidade e meio ambiente de forma lúdica para os pequenos. Todos os episódios contam com a narração da capivara Clara, que traz dicas para crianças, pais e responsáveis levarem uma vida mais sustentável.

Contação de histórias, música, brincadeiras e dicas de livros: o Programa maritaca existe para as crianças ouvirem, imaginarem e brincarem, por meio de cores, animais, contos populares e tudo o que for possível de ser transmitido por meio do som.

“Vem ouvir essa história” é um podcast que convida as crianças a viajarem para bem longe com a imaginação: aventuras, contos rítmicos, poesia e figuras históricas são algumas das possibilidades que o podcast oferece para os pequenos. Ache um lugarzinho confortável, se acomode e feche os olhos, se quiser, que a história vai começar!

“Interação humana por meio da arte, dos livros, das histórias”: este é o Mana Banana, podcast de contação de histórias que nasceu no começo da pandemia, criado por Janaína Luana. A arquiteta, que sempre contou histórias para os filhos, viu no podcast uma possibilidade da vida fazer sentido em períodos rodeados de tristeza.

Muita contação de histórias embala o “Livros que amamos”, podcast produzido, em português, por Denise Gomes, que está morando na Austrália com seus dois filhos. Aqui, o intercâmbio e a diversidade cultural das histórias encantam os pequenos!

Bianca, Carolina e convidados leem histórias dos mais diversos livros infantis que existem pelo mundo. Efeitos sonoros fazem cada aventura ficar ainda mais divertida e curiosa.

Sair da versão mobile