Confira 10 ideias de brincadeiras feitas com corante de alimento

Com um pouco de inspiração, muitas brincadeiras podem surgir com utensílios usados na cozinha
Reprodução/Tempojunto
  • Publicado em: 06.02.2017

Unir a criatividade com vários materiais de casa para criar brincadeiras é, além de divertido, muito instrutivo. Muitos pais pensam em fazer atividades diferentes para os filhos e não percebem que têm dentro da própria casa tudo o que precisam para colocar a ideia em prática. Com um pouco de inspiração, muitas brincadeiras podem surgir com utensílios usados na cozinha ou no escritório.

Um dos materiais ótimos para serem usados em brincadeiras é o corante de alimentos. A Patrícia Marinho, do Tempojunto, propôs 10 ideais de brincadeiras feitas com corantes alimentícios que prometem divertir crianças de todas as idades. Confira abaixo!

  • Para bebês

1 – Tinta comestível

Reprodução/Tempojunto

Tinta comestível.

 

A mistura de iogurte com corante de alimentos se torna na primeira tinta que os pais podem oferecer ao bebê. Ela pode ser usada para pintar papéis, azulejos e, caso a criança a colocar na boca, não terá problema.

Basta colocar algumas gotas de corante em um iogurte natural de preferência e a brincadeira está pronta! O bebê vai interagir com as cores da tinta, sentir a textura em suas mãos e se divertir muito!

2 – Gelo colorido

Reprodução/Tempojunto

Gelo colorido.

 

Fazer gelo colorido é uma brincadeira interessante e perfeita para os dias quentes, além de ser uma atividade de artes e de descoberta sensorial ao mesmo tempo.

Coloque gostas de corante alimentício na água para fazer os gelos coloridos. Depois, dê os cubos de gelo de diversas cores e uma folha para o bebê expressar suas sensações.

  • Para crianças de 2 a 5 anos

3 – Águas coloridas

 

Qual criança que não gosta de brincar com água? E se a água tiver várias cores? Com certeza será uma alegria! Pois a dica é fácil de ser feita e garante a alegria dos pequenos.

Coloque corante alimentício de várias cores em potes separados com água. Deixe também alguns recipientes vazios, pois a ideia é a criança brincar de transferir água colorida de um pote para outro com a ajuda de colheres, por exemplo.

A brincadeira além de encantar, ainda ensina sobre o universo das cores, pois a cada mistura novos tons são descobertos. Proponha a atividade em um ambiente que possa ser molhado, como o box do banheiro ou o quintal de casa, para que as crianças brinquem à vontade com as águas coloridas!

4 – Espuma colorida

 

A espuma colorida é uma variação da atividade da água colorida. Para fazer a espuma, basta colocar detergente na água e bater tudo com um mixer.

Como a mistura da espuma possui detergente, a brincadeira deve ser supervisionada por um adulto.

5 – Tinta para o banho

Reprodução/Tempojunto

Tinta no banho.

 

Esta atividade é muito fácil de ser preparada. Basta colocar o corante alimentício em um pote com água e deixar a criança pintar as paredes e vidros do box à vontade com a tinta colorida. Ela é fácil de ser removida e garante uma boa diversão para a hora do banho.

  • Para crianças de 6 a 10 anos

7 – Xilofone de água

E não é que o corante de alimentos funciona para criar um instrumento musical? Veja, no vídeo acima, como preparar e fazer a brincadeira para a criançada!

8 – Erupção colorida

A combinação de corante alimentício, bicarbonato de sódio, vinagre e detergente rende um experimento diferente e divertido para ser feito com crianças maiores. É fácil de fazer e vai prender a atenção da garotada! Confira no vídeo acima!

9 – Saco explosivo

Esta é outra brincadeira que também se torna um experimento divertido através da mistura de bicarbonato de sódio, vinagre e corante de alimentos. Assista ao vídeo acima para entender como fazer a atividade com as crianças.

10 – Papel de carta de bolha de sabão

Reprodução/Tempojunto

Papel de carta com bolha de sabão

 

Esta ideia é muito interessante e divertida! Use o corante alimentício com detergente para fazer bolha de sabão e estampar uma folha para criar um papel de carta original. Veja como fazer no post

Coloque água e detergente em um pote alto e acrescente o corante alimentício nas cores preferidas. Depois, com um canudo, sopre a água com detergente até fazer bolhas de sabão.

Quando as bolhas estiverem bem altas, cubra o pote com uma folha de papel, para que estampas lindas e diferentes sejam criadas. Depois que a folha estiver seca, ela pode ser usada para escrever uma carta para alguém especial!

 

Resumo

Este ingrediente é perfeito para inspirar atividades incríveis, ao ar livre ou dentro de casa, que mexem com a criatividade e garantem diversão às crianças.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail

Últimos posts