Podcast investiga o brincar das crianças em casa

Na série “Brincar em casa”, famílias revelam como cada cômodo é explorado pelas crianças a partir da perspectiva do brincar

Da redação Publicado em 27.01.2021
Foto de um menino brincando com seus dinossauros de plástico em cima de uma mesa, onde há também lápis de cor e canetinhas
OUVIR

Resumo

Podcast “Brincar em casa” é uma investigação a partir da perspectiva do brincar sobre como as crianças exploram os diferentes cômodos da casa.

A série de sete episódios do podcast Brincar em Casa se dedica a conhecer as experiências do brincar de crianças em casa durante o período de isolamento provocado pela pandemia do coronavírus. Ao explorar cada espaço a partir da perspectiva do brincar – o quarto, a sala, a cozinha, o quintal – as crianças podem revelar saberes, potências e dificuldades.

“Antes a casa era apenas um teto para dormir, a rotina das crianças era muito mais fora da casa que dentro” – Renata Meirelles

Com pesquisa do programa Território do Brincar, do Instituto Alana, o projeto promoveu uma escuta on-line com famílias que vivem em diversos contextos e territórios, para entender como se deu a convivência das crianças em cada cômodo e o que isso nos conta sobre o brincar em casa. O questionário abordou pontos como o ritmo das crianças em casa, suas expressões e os gestos espontâneos típicos da infância.

Ao todo foram entrevistadas 55 famílias, sendo 25 delas na cidade de São Paulo, 11 em outras cidades brasileiras e 18 que vivem em outros países (África do Sul, Estados Unidos, Peru, Malawi, Alemanha, Suíça, Inglaterra, Itália, Argentina, Índia, Moçambique, Bélgica e México). 

Além disso, buscou-se compreender, a partir do contexto de cada criança e de seus interesses particulares, o que havia de espontâneo no brincar entre quatro paredes e os sentimentos de angústias, descobertas, cumplicidades, transformações, intimidades e ajustes de ritmos. 

Os depoimentos diversos complementam a história com uma narrativa lúdica e acessível, e ainda nos traz o importante registro da rotina dentro de casa, conversas ou canções compartilhadas entre pais e filhos, por exemplo.

Lançado nesta terça-feira (26/1), durante a programação do evento No Chão da Escola, o podcast surgiu de uma pesquisa sobre o brincar das crianças na cidade de São Paulo. Com a pandemia, a pesquisa foi redirecionada e o olhar se voltou para dentro das casas. Ouça mais sobre esse processo aqui. Para conhecer a série, tem trailer em áudio para você ouvir:

A partir desse material, além do podcast, também foi produzido o filme “Brincar em Casa”, que deve ser lançado em breve.

Conheça um pouquinho mais sobre cada episódio-cômodo:

  • A pesquisa
    Aqui são descritas as etapas realizadas pelo grupo de pesquisadores do Território do Brincar para o desenvolvimento desse projeto.
  • A casa
    Famílias contam como as casas viraram um lar durante a pandemia, ainda que carregadas de conflitos e desafios, e como as brincadeiras se ajustaram no decorrer desse tempo.
  • A sala
    As salas são do coletivo, a “praça” da casa. Palco de expressões que variam do caos à passividade, do observar a ser observado. Brincar no ambiente social da casa trouxe descobertas e desafios importantes.
  • A cozinha
    Relatos mostram como as cozinhas acolheram aspectos essenciais da educação das crianças, o que envolve aprender com as mãos fazendo junto, a autonomia infantil, os ritmos cotidianos e as refeições em família que já não eram mais comuns na rotina.
  • O quarto
    Ao entrarmos no quarto, nos separamos do resto da casa. Ambiente onde se recolhe em solidão e onde se dão histórias ou brincadeiras íntimas. Aspectos vividos por muitas crianças, mesmo que o dormir seja em cômodos compartilhados.
  • Janelas e telas
    Relatos de como o olhar e o se comunicar com o mundo lá fora, durante a pandemia, aconteceu pelas janelas reais ou as virtuais. Como adultos e crianças lidaram com essas questões?
  • O quintal
    O quintal, ou qualquer espaço externo, como sinônimo de brincar, investigar, explorar, expandir e se testar é tema desse episódio. Como foi para as crianças poderem usufruir ou não desses ambientes, durante o isolamento social?

Leia mais

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS