Carregando...

Literatura na primeiríssima infância: por que ler para bebês?

Para a pesquisadora Denise Guilherme, os primeiros livros dos bebês são o corpo, o rosto e a voz de seus pais
Por que ler para bebês?
  • Publicado em: 14.03.2016
  • Atualização: 20.06.2018

Quando chega um bebê na família, é comum que todos fiquem cheios de expectativas para receber aquele novo ser. O quarto novo e o enxoval viram o centro das atenções. Mas, e os livros? Será que a eles é dada a mesma importância? Que lugar ocupam nesse planejamento? O que falta para os adultos cuidadores compreenderam a importância da leitura na primeira infância?

“Que canções vamos cantar? Com que parlendas brincaremos com eles? Que histórias povoarão os seus sonhos? Que poemas os farão apreciar a sonoridade das palavras?”, questiona Denise Guilherme, do nosso parceiro A Taba. Afinal, o que ler para os bebês?

“Os primeiros livros dos bebês são o corpo, o rosto e a voz de seus pais”

Os gestos, a intencionalidade da ação e a musicalidade da língua com a qual seus familiares comunicam suas atividades diárias e as canções que aprenderam na infância são as “palavras” que serão lidas, desde cedo, pelos pequenos.

O que diz a especialista Denise Guilherme

“Receber uma nova vida também trata-se disso: regá-la com a ternura e o carinho que há na linguagem escrita e falada para que possa chegar ao nosso mundo com segurança e alegria.

Além do leite materno, é preciso nutrir nossas crianças com palavras

E, assim como nos preocupamos em oferecer-lhes os melhores alimentos para que cresçam fortes e saudáveis, é importante que estejamos atentos também às obras lhes apresentam o mundo das palavras escritas.

Daí a importância de sermos, de fato, presentes quando estamos juntos, de falarmos e cantarmos enquanto os tocamos e os acariciamos. Estas são as primeiras formas de aproximação das crianças com a leitura.

Se juntarmos a isso o pretexto de ficarmos juntos para lermos bons livros, certamente, não estaremos formando apenas leitores, mas seres humanos melhores

Confira uma seleção de livros testados e aprovados por pais e bebês, ouvidos pela equipe d’A Taba

25 livros que os bebês devem conhecer antes de deixar as fraldas

Literatura & bebês: mais 25 livros para os pequenos conhecerem

 

Resumo

"Além do leite materno, é preciso nutrir nossas crianças com palavras", defende a pesquisadora Denise Guilherme, do nosso parceiro A Taba. Entenda por que ler para bebês, e confira uma seleção de livros testados e aprovados pelos leitores.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail ou WhatsApp