Emergência climática e as infâncias: por um futuro no presente

Ir para a introdução

Publicado em: 20.09.2021

OUVIR

Crianças de hoje e de amanhã, escrevemos para pedir desculpa. Em nome de toda a sociedade, nos desculpamos por deixar o planeta chegar ao limite, com enchentes, tempestades, desmatamento, incêndios florestais e temperaturas extremas.

A emergência climática coloca em risco a nossa própria existência e promete ser o maior desafio da humanidade. É injusto que toda a responsabilidade caia sobre as crianças sem que nós, adultos, façamos algo.

Quando se fala em crise climática, raramente as crianças estão no centro do debate: elas são lembradas no “futuro”, mas já estão sendo impactadas agora. Como diz Ana Clara, de 12 anos, as crianças são as mais afetadas “por um problema que não inventamos”.

O primeiro passo para nos mobilizar e pegar o futuro pelas mãos é ter acesso a informações seguras e confiáveis. Por isso, reunimos um time de jornalistas e especialistas para trazer esta série de conteúdos aprofundados e abordagens inéditas sobre a crise climática e sua relação com as múltiplas infâncias brasileiras.

Nós, do Lunetas, convidamos você a participar dessa jornada que se estende ao longo de 2022, com reportagens que mostram os diferentes impactos da emergência climática às crianças brasileiras; caminhos e soluções para combater a crise; reflexões e inspirações a partir de conversas com lideranças socioambientais; e a seção “A vez das crianças”, com conteúdos sobre o assunto feitos para elas.

Nosso desejo é que este tema esteja no dia a dia das escolas, nos almoços em família, nas políticas públicas, nas conversas com as crianças… Que a gente possa agir para que todas as crianças tenham um futuro no presente.

Pensar no futuro é pensar nas ações de hoje.
Não deixar que se esvazie o significado da palavra emergência é um dever de todos nós.

Impactos para as crianças

As crianças representam ⅓ da população global e são as mais afetadas pelas consequências da emergência climática. Por que elas não estão no centro das notícias, discussões e políticas públicas relacionadas a esta crise?

Nesta seção, reunimos os principais impactos das mudanças climáticas às infâncias brasileiras, desde os efeitos à saúde física e mental, passando pelo acesso à educação, consequências à qualidade de vida, aumento de violências e trabalho infantil, com o olhar atento aquelas ainda mais vulnerabilizadas: meninas negras, indígenas e quilombolas.

Os impactos da crise climática às crianças já estão em curso; compreendê-los é o primeiro passo para a mobilização. 

Foto de uma menina limpando o nariz com um lenço

Os efeitos da emergência climática à saúde das crianças

A primeira infância é mais afetada pelos efeitos das mudanças climáticas; soluções exigem esforços conjuntos e priorização das populações vulnerabilizadas

Silhueta de duas crianças, de costas, de mãos dadas, olhando para um incêndio

Crianças vivem as memórias e o medo dos incêndios no Pantanal

Incêndio florestal histórico que destruiu 27% do Pantanal e desabrigou famílias inteiras até hoje impacta a saúde e o modo de vida das crianças ribeirinhas

Uma menina de pele negra e cabelos longos, está sentada em frente a uma carteira, em uma sala de aula, e apoia as mãos no rosto, com semblante triste

Como a crise climática afeta a vida escolar de crianças no Brasil

Eventos climáticos extremos deixam famílias ainda mais vulnerabilizadas, dificultam o acesso de crianças à escola e podem impulsioná-las ao trabalho infantil

Um menino, vestido de shorts e camisa azul, está regando uma plantação com uma mangueira, e sorrindo para a foto. Ele está em um cenário de crise hídrica

A crise hídrica é uma crise dos direitos das crianças

A falta de água, potencializada pela crise climática e pela má gestão dos recursos hídricos, impacta a produção de alimentos e aumenta a insegurança alimentar

Um menino, de pele branca, está olhando pela janela, com semblante aparentemente preocupado e triste

Ansiedade climática: quando a emergência climática assusta as crianças

É preciso escutar e acolher os sentimentos das crianças, conversar sobre o tema mostrando as soluções e prepará-las para serem cidadãs neste novo mundo

Imagem de um bebê no colo de um adulto, usando inalador

Biomas em chama: o impacto das queimadas na saúde das crianças

O aumento dos incêndios florestais no Pantanal e na Amazônia agrava os índices de poluição do ar, afetando principalmente crianças e gestantes

Foto de duas crianças negras, de costas, andando em direção a uma casa feita de barro

Como o racismo se revela na crise climática e afeta a infância?

Impactos climáticos não são democráticos e ameaçam as infâncias de formas distintas. Enfrentar as desigualdades socioambientais é parte da luta antirracista

Sindemia global: um olhar sobre o futuro da saúde das crianças

Juntas, as crises climática, de obesidade e de desnutrição estão associadas ao sistema alimentar e representam um dos principais desafios atuais da humanidade

Uma fileira de mulheres e crianças negras

Meninas e mulheres na linha de frente dos impactos climáticos

A crise climática aumenta os índices de casamento infantil, exploração e violência sexual; a chave para lutar por justiça climática e de gênero está na educação

Três crianças indígenas posam para foto, uma delas segura um macaquinho

As infâncias indígenas sob ameaça do garimpo ilegal na Amazônia

Contaminação por mercúrio, insegurança alimentar e aumento dos casos de violência são alguns efeitos da exploração do ouro por garimpeiros na região

Precisamos preparar as crianças para serem cidadãs em um planeta com problemas. É o fim do mundo como o conhecemos, mas cenário de um novo mundo para crianças e jovens”

Adriana Ramos Instituto Socioambiental (ISA)

“Quando a gente luta pelo meio ambiente, lutamos por uma infância que ainda não chegou. E quando ela chegar, precisará receber de nós um ambiente em condições de vida e igualdade”

Diosmar Filho Geógrafo e professor

“Espero que eu nunca precise ver nenhum dos meus amigos feridos, ou perder alguma pessoa que eu goste por conta de um problema que a gente não inventou”

Ana Clara 12 anos, moradora do Morro da Providência, no Rio de Janeiro (RJ)

“As crianças serão diretamente afetadas em um futuro de consequências incertas e, por isso, devem ser incluídas no debate sobre mudanças climáticas”

Evangelina Vormitagg Instituto Saúde e Sustentabilidade

“O fogo devastou tudo e contaminou a água, não posso nem brincar mais no rio. Mas nossa família não desiste. Queremos voltar a morar lá e viver felizes”

Esdras 7 anos, morador da comunidade de São Francisco, no Pantanal sul-mato-grossense

“É importante mostrar para as crianças que temos condições de agir, que existe tecnologia e acúmulo de conhecimento e que somos capazes de reverter esse processo”

Paulo Moutinho Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam)

“Todo mundo depende da floresta, porque sem a floresta a gente não existe. A floresta é vida, é a nossa vida”

Aldira Munduruku Mãe de quatro filhos, integrante do Coletivo Audiovisual Munduruku

“É preciso criar dinâmicas para envolver familiares e crianças no processo de aprendizagem e busca de soluções para a questão climática”

Marina Marçal Instituto Clima e Sociedade

“Eu senti uma tristeza enorme ao ver todo aquele fogo. Eu brincava de esconder no mato, mas agora não podemos mais. A baía secou e o mato queimou com o fogo”

Naiara 12 anos, moradora de Ladário (MS)

“O momento de ser criança, de estar na escola, de brincar e ampliar as possibilidades de desenvolvimento é negado quando não há acesso à água limpa”

Junior Aleixo Action Aid

Caminhos e soluções

Entender os impactos da emergência climática nas nossas vidas e nas vidas das crianças não pode nos paralisar. Conhecendo suas consequências, podemos lutar por ações que reduzam seus efeitos.

Aqui, reunimos uma série de conteúdos que mostram caminhos e soluções para conter a crise climática, além de materiais que ajudam nós, adultos, a entender e conversar sobre o tema com os pequenos.

Que possamos despertar para este que promete ser o maior desafio da humanidade e lutar por um futuro possível para nós e para todas as crianças.

Na foto, uma menina de ascendência asiática e pele clara sopra um dente de leão. A imagem tem uma moldura na cor rosa.

‘Precisamos garantir que crianças tenham um futuro no presente’

É direito humano fundamental que as presentes e futuras gerações possam viver em um meio ambiente ecologicamente equilibrado

Na foto, duas crianças de pele bronzeada realizam o plantio de uma muda na terra. A imagem possui uma intervenção de moldura na cor rosa.

Árvores importam, mas sozinhas elas não vão salvar o planeta

Conter a emergência climática e garantir um futuro mais sustentável para esta e para as próximas gerações demanda mais que plantar, preservar e reflorestar

Projetos de meio ambiente: na foto, uma menina negra olha para a terra com uma lupa de aumento. Ela segura um caderno e um lápis. A imagem possui uma intervenção de moldura na cor rosa.

13 projetos sobre meio ambiente criados por crianças e jovens

Conheça iniciativas Brasil afora encabeçadas por alunos para preservar a natureza e garantir um futuro mais sustentável

Na foto, duas crianças brincam entre troncos de árvores. A imagem possui uma intervenção de moldura na cor rosa.

Parques naturalizados: o brincar livre em uma cidade mais verde

A proposta de trazer mais verde para as cidades aumenta os espaços de convívio e oferece mais opções para as crianças brincarem em meio à natureza

Na foto, uma criança de ascendência asiática e pele clara brinca entre troncos, pinhas e folhas secas. A imagem possui uma intervenção de moldura na cor rosa.

Infância sem plástico: vamos brincar com elementos da natureza?

Brincar com elementos naturais favorece o desenvolvimento e a saúde das crianças e do meio ambiente

Na foto, dois meninos olham para uma árvore em miniatura, mostrada por uma professora. A imagem possui uma intervenção de moldura na cor rosa.

Materiais educativos para falar de crise climática com crianças

Em dúvida sobre como falar de mudanças climáticas em sala de aula? Conheça ideias que podem te ajudar nesta missão e ainda engajar os alunos na ação ambiental

Na foto, uma menina de pele clara mantém um olhar de preocupação. Ela apoia os braços em um tronco de árvore. A imagem possui uma intervenção de moldura na cor rosa.

A relação do Marco Legal da Primeira Infância com crise climática

É imperativo unir a agenda climática com a agenda da infância, pois crianças e adolescentes estão entre as populações mais vulneráveis às mudanças climáticas

Na foto, mãe e filho selecionam tomates em uma feira livre. Ambos têm pele clara e sorriem enquanto escolhem. A imagem possui uma intervenção de moldura na cor rosa.

Para toda a família: revendo hábitos de consumo dentro de casa

Atitudes mais ecológicas envolvendo as crianças no dia a dia são uma forma de cuidar do futuro, estimulando uma infância mais saudável e livre de consumismo

Na imagem, captura de tela da animação "Mytikah - O Livro dos Heróis". A imagem contém uma intervenção de moldura na cor rosa.

Crise climática: 5 filmes para abordar o assunto com as crianças

Disponíveis na plataforma Videocamp, filmes ajudam os adultos a se informarem sobre o tema e podem auxiliar na conversa com os pequenos

Na foto, uma família composta por pai, mãe e dois filhos organizam o lixo em lixeiras dedicadas à reciclagem. A imagem possui uma intervenção de moldura na cor rosa.

Como envolver a família toda na gestão de resíduos?

Um guia para estimular as crianças a participarem de todo o processo: desde aprender a fazer uma composteira em casa a destinar resíduos para a reciclagem

Na foto, uma menina negra sorri enquanto segura vários tomates. A imagem contém uma intervenção de moldura na cor rosa.

Meu prato, meu mundo: o impacto das nossas escolhas alimentares

Educar os hábitos alimentares desde a infância é uma forma de promover escolhas sustentáveis e evitar mais danos ao meio ambiente

Na foto, uma criança indígena com pinturas olha para a câmera. A imagem contém intervenção de moldura na cor rosa.

Olhar as infâncias indígenas e evitar a queda do céu

A restrição à proteção e demarcação de terras indígenas é uma ameaça ao clima e ao desenvolvimento integral das crianças

Na foto, pai e filho cultivam plantas em ambiente interno. A imagem possui intervenção de moldura na cor rosa.

6 ideias para criar um cantinho da natureza em casa

O contato com a natureza não precisa acontecer só lá fora. Há formas simples e divertidas de ter espaços cheios de vida dentro de casa

Na foto, uma mulher e uma menina realizam uma colheita em um campo aberto. A imagem possui uma intervenção de moldura na cor rosa.

A igualdade de gênero pode ajudar a combater a crise climática

Educar meninas, empoderar agricultoras e incluir novas vozes no debate ambiental são estratégias para reverter a crise climática

Na foto, três crianças regam mudas de árvores sob a supervisão de uma mulher adulta

Escolas e comunidades na mobilização por um futuro sustentável

O engajamento comunitário é essencial para aumentar a resiliência frente a eventos climáticos extremos e mobilizar toda a sociedade no combate à crise climática

Salve o gif e compartilhe por aí!

Poemas animados para compartilhar

Gif com a ilustração de uma menina negra de cabelos azuis respirando. No pulmão, há folhas verdes em movimento. Na imagem, há o texto: Quando uma árvore respira, nós respiramos!
Gif com a ilustração de um prato de comida sendo preenchido de arroz, feijão, carne e salada, em cima de uma toalha em tons de laranja. Na imagem, há o texto: Perceber o mundo a partir do nosso prato
Gis com a ilustração de pés de uma criança imersos na água enquanto peixes azuis estão em movimento. Na imagem, há o texto: Um brinquedo diverte, a natureza liberta.
Gif com a ilustração de uma menina negra sentada no chão lendo um livro. Ao seu lado, há outros livros e, acima, uma nuvem roxa com planetas e estrelas em movimento. Na imagem, há o texto: A sustentabilidade é insustentável em uma sociedade desigual
Gif com a ilustração de uma cidade em que o cinza predomina sendo substituída por uma cidade com mais árvores. Na imagem, há o texto: Mais verde, menos cinza
Giz com a ilustração de três crianças (uma negra, uma cadeirante e uma branca) fazendo carinho no planeta Terra, que alterna entre triste e feliz. Na imagem, há o texto: Por um futuro no presente

Reflexões e inspirações

Criar soluções, pressionar por políticas públicas, buscar ações que mitiguem os efeitos da emergência climática e protejam crianças e adolescentes passam pela articulação e união do Estado e da sociedade. E tem muita gente mobilizada a lutar pelo direito básico à vida e a um planeta saudável!

Conversamos com jovens e crianças ativistas, cientistas, influenciadores, lideranças políticas e de comunidades tradicionais para refletir sobre o tema, discutir propostas e se inspirar em suas histórias de vida.

Precisamos mostrar às crianças e adolescentes que existem capacidade humana, conhecimento e tecnologias para combater a emergência climática e garantir o direito básico a um meio ambiente ecologicamente equilibrado.

Retrato de Giovanna Nader, mulher branca de olhos azuis e cabelos ondulados e escuros, vestindo uma camisa branca e um casaco marrom, olhando para a câmera. Ao fundo, verde. Ao redor, uma moldura de ilustração com folhas verdes.

Giovanna Nader: a ativista que nasceu com a maternidade

A consultora de moda e influenciadora socioambiental conta como o nascimento das filhas fez com que ela quisesse alertar o mundo para a emergência climática

Uma mulher indígena, com pintura no rosto, usando um colar e uma coroa de penas coloridas. Ao redor, uma moldura ilustrada com fundo verde e folhas

Val Munduruku: ‘Jovens precisam de alternativas para o futuro’

A liderança indígena fala sobre infância na Amazônia, aprendizados de seu povo e como o crescimento do garimpo ilegal na região afeta as futuras gerações

Aline Oliveira, da juventude do MST, está com um cesto de verduras e legumes na mão. Ela é uma mulher de pele parda, sorrindo, vestindo uma camisa branca, um avental vermelho e um boné do MST. Ao fundo, uma árvore, e ao redor, uma intervenção de fundo verde com ilustração de folhas.

Como a juventude do MST está respondendo à crise climática?

A apicultura Aline Oliveira, liderança da juventude do MST, fala sobre os desafios climáticos na agroecologia

Foto de uma menina negra, adolescente, com um cartaz na mão e um braço em punho, sorrindo. Ao redor, uma moldura de ilustração com folhas verdes.

Paixão e luta: 8 jovens que se dedicam ao ativismo ambiental

O cuidado com o meio ambiente é uma missão de todos nós. Se você não sabe por onde começar, esses jovens são inspiração!

Paulo Moutinho, um homem de cabelo e barba, estilo cavanhaque, grisalhos. Ao redor, uma moldura ilustrada com folhas verdes

Crianças precisam pertencer às soluções da crise climática

Envolver crianças e jovens na discussão sobre a crise climática é um caminho para melhores decisões no futuro

A vez das crianças

Se as crianças são as mais afetadas pela emergência climática e devem estar no centro das discussões sobre a crise, então precisamos, antes de tudo, ouvi-las. Nesta seção, nós escutamos as crianças e também criamos conteúdos que nos ajudem a conversar sobre o assunto a fim de preparar esta geração para que seja cidadã em um novo mundo.

“O ser humano tira sem pensar duas vezes, ele não pensa no futuro, só pensa no agora” , desabafa Heitor.  “É até difícil imaginar como vai ser o futuro, se hoje já está desse jeito”, complementa Alice. “E quando destrói a natureza o tempo muda”, como percebe Maria Isadora. “O céu é só fumaça”, revela Raphael, que vive na região amazônica.

O curta de animação “Céu fumaça – A emergência climática na voz das crianças” traz esses e outros depoimentos de crianças que vivem em diferentes regiões brasileiras; elas nos contam como veem e percebem o impacto da emergência climática em suas vidas.

O filme é uma realização da Toca de Barro Filmes e do Portal Lunetas, iniciativa do Instituto Alana. A produção faz parte do movimento #KidsFirst e do especial do Lunetas, “Emergência climática e as infâncias: por um futuro no presente”.

Entender as causas da crise climática, suas consequências e os caminhos para combatê-la pode ser uma tarefa difícil inclusive para nós, adultos. Imagine então explicar tudo isso para as crianças, sem confundi-las ou assustá-las?

Por isso, o Lunetas convidou a ilustradora Bennê Oliveira para criar uma série de quadrinhos sobre o tema. Nas tirinhas, Tuane, Hugo e Luana são três crianças muito preocupadas quando o assunto é a saúde do planeta onde vivemos. Em cada história, elas trazem suas preocupações sobre os efeitos diretos da emergência climática nas nossas vidas, além de discutirem soluções para lutar contra essa crise.

Esta série de HQs é uma forma lúdica de falar sobre o assunto nos almoços de família, na hora da leitura, no dia a dia das escolas. Desejamos que mães, pais, cuidadores e educadores possam aproximar o assunto dos pequenos, escutando e acolhendo os sentimentos das crianças, e preparando esta geração para que seja cidadã em um novo mundo.

Baixe aqui o PDF completo com todas as histórias. Boa leitura!

Reportagem

Alice de Souza
Andréia Coutinho Louback
Camilla Hoshino
Eduarda Ramos
Élida Cristo
Juliana Zanlorenzi
Laís Barros Martins
Michele Bravos
Raquel de Paula Oliveira
Sheila Ana Calgaro

Textos de opinião

Angela Barbarulo
Bebel Barros
Danilo Farias
Leila Vendrametto
Paula Mendonça

Edição

Sheila Ana Calgaro

Checagem de dados

Andréia Coutinho Louback

Videomanifesto

Toca de Barro

Ilustrações

Anna Cunha

Desenvolvimento

Sintrópika

Mídias digitais

João Santana
Larissa Fernandes

Produção executiva

Raquel de Paula Oliveira
Sheila Ana Calgaro

Coordenação

Raquel de Paula Oliveira

Rede de apoio