Brincar em casa: sugestões simples de como explorar cada cômodo

Cozinha, quarto, sala e até banheiro - nenhum espaço da casa fica de fora quando o assunto é brincadeira de criança!
  • Publicado em: 14.10.2020
da Redação

A pandemia, ao nos isolar em casa, reduziu de uma hora para outra o espaço, limitando-o aos metros quadrados da casa da gente, seja ela pequenininha ou enorme. Isso não é necessariamente um problema quando há imaginação e muita criatividade para brincar em casa. Está faltando inspiração e as crianças já estão entediadas ou conectadas por muito tempo? A gente te ajuda com uma lista de sugestões para fazer entre quatro paredes e ajudar as crianças a transformarem cada cômodo em uma brincadeira simples e divertida!

A sala

Aqui é o lugar onde todo mundo se encontra, né? Mas a televisão não precisa ser a protagonista do espaço o tempo todo. Se brincar de cabaninha já é legal, imagina usar o sofá e algumas cadeiras para montar a melhor cabaninha de todas e passar a noite nessa “casa dentro da casa”? Com o conforto do travesseiro, cobertores e os brinquedos preferidos, rola até providenciar uma festa do pijama! Para os pequenos aventureiros, usar as almofadas para se proteger dos impactos de um cabo de guerra pode expirar a energia acumulada! Todo mundo pode também entrar na dança: imagina que divertido pais e filhos fazendo juntos as coreografias das suas músicas favoritas?

O quarto

Bem-vindos ao cantinho mais aconchegante da casa, para onde vamos quando queremos passar um tempo sozinhos ou só para dormir. Não é à toa que a atividade de ler e contar histórias já é um clássico, porque ajuda a relaxar e a construir vínculos com os pais nesse momento compartilhado. Além de ser uma forma de cuidado, atenção e carinho, o hábito da leitura gera grandes benefícios no desenvolvimento infantil, como aumento da empatia e do senso crítico, fortalecimento da criatividade e até redução dos níveis de estresse.

Vale escolher o livro preferido dos filhos, inventar uma história da sua cabeça ou até criarem juntos uma narrativa só de vocês. 

Contação de histórias: 12 perfis para seguir na quarentena

Outra ideia é explorar as paredes com lanternas e criar formas e sombras para serem adivinhadas pelos parceiros do jogo.

Brincadeiras criativas: o potencial lúdico das sombras

 

A cozinha

Cozinha também é lugar de criança, sim. Colocar a mão na massa, literalmente, garante autonomia e muitos aprendizados aos pequenos porque é uma forma de explorar vários sentidos de uma vez: o tato, o olfato, o paladar! Além disso, os utensílios, com suas cores, formatos, texturas (e até sons!) são um “prato cheio” para essas descobertas que fazem parte do desenvolvimento infantil. 

Como transformar a cozinha em um lugar divertido para crianças?

Banheiro 

Brincar no banheiro? Que coisa esquisita! Não para as crianças. Afinal, para elas, a hora do banho também é uma oportunidade de brincar: brincar na banheira movimentando a água, brincar de dar banho nas bonecas, brincar com espuma e fazer desenhos no próprio corpo. Viu só?

Brincadeira sensorial: aprenda a fazer espuma colorida para bebês

Janelas

As janelas podem ser o canal para que os pequenos sigam observando aves e insetos, a rua e as pessoas, assim como o céu e o formato das nuvens, como propõe este jogo de cartas gratuito para baixar. 

 

Também podemos usar a janela para desenhar com canetinha ou fazer colagens! Bastam alguns pedaços de papel celofane e um pouco de água. Molhadas, as formas grudam no vidro e viram desenhos, compondo um grande mural. Os desenhos podem até expressar um pouquinho do que acontece dentro da sua casa para quem passa pela janela lá fora.

Também é a janela que vai garantir um pouco de ar fresco e sol e contribuir com a saúde da família toda.

Telas

Tão presentes neste período de quarentena, janelas e telas podem ser usadas a favor. Olha só: por conta das aulas on-line, o uso de telas já aumentou bastante, né? Mas a tecnologia ainda pode oferecer vídeos, documentários e animações bem interessantes. Além disso, é uma forma de manter a comunicação com familiares e amigos e explorar novas formas de interação. 

Confira 13 dicas de animações para assistir junto com as crianças

Leia mais

Crianças agitadas: 10 atividades para brincar dentro de casa

 

Resumo

Que tal explorar cada cômodo com brincadeiras simples e divertidas? Vem ver nossas sugestões de brincadeiras para fazer na cozinha, no quarto, na sala e até no banheiro!
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail