‘Dia de festa no mar’: onde celebrar Iemanjá com as crianças?

Feriado em algumas cidades, 2 de fevereiro é dia de homenagear Iemanjá, a rainha das águas

Da redação Publicado em 02.02.2024
Imagem mostra uma criança celebrando iemanjá, com uma oferenda na cabeça, um cesto com uma imagem de iemanjá
OUVIR

Resumo

Odoyá! Por todo o país, milhares de pessoas levam oferendas à orixá rainha das águas. Saiba onde estão as maiores festas de Iemanjá, que atravessam gerações e lotam as praias de crianças e adultos vestidos de branco para celebrar o dia 2 de fevereiro.

A tradição da cultura afro, que nasceu dos pedidos de pescadores por um mar calmo e pesca farta, reúne no dia 2 de fevereiro milhares de pessoas para a Festa de Iemanjá. Vestidas de branco, elas oferecem flores, perfumes e alimentos à Rainha das Águas.

Por todo o país, a festa também apresenta um sincretismo. Enquanto umbandistas e candomblecistas homenageiam a orixá das águas, católicos celebram Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira dos pescadores.

“Dia 2 de fevereiro, dia de festa no mar, eu quero ser o primeiro a saudar Iemanjá” – Dorival Caymmi

Patrimônio Cultural de Salvador, a festa da capital baiana é considerada a maior celebração afro-brasileira do estado, com mais de cem anos de história. Mas, festas por todo o país renovam a fé e a tradição por gerações.

Confira algumas festas de Iemanjá para ir com as crianças:

  • Salvador (BA): Capital da cultura afro-brasileira, são diversas festas e celebrações pela cidade. Mas a praia do Rio Vermelho é onde milhares de pessoas se reúnem para deixar oferendas e presentes no mar o dia inteiro. Pela tarde, chega a procissão marítima.
  • Aracaju (SE): O dia une dois festejos religiosos. Na Orlinha do Bairro Industrial, há o cortejo em homenagem à Iemanjá até o rio Sergipe. Além disso, tem a celebração ao dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira do município da Grande Aracaju.
  • Rio de Janeiro (RJ): Na praia de Ipanema, o Dia de Iemanjá do Arpoador terá uma tarde de atrações gratuitas com samba, batuques e cortejo com oferendas.
  • Brasília (DF): A capital do país terá dois dias de festejos na Praça dos Orixás, na orla do lago Paranoá. Ou seja, além de oferendas e cortejo, a programação conta com atrações musicais, feira de artesanato e comidas ancestrais.
  • Praia Grande (SP): A cidade tem uma festa tradicional na primeira semana de dezembro. Mas também tem programação no dia 2 de fevereiro com música e cortejo pelo litoral.
  • Alcântara (MA): Uma das mais conhecidas do estado, a festa de Iemanjá em Alcântara tem procissões marítimas, danças, músicas e oferendas de devotos pela cidade.
  • Florianópolis (SC): Além dos festejos das religiões afro também acontecem, no bairro do Rio Vermelho, procissões marítimas à Nossa Senhora dos Navegantes, como Iemanjá é chamada pelos católicos.

Leia mais

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS