Sete receitas de tintas comestíveis para bebês e crianças

Farinha, gelatina, amido de milho e até gelo (!) podem se tornar matéria-prima para fazer natural em casa

Tempojunto Publicado em 20.05.2016
Tintas comestíveis para bebês: foto de pés de um bebê de pele clara em uma superfície com tinta colorida.
OUVIR

Resumo

Uma deliciosa brincadeira, um saboroso convite a uma excursão à cozinha com as crianças e bebês para brincar com sete receitas de tinta natural para bebês. E o melhor: elas são comestíveis.

Hoje, o nosso parceiro Tempojunto traz uma deliciosa brincadeira, um saboroso convite a uma excursão à cozinha com as crianças e bebês para brincar com sete receitas de tinta comestível. Assim, a exploração e a brincadeira com as cores e tintas fica segura e muito mais divertida.

Ideias de tintas comestíveis para bebês

  • 1. Tinta de gelatina

Neste caso, você compra gelatina comum de cores diferentes, coloca o pó de cada cor num pote e coloca um pouco de água fervente. Depois você mistura e vai sentindo a textura. Se quiser mais fina, é só colocar mais água. Se ficou fina demais, basta colocar pó. Na hora em que esfriar está pronto para ser usado!

Mas, fica a pergunta: gelatina não tem açúcar? É seguro usar corante de alimentos? A Pat Camargo, do TempoJunto, consultou a pediatra da sua filha, a Dra. Ana Escobar sobre o tema e a resposta foi a seguinte: no caso do açúcar da gelatina, a quantidade é pequena e o uso é muito esporádico para ser um problema. No caso do corante idem. Lembre-se, ninguém está fazendo uma refeição colorida, mas sim procurando formas de fazer atividades artísticas sem risco para a saúde.

  • 2. Tinta de iogurte

Para fazer essa receita, basta pegar um pote de iogurte e adicionar algumas gotas de corante colorido para você ter uma tinta caseira.

  • 3. Tinta de gelo

Esta é outra muito fácil. Você adiciona corante de alimentos à agua e coloca as cores na forma de gelo. Quando estiver congelado, é só desenformar e dar para as crianças brincarem que nem a Gabi fez neste post aqui.

  • 4. Tinta de amido de milho

A receita usa 1 xícara de amido de milho, 1/2 xícara de água fervendo, 1 xícara de água fria e corante de alimentos. Você começa misturando o amido de milho com a água fria para dissolver tudo. A consistência vai ficar estranha, mas é só continuar mexendo para dissolver tudo.  Depois, adicione água quente aos poucos, até ficar na consistência que você quer. Por fim adicione o corante. Cores como azul e roxo tendem a manchar mais. Daí é só se preparar para a bagunça.

  • 5. Tinta de farinha

Há uma alternativa para a tinta de amido para fazer sem água fervente. A receita usa farinha de trigo, corante de alimentos e um pouco de água. Para fazer, bata tudo junto. Vai precisar de muito corante porque a base é de farinha branca. Mas, depois, o efeito é lindo.

A quantidade de água vai depender da textura que você quiser ter no final. Quanto mais água, mais líquido. Se quiser, pode acrescentar uma colher de óleo vegetal a tinta pronta para ficar mais fácil de espalhar. Agora, se você não quiser colocar nenhum elemento industrializado na receita, pode recorrer ao purê de frutas ou vegetais.

  • 6. Tinta de frutas

Outra receita super simples: faça um purê de frutas. Você pode usar banana (amarelo), morango (vermelho), kiwi (verde) e vai ter uma experiência sensorial super interessante. Se quiser deixar a cor mais forte, pode acrescentar gotas de corante de alimentos. Mas não é necessário.

  • 7. Tinta de vegetais

O princípio com os vegetais é o mesmo. Você usar brócolis, beterraba e cenoura por exemplo.

Leia mais

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS