Crise climática: 5 filmes para abordar o assunto com as crianças

Disponíveis na plataforma Videocamp, filmes ajudam os adultos a se informarem sobre o tema e podem auxiliar na conversa com os pequenos
Reprodução/Arte Lunetas

Apesar da emergência que a crise climática exige, não é incomum ver o tema sendo tratado com menos importância do que o esperado. Uma postura relativista gera muitos danos a longo prazo: considerando que as crianças de hoje irão crescer com as consequências de atitudes tomadas no nosso passado e presente, é essencial que os adultos se informem sobre o assunto e as orientem para que suas dúvidas sejam respondidas e caminhos possam ser apontados. 

Para auxiliar na missão de guiar as crianças neste “novo mundo”, o Videocamp liberou cinco filmes sobre o assunto. As obras têm classificação livre, mas é necessário que pais, educadores ou responsáveis tenham mais de 18 anos para cadastrar e/ou logar na plataforma para acessá-las.

Lista de filmes sobre crise climática. Dá o play!

  • 1 Volta Grande (2020)

Direção de Fábio Nascimento. 26 minutos
Com produção do Conselho Ribeirinho e Rede Xingu +, “Volta Grande” conta a história da violenta remoção de 300 famílias ribeirinhas para a construção da Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, até sua organização e a conquista do direito ao retorno para as margens do rio Xingu.

  • 2 Sob a Pata do Boi (2018)

Direção de Márcio Isensee e Sá. 49 minutos
Em uma Amazônia onde a pecuária se tornou bandeira econômica e cultural, uma porção equivalente ao tamanho da França desapareceu desde 1970, onde 66% virou pastagem. Hoje, com 85 milhões de cabeças de gado ocupando o território amazônico, o documentário convida o público a adentrar na questão da floresta, considerando que, em 2009, o Ministério Público obrigou os grandes frigoríficos a monitorarem o desmatamento nas fazendas de onde compram gado.

  • 3 Mytikah – O Livro dos Heróis – EP. 09: Clara Camarão (2019)

Direção de Hygor Amorim e Jonas Brandão. 7 minutos
A menina Manga está muito brava porque os meninos da escola não a deixam jogar bola. Mytikah aparece e os leva para conhecer a indígena Clara Camarão, uma criança que gosta de explorar a floresta e defende os irmãos dos perigos. Mais velha, Clara não se conforma em não poder lutar com os homens e monta seu próprio exército de mulheres com a ajuda das crianças.

  • 4 Amazônia Eterna (2012)

Direção de Belisario Franca. 79 minutos
O filme aponta caminhos para a missão desafiadora de enxergar a Amazônia em suas diversas camadas (social, política e econômica). As possibilidades são discutidas por empresários, políticos, ambientalistas, economistas e populações indígenas e ribeirinhas – estes últimos os guardiões de modelos milenares de exploração da floresta sem impactos ambientais, herdeiros da generosidade da natureza, mas excluídos das estatísticas e políticas públicas básicas.

  • 5 Apart Horta (2015)

Direção de Cecilia Engels. 55 minutos
O filme mostra a história de  Natanael, que mora em São Paulo há oito anos e tem um estilo de vida voltado ao trabalho. Sua irmã Nazaré, residente na Bahia, vive uma relação saudável com as pessoas, a natureza e a alimentação. Visitando a cidade nova do irmão pela primeira vez, aos poucos, quando seu axé é somado ao cultivo de alimentos, uma transformação germina a vida do irmão e do prédio onde ele vive.

Videocamp O Videocamp é uma plataforma on-line que reúne filmes com potencial de impacto que podem ser exibidos por qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo e de forma gratuita. 

Leia mais

Materiais educativos para falar de crise climática com crianças

Resumo

Da Amazônia às hortas urbanas, uma lista com 5 filmes para conversar sobre crise climática com as crianças.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail

Últimos posts