Carregando...

Muito além do livros de pano: o que ler para bebês?

A jornalista Denise Guilherme, especialista em literatura infantil, acredita que quando nasce um bebê pode também nascer um leitor. Assista ao vídeo!
Muito além do livros de pano: o que ler para bebês?
  • Publicado em: 21.07.2017
  • Atualização: 16.05.2018
da Redação

Livros de pano, de banho, cartonados: são os chamados livros-brinquedo, ou “livrinhos”. Por que muita gente ainda enxerga a literatura para bebês para um gênero menor? Como selecionar obras de qualidade voltadas para esse público, e qual a importância de estimular a intimidade com a leitura e o prazer pelos livros desde a primeiríssima infância?

Neste vídeo do nosso parceiro A Taba, a especialista em literatura infantil e curadora das obras enviadas para os assinantes do serviço, Denise Guilherme explica por que a leitura para bebês para

Neste vídeo, Denise Guilherme, idealizadora d’A Taba, mostra que a leitura para bebês vai muito além do que se imagina.

“Bebês merecem sim, obras que tenham qualidade estética, literária, projeto gráfico interessante”, defende Denise.

Outro ponto a se considerar é que, na hora de ler com o bebê, não é tanto o entendimento da história que está em foco na leitura, mas sim apresentar novas linguagens, fortalecer vínculos afetivos e proporcionar um momento de segurança e conforto.

Além disso, bebês são pesquisadores natos e, até os dois anos principalmente, experimentam o mundo com os cinco sentidos. Por isso, eles leem com o corpo todo – as mãos, a boca, o nariz e os ouvidos.

“Muitos livros partem da ideia de que bebês não acompanham narrativas, e isso não é verdade”

Bebês gostam de histórias, e apreciam principalmente a voz do adulto que lê, a melodia, a cadência, o ritmo. Por isso, histórias que privilegiam rimas, cantigas, adivinhas, parlendas e que brincam com as palavras são as mais recomendadas para a primeira infância”, explica.

Assista:

Resumo

Bebês são leitores em potencial, e podem ainda não saber decodificar palavras e imagens, mas leem com o corpo todo, apreciando principalmente a melodia e a cadência da voz de quem lê. Denise Guilherme explica como escolher obras de qualidade para os pequeninos.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail ou WhatsApp