5 brincadeiras para fazer muita bagunça com as crianças em casa

Afinal, quem resiste a uma boa lambança de vez em quando?
iStock
  • Publicado em: 23.03.2016

Sabe aqueles dias em que tudo o que se quer é fazer muita bagunça com as crianças? Separamos cinco brincadeiras para fazer com os materiais disponíveis em casa.

Prepare-se para muita lambança, diversão e sujeira. E não se esqueça: tenha cuidado com a areia e tinta espalhada no chão, pois podem ocorrer escorregões e acidentes.

Areia caseira (brincadeira do Massacuca)

Umas das vantagens dessa brincadeira é que a areia é comestível, o que é uma boa opção para crianças que colocam tudo na boca.  Dicas do Massacuca: Em dias quentes deixe os pequenos brincarem com pouca roupa. A atividade fica ainda mais sensorial e sobra menos roupa para lavar depois!

Plástico bolha no pé (brincadeira do Tempojunto)

Esta brincadeira é super legal para reunir crianças de diferentes idades e é muito fácil de fazer! Primeiro você pega papel craft ou outro tipo de papel em rolo ou em folha grande e prende no chão. O Tempojunto crepe para montar uma “tela” com papel craft no chão do playground do prédio.

Minhocário de mentirinha (brincadeira do Massacuca)

Minhocas!? Socorro! Mas as crianças adoram. Basta reparar na enorme quantidade de músicas e livros que falam do pequeno verme. Por isso, o Massacuca resolver criar um minhocário de faz de conta.

Tinta de gelo (brincadeira do Tempojunto)

Produzir esta tinta é muito fácil. É só adicionar corante de alimentos à agua e colocar as cores na forma de gelo. Quando estiver congelado, é só desenformar e dar para as crianças brincarem.

Geleca cósmica (brincadeira do Just Real Moms)

Materiais:

– 1 tubo de cola escolar líquida (aproximadamente 147 ml)
– 1/2 ou 3/4 de xícara de amido líquido (confira a receita aqui)
– Tinta à base de água ou corantes alimentícios
– Purpurina de várias cores
Importante: para cada cor de tinta, você fará uma porção de geleca.

Modo de fazer:

Primeiro passo: coloque a cola em uma tigela e acrescente o corante ou a tinta (lembre-se: uma cor para cada receita!) e a purpurina. Mexa bem.

Segundo passo: adicione o amido líquido. Faça isso devagar e vá misturando. Não coloque tudo de uma vez. Você vai observar uma mudança de consistência neste processo e, a partir daí, poderá misturar com as mãos, como se fosse uma massa de pão. Cuidado com a quantidade de amido, pois se adicionar muito, perderá a elasticidade. Vá fazendo testes enquanto adiciona, para não correr o risco de estragar.

Resumo

Ideias de brincadeiras do nosso parceiro Tempojunto para aqueles dias em que os pais se permitem se jogar na bagunça com as crianças e se divertir sem se preocupar com faxina e arrumação.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail

Últimos posts