Mãe, imagina presentear seu filho com uma música autoral?

Projeto-piloto realizado em Jundiaí promove saúde materna, desenvolvimento infantil e vínculo entre famílias por meio da música

Da redação Publicado em 10.03.2022
Na imagem, uma mãe toca violão para a filha. Ambas tem pele clara, estão sentadas na grama e sorriem. A imagem possui intervenções de rabiscos e notas musicais coloridas.
OUVIR

Resumo

Para promover saúde, desenvolvimento infantil e reforçar vínculos familiares, iniciativa em Jundiaí (SP) convida mães a criarem canções para presentearem seus filhos.

E se fosse possível presentear nossos filhos com músicas autorais? Em Jundiaí (SP), oito mães foram selecionadas para criarem suas próprias músicas dedicadas aos filhos. A iniciativa faz parte de um projeto-piloto inspirado em “Lullaby” (canção de ninar, em inglês), iniciativa que busca promover saúde materna, desenvolvimento infantil, e reforçar o vínculo entre famílias e crianças por meio da música.

Considerada a “Cidade das crianças” devido a um plano diretor voltado à primeira infância, Jundiaí foi o primeiro município escolhido para a implantação do projeto no Brasil, voltado a famílias em situação de vulnerabilidade social. A ação é uma proposta do Instituto Alana e conta com compositores, produtores audiovisuais, cantores, percussionistas e regentes da Banda Alana para acompanharem o processo com as mães escolhidas.

Processo de criação

Com ações realizadas na Fábrica das Infâncias Japy, espaço cultural voltado às crianças da cidade, as mães realizam exercícios vocais, alongamentos, técnicas de percussão corporal, resgate de memórias e, finalmente, a gravação de músicas autorais. 

Em nota, o gestor de cultura Marcelo Peroni conta que além de ser um equipamento cultural, a Fábrica das Infâncias Japy também é um espaço de acolhimento e de experiências, onde as mães participam da história da cidade enquanto cantam para suas crias. 

“Acreditamos na potência da música, na importância do resgate de memórias e na criação de vínculos para o desenvolvimento infantil. Por isso, esta canção será uma espécie de carta que a mãe irá escrever ao filho para que ele a leia no futuro, quando e quantas vezes quiser”, explica, em nota, Adriana Biancolini, coordenadora do projeto. 

 

Leia mais

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS