Vida e obra de Machado de Assis inspiram arte para as crianças

Contação de histórias, oficinas e espetáculos teatrais apresentam Machado de Assis para as crianças

Eduarda Ramos Publicado em 17.03.2023
Uma mulher e um homem vestem roupas coloridas. Ela segura uma caixa e ele um violão. Eles são da Singela Trupe, companhia de teatro que apresenta Machado de Assis para as crianças
OUVIR

Resumo

Uma série de atividades desenvolvidas pelos atores Barros Batista e Vera Perossi, da Singela Trupe, explora encontros da obra de Machado de Assis com as infâncias. Confira!

Com textos marcados por uma linguagem direta, bem-humorada e irônica, pesquisas contínuas que vêm sendo desenvolvidas pelos atores Barros Batista e Vera Perossi mostram que Machado de Assis também tem muito a oferecer às infâncias. E nesse intercâmbio entre o escritor e a infância, nascem os espetáculos da Singela Trupe, que, desde 2016, explora diversas linguagens artísticas, principalmente o teatro, para apresentar a obra do autor aos pequenos.

Machado possui textos de caráter lúdico que permitem uma imersão no mundo da fantasia e têm sido bem recebidos pelo público infantojuvenil. Os textos são apresentados na íntegra a partir da poética da contação de histórias”, explicam Batista e Perossi. Em quatro atividades distintas, a dupla apresenta os textos “Filosofia de um par de botas”, “Carta do gatinho preto” e “Um apólogo”, além de abordar a vida do autor, marcada pela orfandade, pobreza e racismo sofridos na época.

“Através dos livros ele viajava para mundos fascinantes e conhecia personagens intrigantes”

Para pensar na obra de Machado de Assis como uma oportunidade de “estimular a reflexão acerca das questões humanas dentro da possibilidade de elaboração da criança”, por meio do lúdico, do brincar e do fantasiar, a Singela Trupe realiza uma série de atividades para crianças, jovens e adultos interessados em conhecer as produções machadianas em outros formatos, na Galeria Olido, em São Paulo. As atividades são gratuitas e as inscrições podem ser feitas por e-mail.

Confira a programação!

Leitura dramática de “Filosofia de um par de botas”

Dia 21 de março (terça-feira), às 19h
Com uma conversa entre uma bota de pé direito e uma do pé esquerdo, a leitura dramática deste texto acontece em diálogo com referências do mundo infantojuvenil.

Oficina de leitura de aproximação aos clássicos

22 de março (quarta-feira), às 19h
A atividade propõe estudos de textos curtos sobre Machado de Assis e seu contexto histórico, oferecendo mecanismos para uma abordagem criativa a respeito de obras clássicas.

Oficina recursos teatrais em contação de histórias

23 de março (quinta-feira), às 19h
Perossi compartilha como a contação de histórias pode ser complementada por recursos e inspirações da comédia popular e práticas de teatro.

Espetáculo “As letras do bruxo”

24 de março (sexta-feira), às 15h e 25 de março (sábado), às 17h
A partir de elementos fantásticos, a peça busca dialogar com o público sobre a infância unindo os textos “Carta do gatinho preto”, escrito na voz narrativa de um gato, que agradece a pessoa que o ofereceu para adoção e conta como está sendo viver na casa de quem o adotou; e “Um apólogo”, no qual uma linha e uma agulha discutem para saber qual delas é mais importante.

Leia mais

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS