Quem disse que não dá manter para uma vida social ativa e interessante depois de ter filhos? Anota essas dicas
“Quando temos filhos, parece que o mundo cria um divisor entre amigos com filhos e amigos sem filhos. E espaços de adultos que acolhem bem as crianças viram ilhas de boas relações”, comenta a gestora cultural Renata Amaral.
Que família nunca se sentiu um pouco esquecida pelos amigos depois da gravidez? Não necessariamente por falta de lealdade ou preocupação, mas muitas vezes por saber que, quando chegam os bebês e a responsabilidade passa a ser dobrada nos passeios, os lugares precisam ser mais selecionados. Por isso, é importante conhecer espaços para sair com as crianças – e também com amigos.
Apesar do cuidado que as crianças exigem e das adaptações que às vezes precisam ser feitas na rotina, a vida social não precisa parecer uma espécie de vida passada para as famílias com filhos. Se é verdade que há locais que consideram crianças um transtorno e pessoas que fecham a cara para cada grito ou choro, também há uma série de outros espaços receptivos e acolhedores pela cidade.
“Quando temos filhos, parece que o mundo cria um divisor entre amigos com filhos e amigos sem filhos. E espaços de adultos que acolhem bem as crianças viram ilhas de boas relações”, comenta a gestora cultural e proprietária do espaço brincante Pé de Baraúna, Renata Amaral. Mãe da Tarsila, de nove anos e do Gael, de três, ela deu algumas dicas ao Lunetas de lugares tranquilos e receptivos a todas as famílias. Confira!
*Obs: Exceto pelo Sesc, os ambientes não têm trocador para as crianças.
O Pátio Cultural tem um quintal delicioso, onde acontece um pouco de tudo: saraus, cursos, oficinas, shows e outras apresentações culturais. É regado sempre com boa música e cerveja.
Endereço: Rua Havaí, 431 – Vila Madalena
Um lugar novo, com muita música brasileira, samba e pagode. A Produtora Café é ideal para todos: família, amigos e quem mais quiser chegar.
Endereço: Av. Corifeu de Azevedo Marques, 25 – Butantã
O Sesc Osasco tem uma característica espacial diferente, pois possui tendas e um amplo espaço verde. É possível chegar, estender uma toalha, acompanhar programas infantis e adultos a poucos metros um do outro. Para quem gosta de cultura brasileira, seja ela tradicionalista ou popular, não tem como não aproveitar.
Endereço: Avenida Sport Club Corinthians Paulista, 1300 – Jardim das Flores, Osasco
Para as famílias que procuram programas com os amigos durante a noite, que inclua música e comida, recomendamos o JazzB. Nas tardes de sábado, o espaço se adapta às crianças, disponibilizando cadeiras coloridas, tapetes e EVAs no chão, num projeto que reúne música popular brasileira, jazz tradicional americano e outra série de shows temáticos, chamado JazzBB.
Endereço: Rua General Jardim, 43 – República, SP
Para quem está buscando encontrar os amigos para um cafezinho, comidinhas saudáveis e colocar a conversa em dia, a educadora e criadora do projeto focado em comportamento e introdução alimentar, Fabiolla Duarte, sugere e comenta alguns locais que costuma frequentar, sempre levando seu filho Hari, de sete anos.
É um espaço de eventos ligados à permacultura urbana, cursos variados e que tem um café vegano bem gostoso, com refeições. A Casa Jaya não tem um espaço específico para crianças, mas o ambiente todo é desenhado de um modo que as crianças se sentem acolhidas, e os cuidadores ficam seguros.
Endereço: R. Capote Valente, 305 – Jardim Paulista
Um empório de alimentos integrais e saudáveis que serve refeições vegetarianas muito boas, possui um café agradável e um espaço acolhedor para crianças, com brinquedos e livros. Conheça o Alternativa.
Endereço: R. Fradique Coutinho 910 – Vila Madalena
Um espaço de coworking que abriga uma quitanda de orgânicos, a Komborganica. A Cazamais conta com uma sala de estar com sofá e mesas para um cafezinho com bolo, alguns brinquedos para crianças, livros de arte e jogo de xadrez. Um ambiente misturado para adultos e crianças.
Endereço: R. Coronel Melo de Oliveira, 1121 – Vila Pompeia
Um empório de orgânicos e alimentos que tem um café e refeições veganas. O Núcleo Orgânico é um espaço caprichado e preparado para crianças. É super possível fazer compras e ter uma criança brincando tranquilamente. Além disso, há fraldário no banheiro.
A arquiteta paisagista Tuca Petlik também passou suas dicas de bares e restaurantes legais para encontrar amigos, com ou sem filhos. Ela é mãe da Maya, de cinco anos e fundadora da Petlik Sling, uma marca brasileira de carregadores ergonômicos de bebê e outros acessórios.
Endereço: Av. Pompéia, 1802 – Vila Pompéia
É um bar ao ar livre, uma praça urbana no meio de um quarteirão em Pinheiros. A entrada e a saída são feitas apenas por um portão, então é fácil de monitorar as crianças. Além disso, o ambiente do Pitico é supergostoso e acolhedor. As acomodações são em cadeiras de praia, ao redor de mesas de centro. A cozinha e o bar foram montados dentro de contêineres. Além de bebidas, são servidos kebabs.
Endereço: R. Guaicuí, 61 – Pinheiros
É uma padaria grande que, além de servir os pratos típicos de uma padaria paulistana, tem buffet de almoço e jantar. Em um dos salões, possui uma área para brincar com casinha, gangorra, lego, etc. Tem estacionamento no local. Conheça a Delícias de Perdizes.
Endereço: Rua Piracuama,197 – Perdizes
Trata-se de uma hamburgueria localizada em um sobrado charmoso na Vila Romana. A Garoa conta com um espaço de brincar nos fundos, que tem minicozinha, cadeiras, mesinhas, bancos e livros. Esse cantinho da casa é carinhosamente apelidado como “garoinha”.
Endereço: R. Taváres Bastos, 779 – Vila Pompeia
Por último, vai uma dica dos leitores do Lunetas, que sugeriram o Cadillac Burger como mais um lugar que parece de adulto, mas que as crianças amam. É uma harmburgeria na Mooca, que carrega o perfil da junkie food, mas preza pelo uso de ingredientes com menos insumos químicos e carne grass fed (criado livre e alimentado com pastagem apenas). Possui sua própria horta orgânica.
Endereço: R. Juventus, 296 – Parque da Mooca
Leia mais
Comunicar erro